Dólar cai 1,2% ante real em semana positiva para ativos de risco

Por: SentiLecto

– O dólar abandonou as mínimas de mais cedo e fechou em somente leve baixa contra o real nesta sexta-feira, num típico movimento defensivo de recomposição de posições antes do fim de semana. Faz 5 meses, ainda assim, a moeda cravou, mais longa sequência de a espécie desde as quatro quedas semanais seguidas entre dezembro e janeiro. O movimento aconteceu com melhora do apetite por risco no exterior e percepção favorável à agenda local de reformas. O dólar à vista caiu 0,13% nesta sexta, para 3,8775 reais na venda. Na semana, o câmbio recuou 1,20%. Na B3, a referência do dólar futuro tinha variação negativa de 0,06% nesta sexta-feira. Faz 1 mês, depois acima de 4,10 reais, o dólar entrou em rota descendente, puxado tanto por o entendimento de que o Congresso está mais comprometido com a reforma de a Previdência quanto pela expectativa de alívio monetário em os Estados Unidos. Desde 20 de maio, o câmbio acumula baixa de 5,5%. Mas para Jefferson Laatus, sócio-fundador do Grupo Laatus, a tendência é que a divisa seja acomodada a partir de agora. Segundo ele, a moeda terá que perseguir os 3,90 reais até “pelo menos” a reforma da Previdência ser aprovada. “Depois, recomeçará de maneira mais consistente o movimento de baixa.” Enquanto o Morgan Stanley projeta 3,75 reais, para o fim do ano, BofA e Goldman Sachs esperam taxa de cotação de 3,80 reais. O platô de 3,75 reais encarna a mediana das estimativas de analistas consultados em pesquisa Reuters para o nível do dólar em 12 meses.

— Tenho estado bastante em Brasília e vejo grupos de pessoas que não são afetadas atualmente com a idade mínima combatendo para que a situação permaneça assim. São pessoas que se aposentaram aos 45, 48 anos, e viverão mais 40 anos. A conta não fecha — declarou ele, evidenciando que há uma pressão especialmente das categorias de policiais e de carreiras do Judiciário sobre os parlamentares.—- Há uma diferença de cultura. Enquanto nos Estados Unidos utilizam o verbo, no Brasil, utilizamo o verbo “ganhar” “fazer dinheiro”. A gente se acostumou bastante a ganhar em vez de produzir.

Na segunda-feira 27 de maio – O dólar subiu ante o real nesta segunda-feira, num dia de tom misto para moedas emergentes e com renovadas debates sobre possibilidades de queda de juros no Brasil prejudicando a atratividade da moeda doméstica. O dólar à vista BRBY> a havia avançado0,48%, a 4,0352 reais na venda Na B3, o contrato de dólar futuro mais negociado DOLc1> t tinhaalta de 0,30%, a 4,0380 reais. No exterior, o dólar subia contra o peso mexicano MXN=> e o rand de Sullana ZAR=>, mas perdia terreno frente à lira tde TurquiaTRY=>. Contra uma cesta de moedas .DXY>, a divisa ganhava 0,14%. pelava 13ª semana consecutiva, analistas haviam revisado para baixo as expectativas para o crescimento econômico em 2019. Isso dava respaldo a cenários favoráveis a queda da Selic, que a 6,50% ao ano já era responsável pelo diferencial de juros nas mínimas históricas. Com a menor “benefício” em termos de regresso, reduziam os estímulos a ingressos de recursos para renda fixa, o que prejudicava a oferta de dólares no país. Faz 5 meses, que capturava expectativas para o rumo de a política monetária até o fim de 2020, havia batido uma mínima histórica em esta sessão, o DI janeiro 2021 DIJF21. A questão política seguia como um fator de volatilidade e pressão aa cotação. Bem ao tom das manifestações pró-governo realizadas na véspera, persistiam incertezas sobre a habilidade do governo de se articular com o Congresso em busca de votos para o projeto da reforma da Previdência, visto pelo mercado como imprescindível, embora o mercado tenha reagido. Com a esticada do dólar nas últimas semanas, o Goldman Sachs havia decidido aumentar a estimativa para a moeda norte-americana ao fim dos próximos três meses de 3,80 reais para 4,00 reais. “Claramente, os riscos políticos têm ampliado. E se os desdobramentos políticos e macro continuarem a se degenerar, nossa visão de longo prazo para o real, que era mais positiva, também seria modificada”, havia declarado o banco em nota a clientes, assinada pelo estrategista Zach Pandl. O mercado de maneira geral calculava a taxa de cotação em 3,80 reais ao fim deste ano, segundo a pesquisa Focus do Banco Central.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Dólar cai 1,2% ante real em semana positiva para ativos de risco
>>>>>Reforma da Previdência: Tafner critica lobby de categorias profissionais no Congresso – June 04, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Previdência: reforma recebe 276 emendas em itens como BPC e trabalhador rural; veja as principais alterações – May 31, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Presidente da Comissão Especial que analisa reforma da Previdência fala sobre possíveis mudanças no texto – May 27, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prazo para apresentação de emendas à reforma da Previdência na comissão especial é prorrogado – May 22, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Reforma da Previdência: idade mínima pode ficar menor para professor – May 20, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Previdência: governo afina discurso e reafirma que não há nova proposta de reforma – May 20, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Governo admite apoiar texto alternativo para Previdência só se impacto fiscal for mantido, diz secretário – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Dona Socorro esclarece dúvidas sobre aposentadoria especial e outras mudanças previstas na reforma da Previdência – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bancada feminina da Câmara vai apresentar quatro emendas à reforma da Previdência – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Dólar cai quase 5% desde máximas de maio, com atenções na Previdência – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Previdência: déficit dos estados vai quadruplicar até 2060, aponta órgão do Senado – June 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Previdência: relator vai discutir com partidos 3 formas de incluir estados e municípios na reforma – June 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Relator da reforma da Previdência estuda manter cálculo de aposentadoria mais vantajoso – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 dólar 60 130 NONE 5 O dólar: 3, o dólar: 2
2 eu 0 70 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 reais 400 0 NONE 5 3,8775 reais: 1, 4,0380 reais: 1, 4,0352 reais: 1, 3,80 reais: 1, 3,75 reais: 1
4 cotação 0 0 NONE 3 a cotação: 2, o câmbio: 1
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 ganhar 160 0 NONE 2 ganhar: 2
7 real 160 0 NONE 2 o real: 2
8 era 130 0 NONE 2 era mais positiva: 1, era responsável: 1
9 expectativas 100 0 NONE 2 expectativas: 1, as expectativas: 1
10 divisa 25 0 NONE 2 a divisa: 2