INSS manda cartas para segurados com vantagens suspeitos de anormalidades; veja

Por: SentiLecto

O INSS informou na última quarta-feira que está informando 1,84 milhão de beneficiários cujos pagamentos têm indícios de anormalidades. Se confirmadas, as suspeitas podem redundar na suspensão das vantagens, que incluem aposentadorias, pensões e BPC/Loas. O EXTRA teve acesso ao modelo da carta que é mandada aos segurados. No caso do recebimento de outra espécie de correspondência, o beneficiário tem que verificar trata-se de golpe. A carta mandada pelo INSS, que dá um prazo de 60 dias para que o aposentado ou pensionista compareça a uma agência da Previdência Social para exibi os documentos requeridos: CPF, identidade, certidão de nascimento ou casamento, além de carteira de trabalho, informa sobre a necessidade de “reavaliar a documentos que embasou a concessão da vantagem” , e

Faz 4 meses, em o começo o instituto rompeu contrato com as quatro associações de aposentados por causa de anormalidades em a cobrança de taxas de filiação. Esses convênios permitiam o desconto das mensalidades na folha de pagamento do INSS.Na prática, a partir de agora, se um segurado busca na Justiça uma vantagem, mas o juiz compreende que ele não tem direito, esse trabalhador poderá pedir novamente a vantagem, contabilizando o tempo trabalhado enquanto a ação tramitava.A revisão de vantagens como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez estava calculada na Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no começo do ano, e modificada em lei em junho.

Na sexta-feira 22 de novembro a Medida Provisória do Contrato Verde-Amarelo, criada pelo governo para incentivar as empresas a contratarem jovens entre 18 e 29 anos, traz também diversas mudanças na legislação trabalhista e previdenciária. Entre elas, acabava com a assistência social no Instituto Nacional do Seguro Social .

No caso da pensão por morte, é necessário exibi ainda a certidão de óbito e os documentos originais ou cópia autenticada do titular.

Deve ignorar a carta, caso o segurado receba alguma correspondência que requeira a entrega de documentos para motoboys ou ainda em locais que não sejam uma agência da Previdência. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato com a central telefônica 135.

As quatro entidades que tiveram os contratos rompidos são: Associação Beneficente de Auxílio Mútuo ao Servidor Público , Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência , Associação Brasileia de Aposentados, Pensionistas e Idosos e Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas .

Mande acusações, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Extra .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS manda cartas para segurados com vantagens suspeitos de anormalidades; veja
>>>>>INSS depositou junto com pagamento de agosto devolução de descontos indevidos para associações – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Período trabalhado após início de ação judicial contra o INSS poderá ser incluído no cálculo do benefício – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Previdência ainda não tem previsão de início do pente-fino nos benefícios por incapacidade – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 correspondência 0 0 NONE 3 alguma correspondência: 2, correspondência: 1
2 entidades 0 100 NONE 2 As quatro entidades: 2
3 benefício 100 0 NONE 2 um benefício: 1, o benefício: 1
4 a carta enviada por o inss 0 0 NONE 2 A carta enviada por o INSS: 2
5 INSS 0 0 ORGANIZATION 2 O INSS: 1, (tacit) ele/ela (referent: o INSS): 1
6 Público 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: o Servidor_Público): 1, o Servidor_Público: 1
7 beneficiário 0 0 NONE 2 o beneficiário: 2
8 beneficiários 0 0 NONE 2 beneficiários: 2
9 carta 0 0 NONE 2 a carta: 2
10 última 0 0 NONE 2 a última: 2