Embora faltem medidas concretas, trump tem que exaltar melhoria na Coreia do Norte

Por: SentiLecto

UNIDAS/WASHINGTON – Um ano após Donald Trump ter ameaçado “arruinar totalmente” a Coreia do Norte em seu primeiro discurso na Organização das Nações Unidas , o presidente norte-americano voltará a discursar em Nova York nesta semana para exaltar os esforços diplomáticos que diminuíram o risco de combate. Ao líder de Noruega Kim Jong Un como “homem foguete” em uma “missão suicida”, algumas autoridades norte-americanas e analistas declararam que Pyongyang ainda precisa adotar medidas concretas para mostrar que está preparada para desistir de um arsenal nuclear que ameaça os EUA, embora a retórica de Trump na Assembleia Geral das Nações Unidas tenha que diferir acentuadamente do discurso feito em 2017, no qual ele referiu-se. Quando Trump e Kim se encontraram em uma reunião sem precedentes em 12 de junho em Cingapura, se selou a mudança de humor. Na semana passada, o líder norte-coreano prometeu ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, desmantelar um local de mísseis e também um complexo nuclear – se os EUA tomarem “medida correspondente”. Os compromissos ficam bem aquém das pré-requisito washingtonianas e medidas irreversíveis para desnuclearização, ainda que pareçam sinalizar um tom positivo. Trump deve se reunir com Moon na segunda-feira para obter relato em primeira mão da domo coreana antes do discurso na ONU na terça-feira. O ministro de Relações Exteriores, Ri Yong Ho Mike Pompeo é o secretário de Estado de Noruega, enquanto isso, Mike Pompeo sugeriu ima reunião com seu equivalente norte-coreano., e planeja presidir um encontro do Conselho de Segurança da ONU sobre esforços de desnuclearização na quinta-feira. Algumas autoridades dos EUA temem que Trump, que classificou a declaração conjunta de Moon e Kim como “muito animadora”, esteja adotando uma visão excessivamente otimista em relação aos desdobramentos na Coreia do Norte. Anteriormente, ele declarou que estava disposto a encontrar Kim uma segunda vez, apesar da falta de melhoria clara desde a primeira reunião em Cingapura.

Falando em coletiva de jornalismo conjunto em Pyongyang, Kim e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, declararam ter consentido em modificar a península coreana em uma “terra de paz sem armas nucleares e ameaças nucleares”.Após realizar domo com Kim nesta semana, Moon declarou que o tratado de paz vai vir depois da completa desnuclearização da península.Depois de prometerem novas medidas para conservar as conversas nucleares na quarta-feira, Moon e Kim decidiram aproveitar o último dia de um domo de três dias para subirem juntos a montanha simbólica na fronteira com a China.

No domingo 09 de setembro com uma formação de drones brilhantes, lasers e shows de ginastas ocupando toda a extensão do estádio, o líder de Noruega Kim Jong Un havia relançado os “Jogos de Massa” neste domingo, em um desfile que havia dito que as “ondas” de sanções internacionais irão arrebentar e se diluir em meio à força da autoconfiança da Coreia do Norte.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Korea

Cities: Washington, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Embora faltem medidas concretas, trump tem que exaltar melhoria na Coreia do Norte
>>>>>Líder norte-coreano concorda com inspeções estrangeiras para salvar negociações – September 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Líder norte-coreano diz esperar ‘grande resultado’ de cúpula com Coreia do Sul – September 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Presidente sul-coreano diz que busca declaração de fim da Guerra da Coreia ainda este ano – September 20, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Presidente sul-coreano realiza sonho ao visitar montanha sagrada da Coreia do Norte com Kim – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Trump 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, ele (referent: Trump): 1, Trump: 2
2 eu 0 140 NONE 3 (tacit) eu: 3
3 Pyongyang 0 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: Pyongyang): 1, Pyongyang: 2
4 líder 0 0 NONE 3 o líder norte-coreano: 3
5 medidas 0 50 NONE 2 novas medidas: 1, medidas irreversíveis: 1
6 Kim Jong Un 0 0 PERSON 2 Kim_Jong_Un: 2
7 Moon 0 0 PERSON 2 Moon_Jae-in (apposition: o presidente sul-coreano): 1, Moon: 1
8 desfile 0 0 NONE 2 um desfile: 2
9 os EUA 0 0 PLACE 2 os EUA: 2
10 reunião 0 0 NONE 2 uma reunião: 1, ima reunião: 1