Governadora republicana do Alabama sanciona lei antiaborto mais rígida dos EUA

Por: SentiLecto

– A governadora do Alabama, Kay Ivey, sancionou na quarta-feira uma lei que proíbe qualquer aborto em todo o Estado, até em casos de estupro ou incesto, na tentativa mais recente dos conservadores para induzir a Suprema Corte a reconsiderar o direito constitucional das mulheres ao aborto. Ativistas norte-americanos pró-aborto já haviam se comprometido a ir à Justiça para impedir a aplicação da medida no Alabama, a mais severa lei antiaborto promulgada com a intenção de reverter uma dresoluçãojudicial de 1973. A situação fez com que a emotiva discussão sobre o aborto voltasse à pauta política nacional no pfaseque aprecedeas evotaçõespresidenciais dos Estados Unidos em 2020. A resolução aconteceu um dia após o Senado de maioria republicana do Alabama aprovar o projeto de lei e recusar uma emenda democrata que teria permitido abortos legais para mulheres que engravidassem em casos de estupro ou incesto. “Aos muitos defensores do projeto de lei, esta legislação é um testemunho poderoso da crença profundamente enraizada dos alabamienses de que cada vida é preciosa e que toda vida é um dom sagrado de Deus”, disse Ivey em um comunicado. Defensores do aborto nos EUA condenaram o projeto, julgando-o como parte de um ataque apoiado por republicanos aos direitos de as mulheres controlarem seus corpos. O governador democrata califórnio Gavin Newsom declarou: “Essa é o combate contra mulheres”. “Está a pleno vapor e há anos em construção”. A lei do Alabama vai entrar em forcita dentro de seis meses. Exibiu-se a legislação para limitar o direito a o aborto quatro de eles em este ano em 16 Estados, comandados por governadores que sancionaram projetos de lei proibindo a prática se um batimento cardíaco embrionário puder se detectado. O projeto de lei do Alabama vai mais longe, proibindo abortos em qualquer estágio. Aqueles que os realizam estariam cometendo um crime grave, sujeito a penas de 10 a 99 anos de prisão, mas uma mulher que fizer um aborto não seria responsabilizada criminalmente.

A China planeja impor tarifas sobre 60 bilhões de dólares em produtos dos Estados Unidos, depois que os EUA intensificaram o combate comercial com uma elevação das tarifas em forcita sobre 200 bilhões de dólares em produtos de China, declarou o Ministério das Finanças nesta segunda-feira.A China imporá tarifas sobre um total de 5.140 produtos norte-americanos a partir de 1 de junho, declarou o Ministério em um comunicado nesta segunda-feira.As tarifas impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos chineses na intensificação do combate comercial entre os dois países vão ampliar a inflação nos Estados Unidos e podem prejudicar o crescimento econômico, declarou nesta terça-feira o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams.As ações norte-americanas recuperaram nesta terça-feira parte do terreno perdido na véspera, com ações do setor de tecnologia liderando as altas nos índices S&P 500 e Nasdaq, conforme investidores ficaram estimulados com a mudança de tom na retórica comercial EUA-China.

Na quarta-feira 08 de maio – Os índices acionários europeus fecharam em alta nesta quarta-feira, depois de encerrarem na mínima de mais de um mês na sessão anterior, apoiados nesta sessão pelo alívio dos temores sobre os próximos passos da relação comercial entre Estados Unidos e China e por resultados fortes de algumas empresas alemãs. Enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 havia ganhado 0,15 por cento, o índice FTSEurofirst 300 havia subido 0,22 por cento, a 1.503 pontos , a 382 pontos. Enquanto a Casa Branca havia, resultados positivos da Siemens e da Wirecard haviam auxiliado a dar apoio ao sentimento declarado que a China havia mencionado que desejava fazer um acordo comercial. “Tudo o que precisávamo saber era como as próximas 48 horas vão se desenrolar com o vice-primeiro-ministro chino em Washington para as negociações”, havia declarado Craig Erlam, analista sênior de mercado da Oanda. Liu He viajaria a Washington para dois dias de negociações comerciais. Liu He é o vice-primeiro-ministro de China. As tarifas dos EUA sobre 200 bilhões de dólares em produtos de China subiriam para 25 por cento, ante 10 por cento, na sexta-feira, de acordo com publicação no Federal Register, diário oficial dos Estados Unidos. A Siemens havia divulgado lucro trimestral melhor do que o esperado e havia declarado que irá desmembrar seus negócios de turbinas a gás. As ações da companhia haviam subido 4,6 por cento, impulsionando o setor industrial a 0,7 por cento. A companhia de pagamentos Wirecard havia melhorado sua perspectiva para 2019, e seus papéis haviam progredido 4,9 por cento, para uma máxima de encerramento de mais de três meses. Em LONDRES, o índice Financial Times havia progredido 0,15 por cento, a 7.271 pontos. Em FRANKFURT, o índice DAX havia subido 0,72 por cento, a 12.179 pontos. Em PARIS, o índice CAC-40 havia ganhado 0,41 por cento, a 5.417 pontos. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib havia tido desvalorização de 0,07 por cento, a 21.203 pontos. Em MADRI, o índice Ibex-35 havia registrado baixa de 0,09 por cento, a 9.227 pontos. Em LISBOA, o índice PSI20 havia desvalorizado-se 0,63 por cento, a 5.200 pontos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Governadora republicana do Alabama sanciona lei antiaborto mais rígida dos EUA
>>>>>China vai impor tarifas sobre US$60 bi em produtos dos EUA – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que não tem pressa para assinar acordo com China à medida que guerra comercial se agrava – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices europeus encerram em alta com esperança de melhora em relações entre EUA e China – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices da China recuperam perdas após enviado comercial confirmar visita aos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bolsas dos EUA caem diante de temores comerciais entre EUA e China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Exportações da China têm queda inesperada em abril mas importações se recuperam – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia aumento de tarifa dos EUA sobre produtos da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Canadá cobra ajuda dos EUA em crise com China provocada por prisão de executiva da Huawei – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices chineses têm maior queda em mais de 3 anos com ameaças tarifárias – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em reviravolta, Trump anuncia aumento de tarifas dos EUA sobre produtos chineses – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices caem após Fed esfriar apostas de um corte de juros no fim do ano – May 01, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices da China fecham em alta com expectativa de acordo comercial apesar de alta de tarifas – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Inflação ao produtor na China atinge máxima de 4 meses em abril, preços de alimentos sobem – May 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercado da China tem perdas com temores sobre tarifas em meio a dados comerciais mistos – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Williams, do Fed, diz que tarifas comerciais aumentam inflação nos EUA e pesam sobre crescimento – May 14, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China deve ter mais afrouxamento monetário com desaceleração de empréstimos e aumento de riscos comerciais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China responde aos EUA com aumento de tarifas sobre produtos americanos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Com aumento de tarifas próximo, China pede meio-termo com EUA e nega retrocesso – May 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Equipe da China ainda se prepara para discussões após Trump aumentar pressão sobre questão comercial – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados de Hong Kong e Coreia avançam em dia fraco com feriado no Japão e na China – May 02, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Vice-premiê da China irá aos EUA para negociações comerciais apesar de ameaças de Trump – May 07, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China e EUA concluem mais uma reunião para encerrar guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ações fecham em queda com investidor reagindo a ameaça tarifária de Trump contra China – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibovespa recua com reviravolta em negociações EUA-China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices da China fecham em mínima de 11 semanas com aumento das tensões comerciais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Wall St se recupera com tom mais ameno entre EUA e China – May 14, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Wall St recua com preocupações sobre prolongamento de disputa comercial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Bolsas dos EUA interrompem série de perdas após comentários de Trump sobre comércio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China diz que ‘nunca vai se render’ em meio a intensificação de guerra comercial com os EUA – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA intensificam guerra comercial em meio a negociações, China diz que vai retaliar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-China volta atrás em quase todos os aspectos do acordo comercial com os EUA, dizem fontes – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que China renegou compromissos comerciais, negociações continuam – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 por_cento 0 0 NONE 11 0,63 por_cento: 1, 0,72 por_cento: 1, 0,41 por_cento: 1, 10 por_cento: 1, 0,15 por_cento: 2, 4,6 por_cento: 1, 0,7 por_cento: 1, 4,9 por_cento: 1, 25 por_cento: 1, 0,22 por_cento: 1
2 pontos 0 0 NONE 8 382 pontos: 1, 1.503 pontos: 1, 12.179 pontos: 1, 5.200 pontos: 1, 7.271 pontos: 1, 21.203 pontos: 1, 9.227 pontos: 1, 5.417 pontos: 1
3 esta 0 0 NONE 5 esta: 5
4 China 0 40 PLACE 4 a China: 1, A China: 2, China: 1
5 índice 0 0 NONE 4 o índice pan-europeu: 1, o índice: 3
6 aborto 0 50 NONE 3 o aborto: 1, um aborto: 1, qualquer aborto: 1
7 mulheres 0 0 NONE 3 mulheres: 3
8 produtos 0 0 NONE 3 os produtos chineses: 1, produtos chineses: 2
9 incesto 0 160 NONE 2 incesto: 2
10 aqueles 0 100 NONE 2 Aqueles: 2