Prestes a falecer em ‘Segundo sol’, Vladimir Brichta estoura na trama: ‘O público deseja ele vivo’

Por: SentiLecto

Saber que está na boca do povo faz Vladimir Brichta abrir um discreto, porém, orgulhoso sorriso. Afinal, o vilão Remy, que começou “Segundo sol” com o pé no freio, talvez um pouco aquém do talento de seu intérprete, deslanchou à medida que o primogênito dos Falcão explodiu em maldades. A despedida precoce do cafajeste na história — ele falece assassinado no dia 8 — não está sendo celebrada pelo público, ávido pela continuidade do diabólico personagem na trama das nove.

— Eu me recordo das pessoas, quando se começou a falar da morte dele me declarando que desejavam que Remy se retratasse, se tornasse um cara bacana. Mas chegou um momento em que não deu mais, e eu passei a escutar: “Realmente, ele não tem jeito”. Só que a torcida ainda era para que o personagem não falecesse. O público deseja ele vivo. Não por ser um cara que presta, mas porque as pessoas gostam de acompanhar uma espécie assim, por mais canalha, mau-caráter que seja — analisa o artista de 42 anos.

Brichta sabia que não chegaria ao fim da trama desde o resumo. Entretanto, a morte é uma novidade em sua carreira na telenovela, assim como o papel do terrível.

— Jamais faleci numa novela. Nem sequer fiz vilão desse porte, que provoca, ameaça, ataca, é sádico, sarcástico. É um lugar novo e traz um frescor para minha carreira que não é recente — garante o ator, que brinca com o fato de o carisma do golpista surfar no habilidade do intérprete, com 25 anos de atuação: — Tem uma máxima que declara: “O ator quando sai do palco tem quem deixar saudade”. A gente trabalha com máximo de afinco, persistência e dedicação para que as pessoas guardem e sintam falta. Quando isso ocorre, é bastante bacana, e, pessoalmente, estou cumprido, porque fiz meu trabalho bem-feito.

O discurso de Brichta parece ser mesmo de ponto final para o personagem. Mas há discordâncias. Situações deixadas no texto colocarão uma pulga atrás da orelha do telespectador, instituindo a chance de a morte de Remy ser uma farsa somente para incriminar Luzia , a grande suspeita pelo crime. declara que já escutou de tudo, mas, pelo que viu, “ele falece mesmo, tem velório….”.

— Vou continuar de stand-by para a novela, porque podem ocorrer, eventualmente, flashbacks. Férias mesmo só quando a trama acabar. Então, não sei… — disfarça o ator, alegando que qualquer coisa acerca da morte de Remy vai ser admirável: — Se o pai dele, num acesso de fúria, o matasse; se Beto , com ira de ter sido traído a vida inteira por ele e Karola , fosse o homicida; até se Remy continuasse vivo ou se ele falecesse e jamais mais aparecesse, nem em flashback, seria uma surpresa para mim.

O imprevisto para Brichta, na verdade, foi o encontro que ele teve consigo mesmo ao gravar na Bahia. Nascido em Diamantina , mas instituído em Salvador desde os 4 anos, o ator, que deixou a capital de Baia Mare há 17, confessa ter ficado com os olhos brilhando ao ver que a história seria numa Bahia urbana, moderna.

— Queria participar disso de alguma forma, um pouco por pertencimento. Nem eu sabia que seria tão precioso para mim, que teria uma experiência inacreditável desde o primeiro momento. Eu me reconectei com a cidade de um jeito que em anos, indo e voltando, não conseguia — constata.

O centésimo episódio tem que marcar reviravoltas também em outros núcleos de “Segundo Sol” na próxima semana. Um dos principais vai ser o de Roberval , que adquirirá a mansão de Severo , juntando de uma maneira torta toda a família Athaíde sob o mesmo telhado.

Na quarta-feira 08 de agosto Remy será misteriosamente assassinado em “Segundo sol” e a culpa, novamente, recairá sobre Luzia . Ele procurava a DJ para contar detalhes sobre o bebê que ela havia tido com Beto . Mas para arrancar um dinheiro de Karola também, ele aceitava o pedido dela e de Laureta para armar um flagrante entre os dois para Beto. Remy dopava Luzia, mas ele estava morto ao seu lado, quando ela acordava.

Nessa viagem ao centro de si mesmo, o artista assistiu ao clássico Bahia x Vitória pela final do Campeonato Baiano, o que não acontecia há décadas ; comemorou o fato de ser reconhecido pelas pessoas como o baiano ; voltou a surfar em águas de Sotouboua; e reencontrou amigos que não via há anos.

— No programa da última peça que fiz ,“Arte” , que se tratava de amizade, escrevi um texto em que, no finzinho, dedicava o espetáculo a eles. Declarava algo como: “Só sei quem eu sou, só me reconheço por ter convivido com vocês”. É um grupo seleto de oito a dez nomes, a iniciar pelo meu irmão, meu primeiro amigo. Foram essas pessoas as quais reencontrei, são amigos que o tempo distancia, mas não quebra. Então, foi sensacional, o vínculo é total. É um negócio… — estanca Brichta, visivelmente emocionado com a lembrança.

Para completar o cenário especial, o ator ainda tem Adriana Esteves, de 48 anos, sua mulher há 14, como companheira de set. Com a morte de Remy, o artista e a intérprete da cafetina Laureta vão quebrar uma rotina diária de estarem juntos em casa e no trabalho.

— A gente se diverte junto. Isso é legal e, de fato, acaba. Talvez agora possa ajudá-la um pouco mais, porque não terei as minhas falas para decorar. Jamais estudamos bastante juntos. Mas assistimos às cenas, ddebatemo sempre tentando ecompreendercomo é o tom — conta Brichta, que não contracenava com a mulher numa novela desde “Kubanacan” ; só teve uma ceninha com ela na série “Justiça” : — Justamente por estarmos tanto tempo sem dividir o mesmo trabalho, ficamos temerosos na época, até porque fazíamos um sotaque de Perude Peru: “Vai ser que chegará na hora e riremos num momento sério?”, pensamos. Mas deu tudo certo, e foi então que reativamos o jogo cênico.

Em “Segundo sol”, Laureta vai confessar a Karola ser a mandante do crime contra Remy. Brichta não acha inimaginável a versão ser verdadeira, já que tem a impressão de que a vilã “mata com facilidade”. Porém, acredita que ela é quem tem menos motivos para cometer o assassinato. E se diverte com a declaração de Adriana de que Remy, por tudo que vem exibindo, poderia ser um discípulo de Carminha, personagem antológico da atriz em “Avenida Brasil” .

— A similaridade se dê, talvez, pela presença da vilania, do humor e de uma certa desfaçatez — sintetiza.

A trama de João Emanuel Carneiro é a segunda novela de Brichta após uma lacuna de 11 anos. Ele voltou ao gênero em “Rock story” e mostrou que não perdeu o traquejo. De lá para cá, ainda flertou com a série “Cidade proibida” .

— Eu devia dar um tempo, havia feito cinco novelas em cinco anos e comecei a questionar a característica do meu trabalho. Fui repensar a vida profissional e percebi que não precisava topar todas as coisas para as quais era convidado, podia exercer minha escolha. Decidi que só voltaria, especialmente para novela, se de fato tivesse bastante a fim de contar a história. Tentar não ser movido pela vaidade, pretensão financeira, mas pela vontade contar aquilo ali — relata o pai de Agnes, de 20 anos, e Vicente, de 12, que ainda é padrasto de Felipe, de 17, fruto da relação de Adriana com Marco Ricca.

E, por falar nos meninos, sua primogênita vem seguindo os mesmos passos do pai e da madrasta.

Na sequência, Roberval vai deixar que sua família continue morando na mansão, mas vai exigir que todos trabalhem para ele. No capítulo cem, ele vai anunciar o antigo patrão e pai biológico como o novo motorista da casa.

— Ela sempre provou interesse, faz teatro desde os 5 anos. Tentei influir o mínimo possível, além da minha presença. Mais do que isso, não posso prometer nada. Ela tem os pais com a mesma ofício, mas isso não garante nada em relação a ela. Então, as coisas ficaram claras depressa. Agnes faz CAL e faculdade de Psicologia. O que ela selecionar vai ter o nosso suportes. E ela tem serena, a impressão que me dá é que na hora certa dará os passos precisos. E a gente acompanha tudo. Na verdade, eu até perdi algumas apresentações dela, mas Dri vê tudo — conta Brichta: — Já Felipe está na música, além da faculdade de Direito. Ele maneira com Rodrigo Silvestrini a dupla Cai Sahra, que está gravando músicas autorais.

Com filhos bem aumentados, o baiano é tranquilo e até bem-humorado no que diz respeito à passagem do tempo.

— Eu a vejo com a vista cansada . Ainda não utilizo óculos, porque a máxima é que se deve estender isso. Noto sinais, uns não me aborrecem, outros me atrapalham bastante, como a restrição física. Sentir dores no pilar, no joelho… Isso freia as coisas que me dão prazer, como surfar. Aí me irrito profundamente. Por outro lado, a passagem do tempo dá a tranquilidade que liberta. Descobri que poderia fazer escolhas, a gente será mais honesto conosco, admitindo o que de fato se deseja — discursa o ator.

Um dos repórteres, feito pelo estreante Wesley Medeiros, de 21 anos, declara a Karola que quando ele utilizava um nome falso, ela casou com Beto Falcão. “O que a gente não faz por afeição, não é? Eu estava grávida, frágil, a família me pressionou…”, declara ela, deixando a família do ex-marido estarrecida. “Cínica! Falsa! Eu tenho pena de meu neto ter o sangue dessa cobra!”, fala Dodô . “Ainda botou a culpa na gente!”, completa Naná, chocada.Karola se desespera, mas acaba confessando a Beto e a sua família que traiu o marido com Remy e ainda fala umas verdades para ele e o restante dos Falcão. É a primeira vez que Karola deixa sua máscara cair. Declara: “Vocês deviam me agradecer! Bando de sanguessugas! Viveram no bem bom em cima do golpe que eu inventei!”.

— Darei uma surfadinha, concluir os livros que iniciei, descansar. Neste mês, o pessoal que trabalha em casa vai estar de férias, então, vou ter que meter a mão na massa, lavar muita louça . Sou dos que auxilia, mas não gosto. Gosto mesmo de rede, de ler, assistir, comer e dormir . Mas participo, não posso ser acusado de ser ausente no trabalho doméstico. Não deixo toalha molhada na cama, meia no chão… Tive um pai que deu um bonito exemplo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Prestes a falecer em ‘Segundo sol’, Vladimir Brichta estoura na trama: ‘O público deseja ele vivo’
>>>>>’Segundo Sol’ chega ao centésimo capítulo com reviravolta e Luzia com ‘sangue nos olhos’ – August 29, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>’Segundo sol': resumos de 3 a 8 de setembro – August 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>’Segundo Sol': Depois de prisão e novo júri, Beto pede Luzia em noivado – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>’Segundo sol': Karola e Laureta trocam tapas no rosto, ameaças e rompem amizade – August 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’Segundo sol': Ícaro beija Rosa e diz que quer criar o filho deles – August 23, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’Segundo Sol': Cercada por todos os lados, Luzia se entrega para a polícia – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ícaro reata com Laureta após nova acusação de assassinato contra Luzia em ‘Segundo Sol’ – August 20, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>De frente para a TV: Letícia Colin é a protagonista moral de ‘Segundo sol’ – August 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Conheça os verdadeiros compositores dos hits criados pelos personagens de ‘Segundo sol’ – August 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Às vésperas de Beto Falcão se revelar em ‘Segundo sol’, Emilio Dantas admite: ‘Guardo segredo, mas adoro uma fofoca’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Emilio Dantas relembra personagem com prisão de Beto em ‘Segundo Sol': ‘Momento Rubinho’ – August 28, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>’Segundo sol': resumos de 27 de agosto a 1 de setembro – August 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Segundo sol': Karola diz a jornalistas que foi enganada por Beto – (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Segundo sol': Vídeo de transa de Karola e Remy vaza e ela é desmascarada – August 31, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 287 334 NONE 69 me: 11, eu: 6, mim: 2, Eu: 5, (tacit) eu: 45
2 nós 0 60 NONE 10 (tacit) nós: 10
3 Brichta 120 50 PERSON 10 conta Brichta: 2, (tacit) ele/ela (referent: conta Brichta): 1, ela (referent: conta Brichta): 1, Brichta: 5, (tacit) ele/ela (referent: Brichta): 1
4 Remy 40 75 PERSON 9 Remy: 6, ele (referent: Remy): 2, Ele (referent: Remy): 1
5 ator 0 0 NONE 8 O ator: 1, o ator: 7
6 Agnes 160 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Agnes): 4, ela (referent: Agnes): 2, Agnes: 1
7 gente 170 0 NONE 6 A gente: 2, a gente: 4
8 Luzia 0 0 PERSON 6 Luzia: 2, ela (referent: Luzia): 1, (tacit) ele/ela (referent: Luzia): 3
9 Karola 0 60 ORGANIZATION 5 ela (referent: a Karola): 1, (tacit) ele/ela (referent: a Karola): 1, a Karola: 3
10 Karola 60 50 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Karola): 2, Karola: 3