Japão utiliza forças armadas para lutar enchentes provocadas por tufão

Por: SentiLecto

O Japão mandou dezenas de milhares de soldados e equipes de resgate no domingo para resgatar habitantes isolados e lutar as enchentes provocadas por um dos piores tufões que atingiram o país na história recente.

Pelo menos 30 pessoas foram mortas na passagem do tufão Hagibis, que deixou várias cidades embaixo d’água, declarou a emissora pública NHK. Outras 15 pessoas sumiram e 177. A borrasca ainda paralisou Tóquio no sábado e despejou níveis recordes de chuva no Japão. Cerca de 100.000 casas ficaram sem energia.

Prejudicaram-se os esforços de resgate depois que mais de 20 rios em o centro e nordeste de o Japão explodiram suas margens e dezenas de outras transbordaram, declarou a NHK, adicionando que a enchente de rios pode provocar mais prejuízos, embora seus bancos ainda estivessem intactos.

Enquanto algumas pessoas faleceram enquanto procuravam alojamento, centros de excreção ficaram lotados de habitantes , declarou a NHK. Alguns dos piores prejuízos atingiram a cidade central de Nagano, no Japão, onde o rio Chikuma transbordou. Habitantes tiveram que ser salva de suas casas por helicópteros.

Kiyokazu Shimokawa, 71, falando em um centro de excreção, declarou que esperou a noite toda com sua esposa e mãe até que eles finalmente fossem salvados por volta das 15h de domingo .

Ele à Reuters ddeclarou “Cometi o erro de imaginar que, eficaríamos bem”, nquanto estivéssemos no segundo andar da casa.”Quando percebemos que talvez devêssemos evacuar, já era tarde demais – a água subiu bastante depressa”.

Rie Hasegawa, uma mulher de 30 anos, declarou que jamais imaginou que sua cidade sem litoral seria inundada. “A força da água era inacreditável. Estava escuro, assustador e pensei que poderia ser o fim”, declarou ela.

O tufão Hagibis, que significa “velocidade” no tagal das Filipinas, atingiu a principal ilha de Japon de Honshu no sábado à noite e seguiu para o moceanono domingo.

– Um dos tufões mais poderosos que já atingiram Tóquio paralisou a capital de Japon no sábado, deixando milhões confinados em casa e as ruas desertas e duas pessoas mortas pela forte chuva e vento, que caminha provocou enchentes e prejuízos generalizados. Enquanto outra pessoa faleceu após ser levada em um carro, um homem de 50 anos faleceu perto de Tóquio em um carro capotado por ventos fortes , informou a emissora pública NHK. Nove pessoas continuam sumidas em deslizamentos de terra e enchentes informou a tevê estatal. As autoridades emitiram alertas e ordens de excreção para mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Se os registraram cerca de 80 feridos até agora, enquanto mais de 270.000 famílias estão sem energia. A borrasca, que o governo declarou ser a mais forte a atingir Tóquio desde 1958, trouxe chuvas lembre em muitas áreas, incluindo a popular cidade turística de Hakone, com 939,5 mm de chuva ao longo de 24 horas. O tufão Hagibis, que significa “velocidade” no tagal das Filipinas, atingiu a ilha principal de Honshu, no Japão, na noite de sábado. Um sismo de magnitude 5,7 sacudiu Tóquio logo depois. Quando o tufão se afastou da capital no sábado, mesmo um expert advertiu para novas enchentes, já que várias prefeituras vizinhas começaram a liberar água das represas, deixando-a fluir rio abaixo. Nobuyuki Tsuchiya na Reuters declarou: “A situação agora está pior do que na noite passada”. Nobuyuki Tsuchiya é diretor do Centro de Pesquisa de Riverfront do Japão.Cerca de 1,5 milhão de pessoas em Tóquio vivem abaixo do nível do oceano. No mês passado, outra forte borrasca, o tufão Faxai, arruinou ou lesou 30.000 casas em Chiba, leste de Tóquio, e provocou amplos cortes de energia. O aeroporto Haneda de Tóquio e o aeroporto Narita em Chiba suspenderam os vôos de desembarque e os trens de conexão foram suspensos, forçando o cancelamento de mais de mil vôos. Enquanto muitas linhas de trem e metrô em Tóquio também ficaram inativas na maior parte do sábado, os operadores de trens interromperam extensivamente os serviços de trens-bala. Normalmente, os agitados bairros de entretenimento e compras, como Shibuya e Ginza, estavam desertos. Fechou-se A Tóquio Disneyland em o sábado, seu primeiro encerramento relacionado a o clima desde 1984, e os supermercados ficaram sem água engarrafada, baterias e outros produtos relacionados a calamidades.

A borrasca afundou um cargueiro panamenho ancorado perto de Tóquio. Se localizou o navio afundado em o domingo. Um jornal informou que pelo menos cinco dos 12 tripulantes estavam mortos e três estavam sumidos.

O primeiro-ministro Shinzo Abe fez uma reunião ministerial de emergência e mandou o ministro encarregado da administração de calamidades às áreas afetadas. O governo também instituiu uma força-tarefa para lidar com os prejuízos.

As limitações de aterrissagem nas aeroportos de Narita e Haneda, em Tóquio, foram suspensas, mas declarou a NHK, se os cancelaram mais de 800 voos durante o dia. Se os suspenderam alguns serviços de trem-bala de Shinkansen para as áreas mais atingidas também .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Japan

Cities: Nagano

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Japão utiliza forças armadas para lutar enchentes provocadas por tufão
>>>>>Tufão causa enchente e deslizamentos no Japão e paralisa Tóquio – October 12, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Tóquio 0 90 PLACE 12 (tacit) ele/ela (referent: Tóquio): 3, a (referent: Tóquio): 1, Tóquio: 8
2 pessoas 0 180 NONE 7 Outras 15 pessoas: 1, algumas pessoas: 1, duas pessoas mortas: 1, pessoas: 2, 30 pessoas: 1, Nove pessoas: 1
3 Hagibis 0 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: O tufão Hagibis e): 1, o tufão Hagibis: 1, O tufão Hagibis e: 2, O tufão Hagibis: 2
4 eu 0 50 NONE 5 (tacit) eu: 5
5 tempestade 80 80 NONE 4 A tempestade: 3, outra forte tempestade: 1
6 NHK 0 0 ORGANIZATION 4 a NHK: 3, NHK: 1
7 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
8 o Japão 0 0 PLACE 4 O Japão: 1, o Japão: 3
9 tufões 0 180 NONE 3 os tufões: 1, os piores tufões: 2
10 As restrições de aterrissagem em os aeroportos de Narita e Haneda 0 60 PERSON 3 (tacit) eles (referent: As restrições de aterrissagem em os aeroportos de Narita e Haneda): 2, As restrições de aterrissagem em os aeroportos de Narita e Haneda: 1