Promotores retratam Weinstein como ‘estuprador’ em julgamento de ex-produtor de Hollywood

Por: SentiLecto

Os promotores de Nova York começaram a exibi a acucação no julgamento do ex-produtor de cinema Harvey Weinstein por estupro nesta quarta-feira e o descreveram como um homem poderoso de Hollywood que “não era páreo” para as mulheres que o acusam.

A promotora assistente Meghan Hast durante as declarações de abertura do julgamento diante do júri em um tribunal de Manhattan declarou: “O homem sentar-se bem aqui não era somente um titã de Hollywood, era um estuprador”.

Weinstein, de 67 anos, disse-se inocente das denúncias de agressão sexual contra duas mulheres. Ele pode ser sentenciado à prisão peternase condenado na adenúnciamais grave, de agressão sexual predatória.

– Os advogados que vão atuar no julgamento de estupro contra Harvey Weinstein em Nova York deduziram nesta sexta-feira a escolha dos 12 jurados que vão decidir o destino do ex-produtor de Hollywood e os promotores renovaram a denúncia de que a defesa tentou injustamente vetar que mulheres brancas servissem no júri. O júri –formado por seis homens brancos, três mulheres negras, um homem negro e duas mulheres brancas– deve começar a escutar os argumentos de abertura dos advogados na semana que vem. Weinstein, o produtor de 67 anos por trás de êxitos como “O Paciente Inglês” e “Shakespeare Apaixonado”, se disse inocente diante da denúncia de atacar sexualmente duas mulheres. Ele pode ser sentenciado à prisão peternase for condenado. Desde 2017 mais de 80 mulheres acusaram Weinstein de mau comportamento sexual em episódios que, em alguns casos, datam de décadas atrás. Ele nega as denúncias, e alega que os encontros sexuais que conservou foram consensuais. As denúncias contra ele auxiliaram a impulsionar o movimento #MeToo, no qual mulheres acusaram publicamente de abuso sexual homens poderosos em diversos setores.

Na segunda-feira 06 de janeiro – Uma vez todo poderoso produtor de Hollywood, Harvey Weinstein foi acusado em Los Angeles por crimes sexuais somente horas depois de comparecer em um tribunal em Nova York para o começo de seu julgamento por estupro, que se tornou um ponto central no movimento #MeToo. Acusou-se Weinstein de atacar duas mulheres sexualmente não identificadas em 2014, declarou a procuradora distrital Jackie Lacey. Se o acusou de estuprar uma mulher e de atacar outra sexualmente. Acey isse: ” acreditávamo que as evidências irão mostrar que o réu utilizou de seu poder e influência para conseguir acesso às vítimas e assim cometer crimes violentos contra elas”,.Weinstein, 67, se disse inocente das denúncias de agressão contra duas mulheres em Nova York. Ele enfrentava o risco de uma pena de prisão eterna se condenado pela denúncia mais grave, a de agressão sexual predatória. Donna Rotunno, chefe da defesa de Weinstein em Nova York se rejeitou a comentar as denúncias de Los Angeles, declarando que precisava de mais informações. Porta-voz de Weinstein, Juda Engelmayer se rejeitou a comentar. As denúncias aumentaram os nervosismos e afeições em torno do julgamento. A seleção do júri iniciava na terça-feira. “INDICIADO EM LA! Não consigo respirar”, escreveu no Twitter Rose McGowan, que acusou Weinstein de estuprá-la. “Contente dia do julgamento para você, sr. Weinstein. Bem-vindo ao resto da sua vida, esperava que se divirta tanto quanto nós que estivemos dentro da sua prisão.” Weinstein podia pegar até 28 anos de prisão na Califórnia se for condenado pelas denúncias, declarou Lacey. Três outros casos estavam sendo considerados, adicionou. No todo, mais de 80 mulheres acusaram Weinstein de mau comportamento sexual praticada ao longo de décadas. As denúncias animaram o movimento #MeToo, que levou centenas de mulheres a acusarem publicamente homens influentes dos negócios, da política, da mídia e do entretenimento de assédio ou agressão sexual. Weinstein negava as alegações, declarando que todo e qualquer encontro sexual foi consensual.

O julgamento é um momento decisivo para o movimento #MeToo, no qual mulheres vieram a público comdenúnciass contra homens poderosos dos negócios e da política.

Damon Cheronis, um dos advogados de Weinstein, declarou na terça-feira que pretende declarar aos jurados em suas declarações de abertura que as acusadoras de Weinstein lhe mandaram “dezenas de emails de amor” e “se gabaram” sobre as relações sexuais que tiveram com ele.

Antes de os trâmites de quarta-feira iniciarem, Weinstein saiu de um veículo utilitário desportivo branco com a assistência de dois membros da sua equipe, um carregando um andador que Weinstein tem utilizado em fantasmazinhos recentes no tribunal ao passo que se recupera de uma recente cirurgia nas costas.

Durante as declarações de abertura da denúncia, Weintein ficou sentar-se silencioso, ocasionamento bebendo água de um copo de plástico ou fazendo anotações.

Cerca de 100 pessoas lotaram a sala do tribunal, incluindo o promotor do distrito de Manhattan Cyrus Vance.

Desde 2017 mais de 80 mulheres, incluindo muitas atrizes famosas, acusaram Weinstein de comportamento sexual inapropriada.

Weinstein, que reformulou a cena do cinema independente com filmes como “O Paciente Inglês” e “Shakespeare Apaixonado”, nega as denúncias e alega que os encontros sexuais que teve foram consensuais.

Faz 16 dias, o julgamento iniciou e tem que durar cerca de mais seis semanas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States

Cities: Hollywood

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Promotores retratam Weinstein como ‘estuprador’ em julgamento de ex-produtor de Hollywood
>>>>>Escolha de júri para julgamento de Weinstein é concluída, promotores acusam defesa de excluir mulheres brancas – January 17, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Weinstein tenta adiar julgamento em Nova York e pede mudança de local – January 15, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Possíveis jurados vão a corte para 2ª semana de julgamento de Weinstein por estupro – January 13, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Harvey Weinstein 160 770 PERSON 28 (tacit) ele/ela (referent: Weinstein de má conduta sexual): 2, ele (referent: Weinstein de má conduta sexual): 1, a (referent: Weinstein de má conduta sexual): 1, Weinstein de 67 anos: 1, (tacit) ele/ela (referent: Weinstein e): 2, Weinstein e: 2, Ele (referent: Weinstein de má conduta sexual): 1, Harvey_Weinstein: 2, Weinstein de conduta sexual inapropriada: 1, Ele (referent: Weinstein de 67 anos): 1, (tacit) ele/ela (referent: Weinstein): 1, Ele (referent: Weinstein): 2, Weinstein: 8, sr._Weinstein: 1, Weinstein de má conduta sexual: 2
2 acusações 0 350 NONE 7 as acusações: 3, acusações: 1, As acusações: 3
3 acusação 120 300 NONE 6 acusação: 1, a acusação: 5
4 mulheres 0 0 NONE 6 as mulheres: 1, duas mulheres: 2, mulheres brancas: 1, mulheres: 2
5 prisão 50 160 NONE 4 prisão: 1, a prisão perpétua: 2, sua prisão: 1
6 julgamento 170 50 NONE 4 julgamento: 1, o julgamento: 1, O julgamento: 2
7 MeToo 0 0 PERSON 4 o movimento MeToo: 4
8 as declarações de abertura 0 0 NONE 4 (tacit) eles/elas (referent: as declarações de abertura): 4
9 encontros 0 0 NONE 4 os encontros sexuais: 4
10 O Paciente_Inglês 80 0 OTHER 3 (tacit) ele/ela (referent: O Paciente_Inglês): 1, O Paciente_Inglês: 1, Ele (referent: O Paciente_Inglês): 1