Opep fica mais próxima de ampliar produção de petróleo; suporte do Irã é imprescindível

Por: SentiLecto

Caso a produção permaneça estável, a Opep ficou mais próxima nesta quinta-feira de ampliar a produção de petróleo, com o Irã suavizando sua oposição a uma ampliação e a Arábia Saudita advertindo sobre carência de oferta e alta dos custos.

Ambos os países teriam obstáculo em ampliar significativamente a produção, com o Irã enfrentando sanções norte-americanas renovadas que vão impactar sua indústria petroleira e o Iraque ainda com limites de produção.

Uma ampliação de produção de cerca de 1 milhão de barris por dia ou cerca de 1 por cento da oferta mundial estava emergindo como um consenso para o grupo e seus aliados, declararam fontes da Opep à Reuters, aadicionandoque o Irã poderia cconsentisob certas condições. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que a Rússia, que não faz parte da Opep, sugeriu que os produtores aumentassem a produção em 1,5 milhão de bpd, se reúne na sexta-feira para decidir a política de produção em meio a pedidos de grandes consumidores, como Estados Unidos, China e Índia, para diminuir os custos do petróleo e sustentar a economia global produzindo mais petróleo. Khalid al-Falih declarou nesta quinta-feira que o mundo precisa de pelo menos 1 milhão de bpd extras para evitar uma carência no segundo semestre de 2018. Khalid al-Falih é o ministro da Energia da Arábia Saudita.

A Rússia também declarou que restringi a oferta por tempo demais poderia encorajar bastante o crescimento da produção dos EUA, que não faz parte do acordo de cortes.Três fontes da Opep declararam à Reuters que um painel técnico –a cdelegaçãoeconômica da organização– se reuniu na segunda-feira para revisar as perspectivas do mercado e aexibilas aos ministros do petróleo dos países membros no final da semana.A observação vem após Trump ter usado o Twitter para criticar a Opep pelos altos custos do petróleo.

A Opep e seus aliados vêm desde o ano passado participando de um acordo para diminuir a produção em 1,8 milhão de bpd. A medida auxiliou a reequilibrar o mercado nos últimos 18 meses e aumentou os futuros do petróleo para cerca de 73 dólares por barril, ante 27 dólares em 2016.

O Irã até agora tem sido o principal obstáculo para um novo acordo, conforme alegou na terça-feira que a Opep possivelmente não conseguiria chegar a um acordo e devia recusar a pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para extrair mais petróleo. O Irã é o terceiro maior produtor da Opep.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, India, Saudi Arabia, Russian Federation, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Opep fica mais próxima de ampliar produção de petróleo; suporte do Irã é imprescindível
>>>>>Arábia Saudita e Rússia querem aumento de produção em 1,5 mi bpd, diz Equador – June 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Opep e aliados podem aumentar produção de petróleo a partir de julho, diz Rússia – June 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump renova ataque contra Opep e diz que preços do petróleo estão muito altos – June 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que saberemos em breve se acordo ‘real’ com Coreia do Norte pode acontecer – June 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Direitos humanos devem estar na pauta das negociações com Coreia do Norte, diz especialista da ONU – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que cúpula com líder da Coreia do Norte está pronta para ocorrer – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que tudo está pronto para cúpula com o líder da Coreia do Norte – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Irã crítica EUA após pedido a sauditas por maior produção de petróleo – June 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Arábia Saudita diz à Opep que produziu mais petróleo em maio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Presidente da Rússia e príncipe saudita terão reunião sobre pacto em petróleo – June 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Opep vê mercado aquecido; possível necessidade de maior produção de petróleo – June 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Goldman vê mercado de petróleo apertado por demanda firme e mantém estimativa altista – June 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ministro do petróleo do Irã diz que não espera acordo em reunião da Opep – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Opep 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: A Opep): 2, a Opep: 1, A Opep: 1
2 a Rússia 0 0 PLACE 4 a Rússia: 2, A Rússia: 2
3 acordo 90 0 NONE 3 um acordo: 2, um novo acordo: 1
4 Irã 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: O Irã): 1, o Irã: 1, O Irã (apposition: o terceiro maior produtor de a Opep): 1
5 Reuters 0 0 ORGANIZATION 3 a Reuters: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Reuters): 1
6 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Trump: 1, Donald_Trump: 1
7 Khalid 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Khalid al-Falih): 1, Khalid al-Falih (apposition: O ministro de a Energia_da_Arábia_Saudita): 1
8 Organização dos Países Exportadores de Petróleo 0 0 ORGANIZATION 2 A Organização_dos_Países_Exportadores_de_Petróleo: 2
9 bpd 0 0 PLACE 2 bpd: 2
10 dólares 0 0 NONE 2 73 dólares: 1, 27 dólares: 1