Estoques de gasolina dos EUA têm queda lembre; estoques de petróleo sobem

Por: SentiLecto

Os estoques de gasolina dos Estados Unidos caíram em 8,4 milhões de barris na semana passada, a maior queda semanal desde que a Administração de Informações de Energia do EUA começou a monitorar os dados em 1990.

A queda aconteceu devido à passagem do furacão Harvey, que rdiminuiufortemente a chabilidadede refino.

– A procura por petróleo terá que cair em cerca de 900 mil barris por dia em setembro devido ao efeito combinado dos furacões Harvey e Irma, declarou o banco Goldman Sachs nesta segunda-feira. “O Irma terá um efeito negativo na procura por petróleo, mas não na produção ou processamento. O efeito negativo do Harvey na procura seguirá maior, no entanto, dada a maior concentração de atividades petroquímicas intensivas em utilização de energia em seu percurso”, declararam analistas do banco em nota. O Goldman estima que com essas interrupções na produção e levando em conta o efeito na procura, somente os furacões irão somar 600 mil bpd aos estoques mundiais de petróleo em setembro. O furacão Harvey atingiu os EUA há duas semanas, fechando quase um quarto da habilidade de enquanto o Irma atingiu áreas mais povoadas, refino do país , na Flórida, após chegar à região no domingo.Em 1 mês, as borrascas possivelmente diminuirão a procura em cerca de 300 mil bpd, segundo estimativas iniciais, declarou o Goldman.

Na segunda-feira 04 de setembro – A Petrobras anunciou nova elevação nos custos da gasolina em suas refinarias, que passam a acumular alta de mais de 10% em poucos dias de setembro, após o furacão Harvey fechar refinarias nos Estados Unidos e levar a uma disparada nos valores de referência do combustível npassada. Quando há necessidade de reajustar os combustíveis em mais de 7% para cima ou para baixo em um único mês, a estatal havia declarado em comunicado que o novo reajuste havia sido decidido por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços , convocado. Também nesta segunda-feira, a Petrobras havia anunciado alta de 3,3% na gasolina, a partir desta terça-feira. Na empresa já havia anunciado reajustes de 4,2% e 2,7% para a gasolina. No diesel, o reajuste anunciado havia sido marginal, de 0,1%. Antes o combustível havia subido 0,8% e 4,4%. “Na última semana, em face dos efeitos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados haviam padecido variações intensas de custos”, havia declarado a Petrobras em nota sobre os reajustes desta segunda-feira. Apesar da convocação do grupo de custos para autorizar reajustes logo no começo do mês, a Petrobras havia alegado que a avaliação dos executivos do GEMP era de que a empresa tem conseguido praticar valores adaptados às volatilidades dos mercados de derivados e doaccotação Experts do mercado já assinalavam que os conseqüência do Harvey tinham que pressionar a Petrobras a novos reajustes na gasolina, devido às promessas da cempresade não praticar pcustosabaixo da paridade internacional. Os efeitos da borrasca nos EUA, no entanto, começam a ser dissipados nesta semana, com refinarias recomeçando lentamente suas atividades. Quando o Harvey havia atingido o continente, os custos de referência do gasolina nos Estados Unidos caíam cerca de 4% para os níveis mais baixos desde 25 de agosto.

As taxas de uso de refinarias dos EUA caíram para 77,7 por cento na semana passada, a menor taxa desde 2008, segundo a AIE.

Faz 3 anos, o índice de pobreza em os EUA caiu de %14,7 para %12,7 em 2016. Segundo a chefe assistente da divisão de Economia do Censo, Trudi Renwick, este foi o segundo ano consecutivo de aprimoramento dos dois indicadores e de “fortes ampliações em investimentos”.A agência, que organiza as políticas energéticas de países industrializados, aumentou sua projeção de crescimento na procura em 2017 para 1,6 milhão de barris por dia, ante 1,5 milhão de bpd anteriormente.

Já os estoques de petróleo subiram 5,9 milhões de barris, ante expectativa de analistas de ampliação de 3,2 milhões de barris.

Abhishek Kumar em Londres declarou: “O efeito da temporada de furacões do Atlântico de 2017 continua a ser visto no relatório de hoje, com um ampliação observado nos estoques comerciais de petróleo e retração em produtos refinados”. Abhishek Kumar é analista sênior de energia no Global Gas Analytics. Ele declarou: “O foco agora muda para o cenário pós-Harvey”.

As importações de petróleo caíram para 5,7 milhões de barris por dia na semana passada, a menor já registrada, segundo a AIE.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, United Kingdom

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Estoques de gasolina dos EUA têm queda lembre; estoques de petróleo sobem
>>>>>Furacões Irma e Harvey devem impactar demanda por petróleo, diz Goldman Sachs – September 11, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Furacão Irma chega à Flórida com ventos de 210 km/h – September 10, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Furacão Irma chega a Bahamas e Cuba a caminho da Flórida – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Furacão Irma atinge ilhas caribenhas e pode seguir para Flórida – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Furacão Irma atinge ilhas do Caribe e Flórida se prepara – September 06, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Petrobras anuncia nova alta e gasolina já sobe mais de 10% no mês por furacão – September 04, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Preço da gasolina no Brasil fica 7,6% abaixo do internacional após Harvey, diz Datagro – August 30, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Petrobras aumenta preço da gasolina em 0,5% e o do diesel em 2,5% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Petrobras aumenta preço de combustíveis após gasolina disparar nos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Texas começa a se recuperar do furacão Harvey com reabertura de duto de combustíveis – September 04, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tempestade Harvey atinge Louisiana; enchentes paralisam Houston – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Harvey avança para interior de Louisiana; número de mortes sobe para 35 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Preços da gasolina têm alta global com impactos da tempestade Harvey nos EUA – August 31, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Democratas apoiam pacote de ajuda ao Harvey com três meses de aumento do limite da dívida – September 06, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump e parlamentares concordam em aprovar teto da dívida e ajuda pós-Harvey, dizem democratas – September 06, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump determina fim de programa que protege crianças imigrantes de deportação – September 05, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>IEA diz ainda não ver necessidade de liberar estoques de petróleo após Harvey – September 01, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Tempestade tropical Harvey pode derrubar lucro de cias aéreas – August 29, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Furacão Harvey enfraquece e deve se tornar tempestade tropical – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Shell diz que furacão Harvey não causa impacto a refinarias no Texas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Furacão Harvey ganha força e pode se tornar tempestade mais forte em 12 anos nos EUA – August 25, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Harvey ameaça mais refinarias do Golfo dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Gasolina tem 1ª queda desde Harvey; petróleo Brent fecha em baixa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Índice de pobreza nos EUA cai para 12,7% da população – (EfeGeneric)
>>>>>Estoques globais de petróleo têm caído por demanda robusta, diz IEA – September 13, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 demanda 0 0 NONE 6 A demanda: 1, a demanda: 5
2 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 5 a Petrobras: 3, A Petrobras: 1, Petrobras: 1
3 barris 0 0 NONE 5 barris: 4, 900_mil barris: 1
4 Harvey 0 0 ORGANIZATION 4 o furacão Harvey: 2, o Harvey: 1, O furacão Harvey: 1
5 gasolina 0 0 NONE 4 a gasolina: 4
6 eu 0 70 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 Goldman 0 50 ORGANIZATION 3 o Goldman: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Goldman): 1, O Goldman: 1
8 os EUA 0 0 PLACE 3 os EUA: 3
9 refinarias 0 0 NONE 3 refinarias: 3
10 pós-Harvey 0 80 PERSON 2 o cenário pós-Harvey: 1, ele (referent: o cenário pós-Harvey): 1