Países do G20 chegam a consenso para promover reforma da OMC

Por: SentiLecto

Os países do G20 chegaram nesta sexta-feira a um consenso durante uma reunião na cidade maranhense, na Argentina, para debater uma reforma da Organização Mundial de Comércio , com o objetivo de ajustar-la aos novos desafiosexibidoss pelo cenário internacional.

– Ministros de comércio de países do G20 reunidos na Argentina declararam que “há uma necessidade urgente de melhorar a Organização Mundial do Comércio para enfrentar os desafios atuais e futuros”, segundo comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira. Os ministros adicionaram que um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul está “nos estágios finais de negociação”, com um acordo provável até o final do ano.

Ao fim do encontro o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie declarou: “É claro que todos compartilhamos da ideia de que é altamente importante que possamos encontrar propostas para que a OMC possa ser mais responsiva aos desafios do comércio”.

O chanceler de Argentina explicou que a reunião de hoje serviu para que os países, especialmente os principais atores do comércio internacional, mostrassem suas visões para o futuro da OMC. As ideias serão levadas para uma reunião da organização em novembro.

O chanceler, que liderou a reunião ao lado do ministro de Produção e Trabalho da Argentina, Dante Sica alegou: “Todos consentimo que precisamos ter uma organização que nos permita estabelecer normas, trabalhar no marco do comércio internacional”.

A reunião desta sexta-feira reuniu ministros de Comércio dos países do G20 e representantes de organizações internacionais. Pela manhã, o culpado pelo Comércio Exterior da França, Jean-Baptiste Lemoyne, defendeu mudanças na OMC, que , Roberto Azevêdo, para evitar combates comerciais, um desejo do presidente do país, Emmanuel Macron. “Nesta chance, todos consentiram que é urgente poder discuti maneiras para melhorar o funcionamento da OMC E que a organização pode se adaptar aos desafios instituídos por este momento em que a revolução tecnológica exibe mudanças na maneira como trabalhamos, produzimos e fazemos comércio”, evidenciou Faurie.

Participaram também da reunião em Mar del Plata a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, e

Azevêdo no Twitter declarou: “Com os nervosismos comerciais em crescimento, essa é uma reunião bastante oportuna e importante”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Argentina

Cities: Mar Del Plata

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Países do G20 chegam a consenso para promover reforma da OMC
>>>>>Ministros do G20 dizem que acordo comercial UE-Mercosul está ‘nos estágios finais’ de negociação – September 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>No G20, França defende reforma da OMC para evitar guerras comerciais – September 14, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 8 nos: 1, (tacit) nós: 7
2 reunião 35 0 NONE 5 uma reunião: 1, uma reunião muito oportuna: 1, a reunião: 3
3 chanceler 0 0 NONE 3 O chanceler argentino: 1, o chanceler: 2
4 todos 0 0 NONE 3 Todos: 1, todos: 2
5 organização 80 0 NONE 2 uma organização: 1, a organização: 1
6 Jorge Faurie 0 0 PERSON 2 Faurie: 1, Jorge_Faurie: 1
7 OMC 0 0 ORGANIZATION 2 a OMC: 2
8 Roberto Azevêdo 0 0 PERSON 2 Azevêdo: 1, Roberto_Azevêdo: 1
9 a Argentina 0 0 PLACE 2 a Argentina: 2
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2