Velório de Zé do Caixão ocorre hoje, às 16h, no MIS, em SP; funeral vai ser amanhã

Por: SentiLecto

O corpo de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, será velado nesta quinta-feira, a partir das 16h, no Museu de Imagem e Som, em São Paulo. O funeral vai ser na sexta-feira, às 12h, no cemitério São Paulo , segundo informou o neto do cineasta numa rede social. Zé do Caixão, que estava internado há um mês na Unidade de Terapia Intensiva do clínica Santa Maggiore, em São Paulo, tratando de uma pneumonia, faleceu às 15h46m da última quarta-feira, aos 83 anos, por complicações de uma broncopneumonia.

José Mojica Marins teve uma vida cheia de curiosidades. José Mojica Marins é o Zé do Caixão, que faleceu nesta quarta-feira em decorrência de uma broncopneumonia. Seu personagem virou filme, programa de TV, livros, literatura de cordel, linha de produtos cosméticos, xampus e marca de cachaça, de acordo com “Maldito”, arremessada pela editora Darkside. Outra curiosidade é que Mojica nasceu numa sexta-feira 13.

Ao EXTRA, a filha do cineasta Liz Marins contou que “Uma bactéria contagiou as duas partes de o pulmão de Zé do Caixão”, e ele não resistiu. Liz declarou que o pai foi hospitalizado após ter aspirado refeição pelas vias respiratórias. Deste problema, Zé do Caixão chegou a se recuperar. Há cerca de três dias, porém, segundo o relato da filha, a ação de uma bactéria piorou o estado de saúde dele.

Mojica era filho de espanhóis: Carmen e Antônio. Seu pai era toureiro e quando chegou ao Brasil, chegou a seguir o ofício. O cineasta sempre contou com a assistência deles para fazer sua arte. Seus pais vendiam até móveis da própria casa para auxiliar o filho a financiar seus primeiros filmes.Mojica era filho de espanhóis: Carmen e Antônio. Seu pai era toureiro e quando chegou ao Brasil, chegou a seguir o ofício. O cineasta sempre contou com a assistência deles para fazer sua arte. Seus pais vendiam até móveis da própria casa para auxiliar o filho a financiar seus primeiros filmes.”Hoje é aniversário dele! José Mojica Marins, criador e intérprete do personagem Zé do Caixão e de outras obras inacreditáveis! Todavia, o mais importante para mim é que é o niver do meu pai, mesmo que a nossa relação seja de ‘papéis’ um pouco invertidos, nada comuns ou triviais. Pelos cuidados que desde a minha adolescência tenho com ele, estou mais para ‘mãe’ dele do que filha. Mas, juntos também muitas vezes parecemos duas crianças ou adolescentes cheios de ideias e um pouco ‘travessos’.. . Sou também sua confidente, melhor amiga…”, postou Liz no Instagram.

A família está muito abalada. Nos últimos dias, parentes se revezavam na unidade de saúde para não deixá-lo sozinho aoclínical: “Tinha sempre alguém com ele. Vinte e quatro horas por dia”, adicionou a cineasta.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Velório de Zé do Caixão ocorre hoje, às 16h, no MIS, em SP; funeral vai ser amanhã
>>>>>Pai de um toureiro, Zé do Caixão nasceu numa Sexta-feira 13 e virou até marca de cachaça – February 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Filho de um toureiro, Zé do Caixão nasceu numa Sexta-feira 13 e virou até marca de cachaça – February 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Zé do Caixão estava internado e morreu em decorrência de uma bactéria no pulmão, diz filha – February 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Filha de Zé do Caixão, há um ano, falou da relação com o pai: ‘Estou mais para mãe dele’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 José Mojica Marins 0 70 PERSON 4 José_Mojica_Marins (apposition: o Zé_do_Caixão): 1, José_Mojica_Marins: 1, (tacit) ele/ela (referent: José_Mojica_Marins): 1, Mojica: 1
2 eu 180 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
3 São_Paulo 0 0 PLACE 3 o cemitério São_Paulo: 1, São_Paulo: 2
4 Zé_do_Caixão internado 0 0 PLACE 3 o Zé_do_Caixão: 1, Zé_do_Caixão internado: 2
5 EXTRA 0 20 ORGANIZATION 2 ele (referent: o EXTRA): 1, o EXTRA: 1
6 Liz Marins 0 0 PERSON 2 Liz: 2
7 Mojica era filho de espanhóis Carmen e Antônio 0 0 PERSON 2 Mojica era filho de espanhóis Carmen e Antônio: 2
8 seu pai era toureiro e 0 0 NONE 2 Seu pai era toureiro e: 2
9 a ajuda de eles 0 0 NONE 2 a ajuda de eles: 2
10 a profissão 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a profissão): 2