Erdogan apoia a resolução de Özil de deixar seleção alemã

Por: SentiLecto

Recep Tayyip Erdogan disse nesta terça-feira o seu suporte na resolução do meia de Alemania Mesut Özil de abandonar a seleção alemã após a polêmica provocada por fotografias tiradas do jogador ao lado do líder político. Recep Tayyip Erdogan é o presidente de Turquia.

“Como muita gente, minhas raízes vão além de um país. Aumentei na Alemanha, mas minha história familiar tem suas raízes solidamente arraigadas na Turquia. Tenho dois corações, um alemão e outro turco”, adicionou.De acordo com uma porta-voz do governo de Alemania, a chanceler Angela Merkel respeita a resolução do jogador.”Como muita gente, minhas raízes vão além de um país. Aumentei na Alemanha, mas minha história familiar tem suas raízes solidamente arraigadas na Turquia. Tenho dois corações, um alemão e outro turco”, adicionou.Dias atrás, o presidente do Conselho Diretivo do Bayern de Munique e duas vezes finalista da Copa do Mundo, Karl-Heinz Rummenigge, classificou Grindel como incompetente. Hoje, foi a vez do ex-porta-voz da DFB, Harald Stenger, alegar em entrevista à emissora “ZDF” que o dirigente é “o pior presidente da história da federação”.

“Faz 1 dia, falei com ele. Não conseguem aceitar o fato de que tirou uma fotografia comigo. Suporte as afirmações de Mesut Özil”, declarou o presidente em declarações reproduzidas pelo canal “CNNTürk”.

Ontem, Özil publicou uma carta nas redes sociais na qual anunciava a aposentadoria do time nacional e justificava os motivos de ter aparecido ao lado de Erdogan, assinalado como ditador pela oposição, dias antes da votação presidencial na Turquia.

“A fotografia que tiramos não tinha intenções políticas. A verdade é que não encontrar o presidente teria sido desrespeitar as raízes de meus antepassados. Para mim, não interessava quem era o presidente, interessava que era o presidente”, declarou o jogador do Arsenal em um dos trechos da mensagem.

“Não é possível aceitar esta espécie de atitude racista para um jovem que derramou tanto suor pelo êxito da seleção de Alemania”, endossou Erdogan hoje, acusando que o fato provaria a ampliação do preconceito na Europa.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Turkey

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Erdogan apoia a resolução de Özil de deixar seleção alemã
>>>>>Turquia comemora decisão de Özil de deixar seleção alemã – July 23, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>Turquia comemora decisão de Özil de deixar seleção alemã – (clicrbs-pt)
>>>>>Angela Merkel homenageia Özil e diz que respeita aposentadoria da seleção – July 23, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Polêmica na Alemanha por decisão de Özil de abandonar seleção – July 23, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Maioria de turcos estão bem integrados na Alemanha, diz governo após comentário de Ozil sobre racismo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Com duras críticas à Federação alemã, Ozil anuncia aposentadoria da seleção – July 22, 2018 (gazetaesportiva-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 9 (tacit) eu: 8, mim: 1
2 presidente 0 0 NONE 4 o presidente: 4
3 raízes 0 0 NONE 4 minhas raízes: 2, raízes solidamente arraigadas: 2
4 fato 0 50 NONE 3 o fato: 3
5 a Turquia 0 0 PLACE 3 a Turquia: 3
6 foto 0 0 NONE 3 A foto: 2, uma foto: 1
7 Erdogan 0 0 PERSON 2 Erdogan: 2
8 Harald Stenger 0 0 PERSON 2 Harald_Stenger: 1, ele (referent: Harald_Stenger): 1
9 a Alemanha 0 0 PLACE 2 a Alemanha: 2
10 dois corações um alemão e outro turco 0 0 NONE 2 dois corações um alemão e outro turco: 2