Por que o Brasil odeia Patrícia, do BBB 18

Por: SentiLecto

A hiprocrisia, definida como o ato de fingir uma conduta ou comportar-se com falsidade, tem origem em dispositivos de defesa primitivos inconscientes e permite construir uma falsa convivência.

Em nosso cotidiano, convivemos com a hipocrisia rotineiramente, e pelo fato de estar tão impregnada nas relações humanas, conclui aceita e assimilada, principalmente por sujeitos carentes ou com baixa autoestima. Estamos acostumados a vê-la em familiares, políticos, colegas de trabalho, e em geral não há o que possa ser feito diante dela, pois como mudar uma pessoa que não é sincera consigo mesma?

No BBB 18, os jogadores Patrícia e Diego fazem da hipocrisia e do cinismo sua estratégia de manejo. Egoístas, permitem-se executar qualquer ação desde que esta lhes proporcione vantagens individuais. Ao compartilhar com o público suas estratégias, parecem equivocadamente acreditar que estão respaldados para comportar-se livremente, fazendo da audiência e da direção do programa seus aliados.

Patrícia mentiu tanto para os colegas, que até a saída de Gleici para o Quarto Farol, que permitiu a esta escutar os diálogos entre a cearense e Diego, parecia que ninguém dentro da casa fugia de seu método de sedução. Sua singularidade seduziu até um dos mais espertos concorrentes da temporada, Kaysar, fazendo dele não somente uma aliado de eleição, como também seu capacho. Em um episódio pouco divulgado pela emissora, Patrícia assediou-o sexualmente debaixo das cobertas, animando sua rejeição por boa parte da audiência que elegeu o sírio como o queridinho desta edição.

Escapando da norma estética modelo-atriz-bailarina das concorrentes, embora mentisse que fosse cantora de uma banda de forró, Patrícia no começo provava ter sido escalada pela produção do BBB para fazer uma personagem cômica, mas pouco a pouco percebeu-se que seu humor era perverso. Para o público, herdou a ojeriza da melhor amiga, a ‘bruxa’ Ana Paula, e em muitos momentos é chula e fala obscenidades. Lentamente foi deixando de ser engraçada para se tornar uma víbora traiçoeira.

Ao fingir provar interesse pelas questões pessoais dos concorrentes, na frente deles Patrícia se mostrava com frequência simpática, inteligente, líder, sorridente e compreensiva, mas bastava trancafiar-se no quarto com o maior estrategista da casa, Diego, para destilar toda a sorte de maldade sobre as mesmas pessoas que elogiava minutos antes.

Ambos equivocadamente se esquecem de que os espectadores podem projetar suas ojerizas cotidianas nos personagens do BBB, e a ira que público sente, por exemplo, do colega de trabalho ou do cunhado hipócrita pode atingir outro destino. No mundo real, certamente a maioria das pessoas gostaria de lidar com pessoas hipócritas e cínicas suprimindo-as. O BBB lhes possibilita isso.

“São duas cantoras, elas olham para todo mundo. Você tem direito de sentir o que desejar. Mas, o que sentiu, não sei de onde você puxou isso. Agora, se tiver Wesley Safadão e você for lá e ficar dançando contente, vou me sentir sozinho?”, questionou Kaysar.

Na sexta-feira 02 de março Após vencer a prova do líder, , Patrícia havia resolvido comemorar o triunfo com muito estilo. De lingerie, salto alto e maquiagem, a sister  havia sido para a área externa da casa e havia desfilado sensualizando. ” olhava ela, Brasil! Foco, por favor”, havia comentado Jéssica.

Nas redes sociais, a Animosidade a Patrícia sinaliza o êxito desta edição enquanto estímulo à rejeição. Até os culpados pelas contas de Kaysar estão pedindo a cabeça dela, e o sírio sequer imagina que vai contar com mais essa força do destino.

Com a saída de sua comparsa do jogo, Diego deve se juntar ao conluio de Viegas, Wagner e Caruso para tentar sobreviver. O jogo passa, assim, a ter dois grupos mais bem definidos, já que estes vão antagonizar Família Lima, Gleici, Paula e Breno.

Sobram Jessica e Kaysar flutuando sozinhos, a primeira com restrições cognitivas para entender o jogo, o segundo perdido em um personagem moralmente lesado pela proximidade com Patrícia. Ambos presas fáceis para a tropa dos marmanjos. Vão buscar proteção, afinal, sem coalizão dificilmente vão chegar adiante.

Embora o jogo tome nova forma a cada semana, a tropa tende a eliminar primeiramente Jessica e Wagner, os desertores. Tudo menciona que o primeiro alvo será Wagner, o desobediente que votou em Diego no último paredão, e para quem este já prometeu represália. Wagner afirma que seu voto fora para estender a estadia na casa e não desejava se tornar “o Mahmoud da vez”. Com este discurso, reconhece que não tem o perfil de ganhador. Não lhe resta outro percurso que não se aliar à Familia Lima e Gleici, mconservandointencionalmente sua estratégia de cortejar/seduzir a acreana por considerá-la uma forte candidata ao prêmio. Quer sobreviver à sombra dela.

Antes de deixar o ‘BBB18’ com altíssimos índices de rejeição, segundo a enquete do F5, Patrícia tem visto o mundo desmoronar à sua frente. Articulou a indicação de Paula e Gleici mas viu ambas regressarem. Desde que este percebeu a popularidade de Gleici, passou a ser sutilmente recusada por Kaysar. Esta, ao regressar ao programa, revelou a hipocrisia de Patrícia aos demais jogadores e quebrou a atmosfera de dominação e autoconfiança construída por ela e Diego, despertando a ira da cearense.

Patrícia alegou: “Eu não cavei cova para ninguém”. “Cavou sim!”, respondeu  Gleici. “Você planejou o meu paredão. Aceita que você tá no paredão e passará pelo que eu passei, eu voltei de três paredões”, declarou Gleici. Patrícia, batendo no peito respondeu: “Se o Brasil desejar eu passarei”.Diego encarou o resultado com tranquilidade.

Após ter sido arremessada sem compaixão ao paredão, Patrícia recebeu ainda o castigo do monstro, viu o melhor amigo também ser mencionado à eliminação, perdeu a prova da comida e foi para o grupo “Tá com nada”. Depois cometeu uma infração ao utilizar uma panela do outro grupo e seu grupo se o castigou com a retirada de a proteína de a alimentação.

Ainda que não deseja ser pressionado pela funcionária pública, ele declarou. “Desejo um tempo de tudo. Só desejo me divertir, pode ser? Você aceita ou não?”, questionou o sírio. Mais tarde, ainda na celebração, os dois se reaproximaram e se beijaram.

Os hipócritas sempre caem em suas próprias contradições. O método para lidar com eles consiste em não começar debates, já que eles vão vir com inúmeros argumentos e muito drama. Deve-se somente revelar a contradição, tal como Gleici fez habilmente ao regressar do jogo.

Marcelo de Oliveira Arantes é psiquiatra, mora em São Paulo e comenta o “BBB” há dez anos, desde que participou do “Big Brother Brasil 8″. É autor de “A Antietiqueta dos Novos Famosos”.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Peru, Brazil

Cities: Sao Paulo, Lima

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Por que o Brasil odeia Patrícia, do BBB 18
>>>>>Tio de Kaysar, do BBB 18, não aprova relacionamento do sobrinho com Patrícia – March 11, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Mahmoud afirma que quer ser lembrado como sexólogo após saída do BBB 18 – March 07, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Kaysar e Patrícia se beijam com ajuda de Gleice no BBB 18 – March 03, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’BBB 18′ terá paredão triplo ‘vai e volta'; entenda – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Após levar ‘fora’ de Kaysar, Patrícia arrasa na pista da ‘Festa Brega’ no ‘BBB 18′ – March 01, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’Fiz um carinho nela, uma carícia’, admite Lucas após deixar o ‘BBB 18′ – February 28, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Gleici deve ir para quarto secreto no BBB 18, aponta enquete – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Mahmoud é eliminado do BBB 18 e Gleici segue na casa em quarto escondido – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Gleici volta hoje para a casa do ‘BBB 18’ e mãe diz: ‘Nada vai atrapalhá-la’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘BBB 18’: Prova do líder chega a 11 horas de duração e com três duplas na disputa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>BBB 18: Patrícia bate boca com Gleici ao ser mandada para o paredão: ‘Menina idiota’ – (FolhaGeneric)
>>>>>Enquete ‘BBB 18’: Caruso, Diego e Patrícia, quem deve ser eliminado? – March 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘BBB 18’: ‘Meu único desafeto é a Ana Clara’, diz Caruso – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘BBB 18’: ‘Não vou ser hipócrita e dizer que fiquei feliz’, diz Patrícia a Paula após o paredão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘BBB 18’: ‘A casa não vota na Patrícia, eu que tenho que votar’, diz Paula – March 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>‘BBB 18’: ‘Se eu ficar, nós vamos jogar na surdina, não no escândalo’, diz Paula – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>‘BBB 18’: Botão de Patrícia falha na prova do líder e, após revisão, sister continua na disputa – March 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>‘BBB 18’: Prova do líder é disputada em dupla – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>‘BBB 18’: Após voto em Gleici, família de Kaysar pede para que fãs não julguem o ‘erro cometido’ – March 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>‘BBB 18’: ‘Hoje mostrou as caras’, diz Mahmoud sobre Kaysar – March 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Paula, Gleici e Mahmoud estão no paredão bate-e-volta no BBB 18 – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Patrícia 220 100 PERSON 18 Patrícia: 10, (tacit) ele/ela (referent: Patrícia): 8
2 eu 180 0 NONE 18 (tacit) eu: 12, me: 2, eu: 3, Eu: 1
3 Kaysar 0 48 PERSON 7 ele (referent: Kaysar): 1, (tacit) ele/ela (referent: Kaysar): 1, a (referent: Kaysar): 1, o (referent: Kaysar): 1, Kaysar: 3
4 Gleici 0 0 PERSON 7 Gleici: 3, (tacit) ele/ela (referent: Gleici): 4
5 você 100 0 NONE 6 Você: 3, você: 3
6 Diego 65 80 PERSON 4 Diego: 4
7 mundo 80 0 NONE 3 todo mundo: 1, o mundo: 1, o mundo real: 1
8 BBB 40 0 ORGANIZATION 3 o BBB: 2, O BBB: 1
9 a indicação de Paula e Gleici 0 0 PERSON 3 (tacit) eles/elas (referent: a indicação de Paula e Gleici): 1, a indicação de Paula e Gleici: 1, ambas (referent: a indicação de Paula e Gleici): 1
10 paredão 0 0 NONE 3 o paredão: 2, meu paredão: 1