FMI adverte sobre crescente risco financeiro por ininterrupto estímulo monetário

Por: SentiLecto

O Fundo Monetário Internacional informou nesta quarta-feira que o estendido estímulo monetário está aumentando os riscos financeiros, ao ampliar o valor dos ativos e o endividamento mundial, vulnerabilidades que podem fazer “descarrilar a recuperação econômica”.

O FMI, cujas reuniões com o Banco Mundial iniciam em Washington ainda nesta semana, também alegou que os riscos estão mudando dos bancos, que fortificaram seus balanços patrimoniais, para os mercados financeiros à medida que os spreads de crédito se comprimem, a volatilidade dreduze os pcustosdos ativos aampliam

Na terça-feira 03 de outubro o Fundo Monetário Internacional havia feito um alerta sobre o crescente e “arriscado” auge do endividamento das famílias, animado pelas baixas taxas de juros, o que ampliava o risco de uma nova crise financeira, após a de 2008-09.

Tobias Adrian ao exibi o relatório de estabilidade financeira mundial declarou: “Estão sendo instituídas vulnerabilidades sob a superfície que podem descarrilar a recuperação mundial, ainda que as águas pareçam calmas”. Tobias Adrian é diretor do Departamento de Assuntos Monetários do FMI.

O FMI pediu aos reguladores nacionais para considerarem cuidadosamente qualquer proposta que torne o capital, a liquidez ou normas prudenciais bastante frouxas, “dado de seu potencial para prejudicar a agenda de harmonização regulatória mundial.”

Por isso, advertiu aos Bancos Centrais que “uma normalização monetária muita rápida pode provocar turbulências não queridas nos mercados e dar passeata à ré aoapmelhoriacconquistadapara os objetivos de inflação”.

Enquanto o Banco Central Europeu continua imerso em um plano de estímulo para apoiar a recuperação, o Federal Reserv dos Estados Unidos começou um gradual ajuste monetário, com uma alta das taxas de juros até a categoria atual de 1% e 1,25%.

O se o divulgou em o marco de a Assembleia Anual de o organismo em Washington, reporte financeiro do FMI , onde foram revistadas para cima as previsões de crescimento mundial de 3,6% deste ano e de 3,7% no próximo em um ambiente de marcado otimismo.

Por outro lado, para os Estados Unidos, a principal economia global, espera-se agora um crescimento de 2,2% para este ano e de 2,3% para 2018, uma melhora de 0,1% e 0,2%, respectivamente, frente aos cálculos de julho, impulsionado por condições financeiras bastante favoráveis e “à forte confiança de consumidores e companhias”.Em relação aa performance global, o FMI se mostrou otimista com o ritmo “mais rápido” da recuperação mundial. O fundo calcula crescimento de 3,6% para este ano e 3,7% para 2018 —aumentou-se ambos em 0,1 ponto percentual em relação em as previsões anteriores.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>FMI adverte sobre crescente risco financeiro por ininterrupto estímulo monetário
>>>>>Estabilidade financeira global melhorou, mas há riscos à frente, diz FMI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>FMI eleva previsões de crescimento global para 3,6% em 2017 e 3,7% em 2018 – (EfeGeneric)
>>>>>Estabilidade financeira global melhorou, mas há riscos, diz FMI – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 FMI 260 0 ORGANIZATION 6 o FMI: 2, O FMI: 3, (tacit) ele/ela (referent: o FMI): 1
2 O Federal_Reserv_dos_Estados_Unidos 0 0 PLACE 3 O Federal_Reserv_dos_Estados_Unidos: 1, (tacit) ele (referent: O Federal_Reserv_dos_Estados_Unidos): 1, (tacit) ele/ela (referent: O Federal_Reserv_dos_Estados_Unidos): 1
3 vulnerabilidades 0 140 NONE 2 vulnerabilidades: 2
4 Washington 0 0 PLACE 2 Washington: 2
5 mercados 0 0 NONE 2 os mercados financeiros: 1, os mercados: 1
6 o Fundo_Monetário_Internacional 0 0 PLACE 2 o Fundo_Monetário_Internacional: 1, O Fundo_Monetário_Internacional: 1
7 proposta 0 0 NONE 2 qualquer proposta: 2
8 recuperação 0 0 NONE 2 a recuperação global: 2
9 relação 0 0 NONE 2 relação: 2
10 superfície 0 0 NONE 2 a superfície: 2