Julgamento de impeachment de Trump inicia no Senado e linhas de combate se formam

Por: SentiLecto

O julgamento de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou no Senado efetivamente nesta terça-feira, em uma utilização rara do dispositivo constitucional de destituir um presidente, que polarizou ainda mais os eleitores antes do pleito de novembro.

O documento foi um apelo diretamente aos senadores para serem imparciais. “A história julgará a disposição de cada senador de se elevar acima das diferenças partidárias, ver os fatos honestamente e defender a Constituição”, disseram os gerentes em comunicado, observando que “o presidente não é rei”.Eles declararam: “O caso contra o presidente dos Estados Unidos é simples, os fatos são indiscutíveis e as evidências são esmagadoras”.

Na terça-feira 07 de janeiro o Comitê de Finanças do Senado de Noruegade Noruega aprovou o Acordo Estados Unidos-México-Canadá por grande maioria nesta terça-feira, deixando o reformulado Nafta um passo mais próximo de uma eleição final do Senado nos próximos dias ou semanas.

Os democratas pediram ao Senado, controlado pelos republicanos, que removam Trump da posição por pressionar a Ucrânia a investigar o ex-vice-presidente Joe Biden, um adversário político, e depois obstruir o inquérito do escândalo.

Trump, que teve o impeachment aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados, controlada pelos democratas, por denúncias de abuso do poder e obstrução do Congresso, declara que não fez nada de errado e descreve seu impeachment como uma farsa partidária para impedir sua reeleição em 2020.

“Os democratas da Câmara sugerem a remoção do presidente da posição porque ele fez valer direitos e privilégios legais do Poder Executivo contra intimações defeituosas –com base em conselhos do Departamento de Justiça”, alega o documento. “Aceitar essa teoria provocaria prejuízos duradouros à separação de Poderes” entre os braços Executivo, Legislativo e Judiciário do governo.”Os democratas da Câmara se prendem em dois artigos frágeis de impeachment que não alegam crime ou violação da lei –muito menos “crimes graves e contravenções”, como é requerido pela Constituição”, diz o documento. “Eles nem remotamente atendem aos exigências constitucionais para tirar um presidente do posição”.

Com câmeras de TV ao redor, John Roberts deu começo aos procedimentos. John Roberts é o presidente da Suprema Corte dos EUA.

Eleições sobre as normas do julgamento iriam acontecer já na terça-feira. Isso incluiria decidir se o Senado deve, posteriormente, considerar intimações a testemunhas, como o ex-conselheiro de segurança nacional de Trump John Bolton. Em declaração no plenário do Senado antes dos procedimentos de terça-feira, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, que divulgou um plano na segunda-feira para um julgamento potencialmente rápido, sem novos testemunhos ou evidências, declarou que deixaria de lado quaisquer emendas democratas a respeito de intimações de testemunhas e documentos no começo do julgamento. Mais cedo, os democratas acusaram McConnell de tentar manipular o julgamento com normas que, segundo eles, impediriam as testemunhas de prestar testemunho e barrariam as evidências coletadas pelos investigadores.

Mas não está claro o efeito do julgamento em sua candidatura à reeleição.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Ukraine

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Julgamento de impeachment de Trump inicia no Senado e linhas de combate se formam
>>>>>Em documento de impeachment, Democratas dizem que Trump ameaça segurança, Trump nega – January 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Senado dos EUA recebe processo de impeachment em dia de cerimônia e formalidade – January 16, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Democratas apresentam provas de última hora antes de julgamento de impeachment no Senado – January 15, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump classifica acusações de impeachment de afronta à Constituição dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Advogados de Trump pedem absolvição imediata em defesa política e jurídica – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Senado 150 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: o Senado): 2, o Senado: 3
2 John Trump Bolton 150 220 PERSON 3 Trump controlada por os democratas por acusações de abuso de o poder e obstrução de o Congresso e: 2, Donald_Trump: 1
3 maioria 50 0 NONE 2 a maioria: 1, grande maioria: 1
4 democratas 0 0 NONE 2 os democratas: 1, Os democratas: 1
5 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
6 evidências 0 0 NONE 2 as evidências: 1, as evidências coletadas: 1
7 impeachment 0 0 NONE 2 o impeachment aprovado: 1, seu impeachment: 1
8 presidente 0 0 NONE 2 o presidente: 1, um presidente: 1
9 reeleição 0 0 NONE 2 a reeleição: 1, sua reeleição: 1
10 obstruir a investigação de o escândalo 0 140 NONE 1 obstruir a investigação de o escândalo: 1