Mais da metade das ações trabalhistas do Rio pedem pagamento de multas rescisórias atrasadas

Por: SentiLecto

Mais da metade dos processos trabalhistas que ingressaram na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, no primeiro trimestre de 2018, reivindicam o pagamento de multas rescisórias atrasadas. Faz 4 meses, segundo levantamento de a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de a 1ª Região, já sob vigência de a reforma trabalhista de os 130.938 processos levados, em a Justiça do Trabalho em o Rio 67.234 ações pediram o pagamento de multas por fechamento de o contrato de trabalho, aviso prévio, 13º salário e férias.

Faz 2005 anos, quando a taxa de desemprego brasileira ficou em %13,1, de o ano 13 unidades de a federação exibiram taxas mais altas, em o primeiro trimestre. A maior foi no Amapá e a menor em Santa Catarina .

Na quarta-feira 18 de abril a polícia do Rio havia prendido, nesta quarta-feira, três suspeitos de integrar uma quadrilha que aplicava o golpe do falso emprego. De acordo com os inquéritos, os criminosos anunciavam as vagas pela internet e obrigavam os candidatos a pagar quantias em dinheiro em troca de uma suposta contratação. Segundo a polícia, a quadrilha praticava uma espécia de “pirâmide do emprego” e a estimativa era a de que mil pessoas tenham sido vítimas do golpe, no Rio.

A principal reivindicação é o pagamento de aviso prévio, com 10.733 processos. Segundo a Anamatra, há ainda um grande número de reclamações sobre discordância ou falta de acordo quanto aa soma de orçamentos devidos, além da obrigatoriedade de o empregador proceder com anotação na carteira de trabalho e Previdência Social, comunicando a dispensa aos órgãos hábeis a dispensa do trabalhador e efetuar o pagamento devido.

Além disso, a Justiça do Trabalho do Rio registrou ingresso de ações o recolhimento de férias proporcionais e do 13º salário proporcional .

O Estado do Rio foi onde a chamada subutilização aumentou mais nos últimos quatro anos: 143%. A concepção inclui desempregados, pessoas que gostariam de trabalhar mais e aqueles que até desejavam uma vaga, mas por alguma razão não procuravam ou procuravam, mas não estavam disponíveis para trabalhar.

Para Claúdia Pisco, juiza titular da 45º vara do trabalho do Rio, os números refletem uma situação de crise econômica que se reflete na demissão dos trabalhadores e falta de recursos para satisfazer os deveres básicos dos empregadores:

— Muitas companhias estão inclusive fechando. É habitual que elas exibam obstáculos de pagar esses orçamentos, quando isso ocorre. Para o trabalhador demitido é uma perda enorme. Ele já perdeu o emprego, não recebeu o que era devido, precisa constituir um advogado para cobrar o pagamento na Justiça e, às vezes, esperar até um ano para receber os recursos, em alguns casos sem correção, ou parcelado — explica a juiza.

Reforma trabalhista

Além da crise econômica, a advogada Flávia Polycarpo, do escritório Duffles e Polycarpo Advogados, observa os efeitos da reforma trabalhista sobre as ações:

— Com a reforma trabalhista, os processo devem determinar os valores de liquidação de cada um dos pedidos do trabalhador e o reclamante tem que provar o que estão pedindo. Então, os advogados mais cuidadosos e reivindicando aquilo que é o mais certo de receber. O que não impedirá ações futuras, se for o caso, pedindo outros direitos — evidencia a advogada.

Atraso no pagamento do FGTS

Segundo Extra, dados do Relatório Anual de Informações Sociais , mais de 2,4 milhões de companhias deixaram de depositar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em todo o país. No Estado do Rio de Janeiro, o Ministério do Trabalho alega que 283.037 estabelecimentos têm débito de FGTS dos seus empregados.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mais da metade das ações trabalhistas do Rio pedem pagamento de multas rescisórias atrasadas
>>>>>Desemprego sobe no Rio e é o maior do Sudeste, segundo dados do IBGE – May 17, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Concursos públicos reúnem mais de 7 mil vagas abertas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 24 0 NONE 4 pessoas: 3, mil pessoas: 1
2 O Estado_do_Rio 0 0 PLACE 3 O Estado_do_Rio: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Estado_do_Rio): 1, o Estado_do_Rio: 1
3 ações 0 0 NONE 3 67.234 ações: 1, ações futuras: 1, as ações: 1
4 empresas 0 0 NONE 2 empresas: 1, Muitas empresas: 1
5 estimativa 0 0 NONE 2 a estimativa era: 2
6 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 o Rio 0 0 PLACE 2 o Rio: 2
8 uma situação de crise econômica 0 0 NONE 2 uma situação de crise econômica: 2
9 cumprir as obrigações básicas de os empregadores 0 100 NONE 1 cumprir as obrigações básicas de os empregadores: 1
10 o conceito 0 80 NONE 1 O conceito: 1