Macri declara que negociação de acordo comercial entre UE e Mercosul está frear

Por: SentiLecto

Mauricio Macri considerou nesta quarta-feira que a negociação de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia está “meio frear” Mauricio Macri é o presidente argentino., mas evidenciou que espera “novidades nos próximos dias”.

Eladio Loizaga declarou no começo de julho que os chanceleres do bloco desejam uma finalização das negociações ainda neste semestre Eladio Loizaga é o ministro de Relações Exteriores do Paraguai., mas evidenciou que seria ainda melhor que o acordo pudesse ser anunciado neste mês.

Na quarta-feira 04 de julho a Áustria, país que desde 1 de julho exercia a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, havia declarado que as propostas comerciais relacionadas com as negociações de um acordo de associação com o Mercosul eram insuficientes, e que a UE tinha que seguir negociando.

“Estamos pondo muita energia na negociação com a UE, que está meio frear. E também com o Japão, com o Canadá”, declarou Macri em entrevista coletiva realizada na residência presidencial de Olivos.

Faz 2 anos, Hogan mencionou como problemáticos sete capítulos identificados como relevantes para a UE : carros, peças de veículos, normas de origem, licitações, serviços marítimos, produtos lácteos e indicações geográficas.

As declarações de Macri foram feita depois de os dois blocos terem decidido dar um impulso político à negociação com uma reunião de nível ministerial em Bruxelas. O objetivo é aproximar posições que ainda estão bastante distantes em assuntos sensíveis.

Depois de reconhecer que a economia do país aumentará menos do que o inicialmente calculado devido à recente crise cambial que levou o governo a obter um empréstimo de US$ 50 bilhões com o Fundo Monetário Internacional , Macri ddeclarouque a Argentina “aposta mais do que njamais em uma acoalizãocomo Brasil.

“É um percurso para a melhoria. É importante fortalecer o perfil exportador do Mercosul e da Argentina, algo que perdemos durante muito tempo”, declarou o presidente na entrevista.

“Por sorte, as exportações estão aumentando. Há uma mudança extraordinária de perfil”, completou Macri, mencionando os resultados da indústria da carne, que registrou uma alta de 60% nos embarques.

Segundo Macri, os países que mais se integraram ao mundo nos últimos anos são os que mais aumentaram. Por esse motivo, ele tomou a resolução de recolocar a Argentina no cenário internacional “depois de muitos anos de isolamento”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Canada, Brazil, Argentina

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Macri declara que negociação de acordo comercial entre UE e Mercosul está frear
>>>>>UE está insatisfeita com progresso do acordo comercial com o Mercosul – July 16, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Mauricio Macri 0 0 PERSON 10 (tacit) ele/ela (referent: Macri): 1, ele (referent: Macri): 1, Mauricio_Macri (apposition: O presidente de a Argentina): 1, (tacit) ele/ela (referent: Mauricio_Macri): 2, Macri: 5
2 UE 0 0 ORGANIZATION 4 a UE: 4
3 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
4 Eladio Loizaga 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Eladio_Loizaga): 1, Eladio_Loizaga (apposition: O ministro de Relações_Exteriores_do_Paraguai): 1
5 entrevista 0 0 NONE 2 a entrevista: 1, entrevista coletiva: 1
6 o Mercosul 0 0 PLACE 2 o Mercosul: 2
7 país 0 0 NONE 2 país: 2
8 países 0 0 NONE 2 os países: 2
9 as propostas comerciais relacionadas 30 80 NONE 1 as propostas comerciais relacionadas: 1
10 Hogan 0 80 PERSON 1 Hogan: 1