Vigilância Sanitária encontra carne estragada e em temperatura inadequada no Rio

A Vigilância Sanitária iniciou nesta segunda-feira uma mega operação para coletar amostras de carnes e derivados nos grandes supermercados do município do Rio. Logo no primeiro estabelecimento, na Barra da Tijuca, os agentes encontraram carne estragada em geladeiras com temperaturas inadequadas. O produto já exibia cor esverdeada.

Para os consumidores, a recomendação é observar todas as qualidades do produto, especialmente os fracionados e reembalados pelo próprio estabelecimento.

Vigilância Sanitária é a parcela do poder de polícia do Estado destinada na proteção e promoção da saúde, que tem como principal propósito impedir que a saúde humana seja exposta a riscos ou, em última instância, lutar as causas dos conseqüência nocivos que lhe forem gerados, em razão de alguma distorção sanitária, na produção e na circulação de bens, ou na prestação de serviços de interesse na saúde.

O secretário municipal de saúde, Carlos Eduardo de Mattos, acompanhou a operação e comentou a falta de condições de higiene do local em que os produtos estavam armazenados. Se encontraram todos que em condições inadequadas foram descartados, e as amostras de carnes serão levadas para um laboratório municipal:

— A análise avaliará a presença de bactérias, excesso de conservante e corpos insólitos.

Segundo a subsecretária municipal de Vigilância Sanitária Marcia Rolim, houve problema na temperatura das geladeiras que preservam a carne:

— A temperatura correta é até 4 graus, mas o órgão aceita temperaturas até 7 graus. Se encontraram carnes em a inspeção, em geladeiras com temperatura de 11 e até 15 graus.

As fiscalizações sobre as condições de carnes nos supermercados fazem parte da rotina da Vigilância Sanitária, mas se as intensificaram depois de a operação de a Polícia Federal ” Carne Fraca que revelou anormalidades em frigoríficos de Brasil “,.

A equipe recolheu amostras de carnes refrigeradas embaladas a vácuo, empanados de frango, linguiça, salsicha, mortadela e carne moída. Se vai realizar inspeção a análise A até a próxima sexta.

Vai encaminhar-se o material coletado a o Laboratório Municipal de Saúde Publica que fará análises microbiológica,, de rotulagem, microscopia, análise sensorial e análise físico-químico. Se vai divulgar o resultado em até sete dias, e os produtos com amostras insatisfatórias vão ter os lotes retirados de circulação.

O termo população tem, consoante a disciplina a que se refere, distintas definições.

População aprova fiscalização O aposentado Vicente de Franco, de 84 anos, que não pensa em mudar seus costumes de consumo:, acha que as inspeções são bastante importantes , mas

— Meu principal cuidado é adquiri o produto em um lugar em que já conheço, não pode faltar carne lá em casa.

— Se adquiri a carne e, na hora de abrir a embalagem, encontrar uma característica suspeita a orientação é entrar em contato com o número 1746, da Prefeitura do Rio, para coleta do lote e para a verificação do problema — declarou Aline Borges.

— Já suprimi 90% da carne da minha alimentação, mas ainda como frango. Ainda chegarei lá, porque gosto bastante dos animais, e eles padecem com essa tortura. Acho ótimo essa fiscalização que estão fazendo, porque são muitos absurdos no nosso país.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Gambia

Cities: Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vigilância Sanitária encontra carne estragada e em temperatura inadequada no Rio
>>>>>Vigilância Sanitária recolhe amostras de carne em supermercados do Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 180 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
2 carne 0 80 NONE 4 carne: 1, a carne: 2, carne estragada: 1
3 População 0 0 ORGANIZATION 3 População: 1, (tacit) ele/ela (referent: População): 2
4 geladeiras 0 0 NONE 3 geladeiras: 2, as geladeiras: 1
5 graus 0 0 NONE 3 15 graus: 1, 4 graus: 1, 7 graus: 1
6 a falta de condições de higiene de o local 0 100 NONE 2 a falta de condições de higiene de o local: 2
7 produtos 0 75 NONE 2 os produtos: 2
8 temperaturas 50 70 NONE 2 temperaturas: 1, temperaturas inadequadas: 1
9 frango 0 40 NONE 2 frango: 2
10 saúde 210 0 NONE 2 a saúde: 2