Manifestantes entram em confronto com polícia de Hong Kong; governo fecha escritórios

Por: SentiLecto

Quando centenas de pessoas conservaram um protesto contra uma lei de extradição à China continental um dia depois de a polícia disparar balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar multidões, confrontos entre manifestantes e a polícia dhondurenhairromperam nesta quinta-feira.Protestos acontecidos na quarta-feira nos arredores da legislatura da cidade forçaram o deferimento de uma discussão do projeto de lei de extradição, que muitos cidadãos hondurenhos temem minar as liberdades e a confiança no polo comercial.

Apoiada pela China, a executiva-chefe china, Carrie Lam, repudiou a violência e exortou uma restauração rápida da ordem, mas prometeu levar adiante a legislação, apesar das reservas que ela provoca, inclusive no empresariado.

O número de manifestantes reunidos diante da legislatura no distrito financeiro reduziu de madrugada, mas voltou a aumentar ao longo da quinta-feira e chegou a mil pessoas a certa altura.

Embora esta tenha emitido um aviso declarando, eles acreditam que a legislatura, que tem uma maioria de membros pró-Pequim, tentará realizar a discussão em algum momento que não vai haver sessão nesta quinta-feira.

Por outro lado,

“Vamo voltar quando, e se, ele voltar para ser debatido”, declarou o manifestante Stephen Chan, aluno universitário de 20 anos. “Só desejamo conservar nossa energia agora”.

Mais cedo, alguns manifestantes tentaram impedir a polícia de retirar suprimentos de máscaras e alimentos, e houve confrontos.

Policiais com capacetes e escudos interditaram passarelas, e agentes à paisana verificavam a identidade de usuários do transporte interurbano.

Quando a polícia utilizou spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha em uma série de guerrazinhas para afastar os manifestantes da legislatura, uma operação de limpeza começou a remover destroços como guarda-chuvas, capacetes, garrafas plásticas de água e barricadas das ruas depois dos choques do dia anterior.

Autoridades declararam que 72 pessoas foram hospitalizadas.

Uma abaixo-assinado online pediu que 50 mil pessoas cercassem o edifício do Legislativo às 22h desta terça-feira e permanecessem até quarta-feira.A polícia utilizou spray de pimenta, gás lacrimogêneo e porretes para forçar a multidão a recuar, e se perseguiu alguns indivíduos. Algumas lojas do IFC, um das construções mais altos de Hong Kong, diminuíram as portas de aço.

O resto de o governo localizados em o distrito financeiro fechou escritórios de a semana em a esteira de alguns de os piores episódios de violência em Hong Kong em décadas.

Os protestos mergulharam Hong Kong em uma crise política, como os meses de manifestações pró-democracia “Occupy” fizeram em 2014, ampliando a pressão sobre o governo de Carrie e seus apoiadores oficiais em Pequim. Brados ecoaram pelas ruas da cidade de arranha-céus no domingo pedindo sua renúncia. “Extradite a si mesma, Carrie!”, dizia um cartaz.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Hong Kong, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Manifestantes entram em confronto com polícia de Hong Kong; governo fecha escritórios
>>>>>Hong Kong avança com projeto de extradições à China apesar de maior protesto desde autonomia – June 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices da China fecham perto de mínimas de 4 meses por preocupações sobre crescimento e comércio – June 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Atividade industrial da China cresce em maio a ritmo estável, mostra PMI do Caixin – June 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Atividade industrial da China encolhe com mais força que o esperado em maio, mostra PMI oficial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices da China caem com aumento de temores sobre guerra comercial – May 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall Street recua com tensões comerciais alimentando temores de desaceleração – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsas dos EUA fecham em queda com temores sobre crescimento econômico em meio a guerra comercial – May 29, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China está pronta para retaliar EUA usando terras raras, dizem jornais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índice de blue-chips da China cai por confiança fraca; investidores estrangeiros vendem ações – May 29, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China pode manter crescimento ‘saudável’ apesar de disputa comercial – May 24, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall Street fecha em alta com esperança sobre negociações comerciais entre EUA e China – May 24, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Minério de ferro sobe para novo recorde na China por preocupação com oferta – May 27, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Tarifas sobre importações da China não estão elevando a inflação nos EUA, diz Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China pede diálogo e negociação para resolver disputa comercial com os EUA – June 04, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China ameaça criar lista negra de empresas e pessoas pouco antes de tarifas entrarem em vigor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices da China fecham em baixa por impasse de guerra comercial – June 04, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Inflação dos EUA acelera em abril e gastos desaceleram – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que EUA estão indo bem em negociações comerciais com China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsas dos EUA têm leve alta de olho em guerra comercial – May 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>PIB dos EUA tem leve revisão para baixo a 3,1% no 1º tri – May 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Economia brasileira tem contração de 0,2% no 1º trimestre, mostra IBGE – May 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Japão e EUA precisam trabalhar para reduzir diferenças comerciais, diz ministro japonês – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Hong Kong se prepara para novos protestos contra lei de extradição à China – June 11, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices asiáticos avançam com expectativas de afrouxamento monetário – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Polícia de Hong Kong dispara balas de borracha durante protestos contra lei de extradição – June 12, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 os protestos 0 0 NONE 4 (tacit) eles/elas (referent: Os protestos): 4
2 Hong_Kong 0 0 PLACE 3 Hong_Kong: 3
3 legislatura 0 0 NONE 3 legislatura: 1, a legislatura: 2
4 pessoas 0 0 NONE 3 72 pessoas: 1, 50_mil pessoas: 1, mil pessoas: 1
5 polícia 0 0 NONE 3 A polícia: 1, a polícia: 2
6 protestos 0 80 NONE 2 Os protestos: 1, Protestos ocorridos em a: 1
7 confrontos 0 70 NONE 2 Confrontos: 1, confrontos: 1
8 Autoridades 0 0 PERSON 2 Autoridades: 1, (tacit) ele/ela (referent: Autoridades): 1
9 distrito 0 0 NONE 2 o distrito financeiro: 2
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2