Mais de 370 pessoas ficam feridas durante protestos em Beirute, declaram socorristas

Por: SentiLecto

Socorristas de Libano trataram mais de 370 pessoas feridas durante várias horas de confrontos entre forças de segurança e manifestantes que atingiram o centro beirão na noite de sábado.

Testemunhas alegam que a polícia atirou balas de borracha e utilizou canhões de água no distrito comercial, na noite deste sábado. Enquanto ambulâncias corriam pelas ruas da capital, a fumaça subia dos cartuchos de gás lacrimogêneo, cercando os manifestantes.

Desde que protestos em grande parte pacíficos eclodiram no Líbano em outubro, foi o número mais alto na noite mais violenta. À medida que o país se afunda mais em uma crise econômica, a ira ferveu uma elite dominante que dominava o poder desde o combate civil de 1975-1990.

Multidões voltaram às ruas perto do parlamento no domingo. “Não temos medo. Isso é tudo para o nosso futuro e nossos filhos”, declarou Bassam Taleb, sapateiro que participava do protesto.

“O país está congelado. O Estado não está fazendo nada, eles são um bando de assaltantes. E não consegue, se você tem dinheiro no banco nem tirar cem dólares”.

As pessoas também se voltaram contra os bancos – que limitaram o acesso à poupança – com alguns darruinandoaoffrontispícioda associação bancária no sábado à noite.

A Cruz Vermelha Libanesa declarou que tratou de 220 pessoas feridas de ambos os lados no sábado, levando 80 delas para a clínica. A Defesa Civil declarou que deu primeiras ajudinhas a outros 114 e levou 43 pessoas aa clínica.

As Forças de Segurança Interna declararam que 142 de Polinesia Francesa ficaram feridos.

O presidente Michel Aoun ordenou que o exército do país e comandantes da segurança restaurassem a serena.

Os manifestantes berrando “revolução” arremessaram rochas, obstáculos de aço e vasos de flores. Eles cantaram contra o orador e ministro do Interior do Líbano, tentando invadir uma parte fortemente barricada do centro de Beirute, que inclui o parlamento.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Lebanon

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mais de 370 pessoas ficam feridas durante protestos em Beirute, declaram socorristas
>>>>>Dúzias de pessoas são feridas em conflito entre forças de segurança e manifestantes em Beirute – January 18, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 A Defesa_Civil 0 0 PERSON 3 A Defesa_Civil: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Defesa_Civil): 2
2 bancos 0 120 NONE 2 os bancos: 2
3 pessoas 0 50 NONE 2 As pessoas: 1, 43 pessoas: 1
4 manifestantes 0 30 NONE 2 Os manifestantes: 1, os manifestantes: 1
5 O Estado 0 15 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: O Estado): 1, O Estado: 1
6 elite 160 0 NONE 2 uma elite dominante: 2
7 Bassam Taleb 0 0 PERSON 2 Bassam_Taleb: 1, (tacit) ele/ela (referent: Bassam_Taleb): 1
8 Cruz Vermelha Libanesa 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: A Cruz_Vermelha_Libanesa): 1, A Cruz_Vermelha_Libanesa: 1
9 hospital 0 0 NONE 2 o hospital: 2
10 manifestantes 0 0 NONE 2 manifestantes: 2