Após basquetebol, Globo “salva” Global de judô

Por: SentiLecto

Após a Federação Internacional de Basquete , a Federação Internacional de Judô recorreu à Globo para não ficar sem a transmissão de um Mundial da modalidade na tTVbrasileira. O canal Apenas em o começo de esta semana que a FIJ , que considera o Brasil um país estratégico para a modalidade , já que diversos judocas conseguem bons resultados em Mundiais e Jogos Olímpicos , conseguiu um acordo com o SporTV para transmitir o Mundial de Baku , que teve começo em esta quinta-feira e apresentará ele até o próximo dia 26. Segundo apurou a Máquina do Esporte, assim como no basquetebol, a confederação de Brasil precisou interceder para se chegar a um acordo e viabilizar a transmissão do campeonato para o torcedor brasileiro. Com a crise econômica no país, a alta do dólar e a diminuição do orçamento das TV, as modalidades que não conseguem atrair grandes índices de audiência estão desaparecendo da telinha.

Leia Mais: Análise: Facebook torna audiência mais “cruel”

Na quinta-feira 06 de setembro É curioso como parecia que a Globo estava afastada da nova realidade do esporte, com o streaming fortalecido e com mídias opções para acompanhar uma partida de futebol. Mas era, com certeza, somente uma impressão: a emissora estava absolutamente por dentro das novas tendências. Mais do que isso, estava introduzida nesse contexto, com serviços e marcas próprias. Mas ela mostrava que a força da TV, a tradicional e aberta, ainda resistia bastante bem no mercado.

Fotografia: Reprodução / Twitter Esse fator pesou para que a entidade diminuísse a pedida pelos direitos de mídia. O acordo, porém, se o fechou somente com o SporTV. A Globo não apresentará o torneio.

O negócio mostra uma nova realidade para o esporte em relação ao mercado de Brasil. Depois de uma década de valores inflados por uma economia em alta pela execução de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos no país, o mercado entrou num fase de retração nos últimos meses. Faz 1 ano, como o calendário desportivo teve uma ressaca de megaeventos de as modalidades olímpicas, os esportes não sentiram tanto o conseqüência de a crise em as companhias de mídia. Neste ano, com os Mundiais voltando à pauta, a falta de eexibiçãona TV passou a ser um problema.

Depois de alguns anos com ampliação da concorrência de outros canais, o SporTV voltou a ser a “salvação” para os esportes. A emissora também transmite, neste final de semana, o segundo período da Copa do Mundo masculina de vôlei, direto italiano. O segundo esporte mais popular do país é o único que jamais perdeu espaço dentro da grade da emissora, tendo as principais competições apresentadas em 2017.

Na sua vez, o problema é que, no atual cenário, a Globo caminha sozinha. Não há nenhuma outra emissora que tenha a mesma entrega. Aí, o que era para ser uma parceira sempre positiva, acaba se modificando em um problema para agentes desportivos.

Assim como em o basquetebol , as duas partes em a negociação não revelaram os valores envolvidos. Os direitos do judô são válidos somente para este Mundial.

Fonte: maquinadoesporte-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Italy, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após basquetebol, Globo “salva” Global de judô
>>>>>Análise: Globo balança entre solução e problema – September 21, 2018 (maquinadoesporte-pt)
>>>>>>>>>Análise: Facebook torna audiência mais “cruel” – (maquinadoesporte-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Globo 0 60 ORGANIZATION 4 A Globo: 1, a Globo: 3
2 emissora 0 0 NONE 4 outra emissora: 2, a emissora: 1, A emissora: 1
3 país 60 0 NONE 3 um país estratégico: 1, o país: 2
4 SporTV 0 0 ORGANIZATION 3 o SporTV: 3
5 mercado 0 0 NONE 3 o mercado brasileiro: 1, o mercado: 2
6 modalidades 0 200 NONE 2 as modalidades: 2
7 valores 150 0 NONE 2 os valores envolvidos: 1, valores inflados: 1
8 FIJ 60 0 ORGANIZATION 2 a FIJ: 2
9 acordo 60 0 NONE 2 um acordo: 1, O acordo: 1
10 Jogos Olímpicos 0 0 PERSON 2 Jogos_Olímpicos: 2