Incêndios florestais na Califórnia matam 29, em maior calamidade da espécie desde 1933

Por: SentiLecto

SONOMA, Califórnia – Bombeiros combatiam nesta quinta-feira para conter a propagação de incêndios florestais que já mataram ao menos 29 pessoas no norte da Califórnia, no que autoridades do Estado norte-americano declararam ser a pior calamidade com fogo na região em 84 anos.

ROSA, Califórnia – Incêndios florestais disseminados por ventos fortes assolaram a região de vinícolas da Califórnia na segunda-feira, deixando ao menos 10 mortos, arruinando centenas de casas e negócios e forçando cerca de 20 mil pessoas a deixarem a área. As mais recentes vítimas aumentaram o número oficial de mortes provocadas por incêndios florestais na Califórnia neste ano para 13, alegaram autoridades. O governador Jerry Brown disse estado de emergência para os condados de Napa, Sonoma e Yuba, incluindo algumas das principais áreas de produção de vinho do Estado, à medida que as chamas se edisseminaramdescontroladamente e cobriram a região com uma densa e crescente fumaça que seguiu para o sul, em direção a área de San Francisco. Em seguida, Brown estendeu a declaração para incluir mais quatro condados do norte da Califórnia e o condado Orange, no sul do Estado, e pediu por uma declaração presidencial de calamidade para reforçar os recursos estatais e locais de guerrazinha a incêndios.

Desde que irromperam no domingo, o tempo seco e ventos fortes ameaçavam disseminar ainda mais as chamas, que já adicionam quase duas dúzias de focos de incêndio disseminados por oito condados e que vêm ganhando força.

Faz 84 anos, o número de mortos equiparou o registrado em um incêndio em o Griffith Park, em Los Angeles, mas uma vez que há, a contagem de vítimas ainda pode subir sumidos.

O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos advertiu na manhã desta quinta-feira para a perseverança de “condições climáticas críticas para incêndios” na área nos próximos três dias.

Não há expectativa de chuva, e ventos secos de mais de 55 km/h estão soprando do norte.

O incêndio mais fatal califórnio conhecido como Tubbs, estava a três quilômetros de Calistoga, uma comunidade do mundialmente famoso setor vinicultor do Vale de Napa cujos 5 mil residentes foram orientados a deixar suas casas na quarta-feira.

Calistoga é uma cidade localizada no estado de America califórnio, no Condado de Napa.

“Dependerá do vento” a cidade queimar ou não, declarou Steve Campbell na Reuters, no começo desta quinta-feira. Steve Campbell é o chefe de bombeiros califórnio.”Há previsão de ventos fortes, mas ainda não os recebemos”.

Emitiram-se novas ordens de retirada em a noite de quarta-feira também em o condado de Sonoma para partes de Santa Rosa, a maior cidade de a região de vinhedos, e para Geyserville, uma pequena cidade de 800 pessoas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Philippines, Australia

Cities: Santa Rosa, Los Angeles, Griffith

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Incêndios florestais na Califórnia matam 29, em maior calamidade da espécie desde 1933
>>>>>Incêndios florestais deixam ao menos 10 mortos em região de vinícolas da Califórnia – October 10, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jerry Brown 0 0 PERSON 3 Brown: 1, O governador Jerry_Brown: 1, (tacit) ele/ela (referent: Brown): 1
2 Calistoga 0 0 PLACE 2 Calistoga: 1, (tacit) ele/ela (referent: Calistoga): 1
3 chamas 0 0 NONE 2 as chamas: 2
4 cidade 0 0 NONE 2 a cidade: 1, uma cidade localizada: 1
5 condados 0 0 NONE 2 oito condados: 2
6 incêndio 0 0 NONE 2 um incêndio: 1, incêndio: 1
7 incêndios 0 0 NONE 2 incêndios florestais: 1, incêndios: 1
8 medida 0 0 NONE 2 a medida: 2
9 a contagem de vítimas 0 90 NONE 1 a contagem de vítimas: 1
10 o número de mortos 0 70 NONE 1 O número de mortos: 1