Forjou-se Seleção Brasileira que luta pelo hexa em a dor e em a esperança

Por: SentiLecto

Uma mistura de promessas da geração 1992 e cascudos escolados pelo fracasso de 2014 maneira o DNA da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018. Tite, talvez sem perceber, montou um time que chega à Rússia com um Mundial chicoteado nas costas mmisturadopor jovens com ficha dourada nos arquivos das categorias de base dbrasileiros.

O melhor exemplo dessa carga genética verde e amarela está em Alisson, Casemiro, Neymar e Philippe Coutinho. Faz 9 anos, o quarteto estava junto em o Mundial Sub-17 em a Nigéria. Naquela ocasião, a Seleção caiu no primeiro período, em uma das campanhas mais fracas da base até hoje, mas as promessas da época se confirmaram.

Coutinho, Neymar e Alisson, aliás, jogam juntos pela Seleção há uma década. Faz 10 anos, o trio recebeu junto a primeira convocação. Tinham ainda 15 anos e conquistaram a Copa Internacional Mediterrâneo, em Barcelona.

O nome do técnico da Áustria sintetiza o que é jogar contra o Brasil hoje #BRAxAUS #Coutinho #Neymar pic.twitter.com/X4PKzEziPK

Na sábado 02 de junho depois de uma viagem tranquila de trem, a Seleção Brasileira já estava em Liverpool para o amistoso de domingo contra a Croácia. O deslocamento havia sido feito em uma hora e quarenta minutos, e os integrantes da comissão haviam ocupado dois vagões da primeira classe.

— A gente teve essa experiência de aumentar juntos na base da Seleção, de ter identificação um com o outro e com a camisa. Auxilia bastante nesses momentos . Tanto que o Neymar e o Coutinho têm uma relação bastante próxima há muito tempo. O que torna a história ainda mais bela — lembra-se Alisson.

Os próprios jogadores valorizam a química instituída por Tite, de uni jovens com folha corrida nas seleções de base com veteranos. A aposta é de que a junção da experiência em uma Copa com a vitalidade madura de jogadores na casa dos 25 anos deixou a Seleção vacinada para encarar o desafio na Rússia.

— Sem dúvida, hoje estamos no momento perfeito, somos jovens com muita disposição e também com uma certa rodagem jogando Libertadores e Liga dos Campeões. Chegamos com uma bagagem. A Seleção tem os mais experientes, nós, jovens com alguma experiência, e os mais novos, começando a carreira. Todos em alto nível. Isso é o mais importante para a gente para fazer uma bonita campanha — reforça o goleiro.

Acesse e cheque as últimas notícias da Copa na página especial Vai, Brasil

O mais jovem, no caso, é Gabriel Jesus, 21 anos, o caçula em todos os sentidos. Faz 2 anos, o centroavante ascendeu como um foguete a o brilhar em a Olimpíada e emendar com a estreia repleta de gols em o time de Tite. O outro caso fora da curva nesta Seleção é o de Miranda, um dos líderes e o mais velho do grupo, ao lado de Thiago Silva e Fernandinho, com 33 anos. O zagueiro jamais passou por qualquer seleção de base. Estreou direto na principal.

Em todo o grupo, somente outros quatro jogadores tiveram a mesma trajetória de Miranda: Chamaram-se Geromel Taison Paulinho e Firmino geromel, Taison, Paulinho e Firmino jamais para seleções de base. Chamou-se Firmino até uma vez, para a sub-20, mas o Hoffenheim não o liberou. O Hoffenheim é time que defendia na época.

Todos os demais convidados tiveram experiências nas seleções de base. Faz 4 anos, Fernandinho, aliás, teve entre os guris e também Sua folha corrida é grande. Inicia pelo gol que deu ao Brasil o título do Mundial Sub-20 de 2003, contra a Espanha.

Do outro lado, de vermelho, estava Iniesta, esse uma prova de que apostar na base e depois extrair a experiência desses jogadores na seleção é o meio percurso para o êxito.

Alisson – Faz parte de seleções de base desde os 15 anos, assim como Neymar e Coutinho.

Ederson – Saiu cedo do Brasil, aos 16 anos, para jogar em clubes pequenos de Portugal. Foi convidado pela primeira vez aos 21 anos, para a seleção pré-olímpica.

Cássio – Fez parte da seleção sub-20 no Sul-Americano e no Mundial, dm 2007. Na época, ganhou a posição murciana, irmão de Alisson.

Thiago Silva – É o mais rodado da Seleção. Vai para a terceira Copa do Mundo e esteve em duas Olimpíadas .

Miranda – Jamais esteve nas seleções de base e, aos 33 anos, faz a estreia em uma Copa.

Marquinhos – Foi convidado para seleções de base, mas outro que saiu cedo do país. Faz 5 anos, se o chamou, para o Sul-Americano, mas a Roma não o liberou.

Geromel – Saiu com 17 anos do Brasil e fez carreira na Europa. Só passou a ser reconhecido ao ser garimpado pelo Grêmio no Mallorca-ESP, em 2014.

Danilo – Fez parte da seleção sub-20 campeã sul-americana, ao lado de Neymar, e global, ao lado de Coutinho, em 2011.

Fagner – Esteve na mesma seleção sub-20 de Cássio no Sul-Americano de 2007.

Marcelo – É outro da seleção sub-20 de 2007.

Filipe Luís – Participou do Mundial sub-20 em 2005. Logo depois, foi vendido pelo Figueirense para o Ajax e fez carreira na Europa.

Casemiro – Faz parte da geração 1992, ao lado de Alisson, Neymar e Coutinho. Disputou o Mundial Sub-17 ainda chamado pelo cognome, Chicão.

Fernandinho – Fez o gol do título na conquista do Mundial Sub-20 em 2003. Voltou com Mano Menezes, entre 2011 e 2012, e Faz 4 anos, garantiu lugar em o último amistoso antes de a convocação final.

Renato Augusto – Outro com carteirinha na CBF. Faz 11 anos, esteve em a seleção sub-20, com Marcelo e Cássio.

Fred – Foi convidado para o Sul-Americano Sub-20 em 2013, no qual a seleção ficou de fora da período final e do Mundial.

Willian – Mais um que esteve na seleção sub-20 de 2007.

Philippe Coutinho – Tem uma década de Seleção Brasileira, apesar dos 26 anos completados ontem.

Neymar – Assim como Coutinho e Alisson, vive a seleção desde os 15 anos.

Douglas Costa – Faz parte de seleções de base desde os 15 anos. Faz 9 anos, esteve em o Sul-Americano e em o Mundial Sub-20, em 2009.

Taison – É um dos cinco que tiveram a primeira convocação direto na principal.

Gabriel Jesus – O caçula despontou na seleção na conquista do ouro, na Rio 2016.

Firmino – Foi convidado para o Mundial Sub-20 de 2011, mas o Hoffenheim, seu clube na época, não o liberou. Assim, estreou direto na principal.

Copa do Mundo 2018: questões e respostas sobre a abertura, jogos e seleções

A Seleção goleou a Áustria por 3 x 0 neste domingo, no último amistoso antes da Copa do Mundo 2018. Faz 4 dias, a partida aconteceu em Viena, exatamente antes de o time de Tite estrear em o Mundial em o dia 17,. Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho foram os destaques da partida. Na internet, muitas pessoas reagiram aa boa performance brasileiro com memes. Cheque alguns:

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Spain, Russian Federation, Italy, Brazil

Cities: Rome, Barcelona

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Forjou-se Seleção Brasileira que luta pelo hexa em a dor e em a esperança
>>>>>Os memes da goleada do Brasil sobre a Áustria – June 10, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>No último teste antes da Copa, Brasil goleia a Áustria em Viena – June 10, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Seleção Brasileira encerra preparação em Londres e viaja para enfrentar a Áustria – June 08, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coordenador da CBF mantém proibição a cultos religiosos na concentração da Seleção Brasileira – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Willian adota discurso humilde e se diz pronto para Copa – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Para Pelé, Seleção Brasileira ainda não tem um “time certo” – June 07, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seleção se reapresenta nesta terça-feira e Tite deverá ter grupo completo – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>PREPARAÇÃO : Neymar será titular em Viena – June 08, 2018 (diariodamanhapelotas-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Tite escala Neymar como titular; Fred se machuca após pancada de Casemiro – June 07, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Manchester United oficializa a contratação do brasileiro Fred – June 05, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Manchester United anuncia contratação de Fred – June 05, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>SELEÇÃO : Inflamação no joelho de Renato Augusto – (diariodamanhapelotas-pt)
>>>>>>>>>>>>>Neymar será titular contra Áustria em último amistoso do Brasil antes da Copa – June 09, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Experiência e nova chance após 7 a 1: conheça melhor Thiago Silva – June 08, 2018 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Neymar faz golaço e Brasil vence Áustria no último jogo pré-Copa – (clicrbs-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Mundial 0 0 OTHER 5 um Mundial chicoteado: 1, o Mundial: 4
2 Seleção 150 70 ORGANIZATION 4 a Seleção: 2, A Seleção: 1, a Seleção vacinada: 1
3 nós 0 0 NONE 4 nós: 1, (tacit) nós: 3
4 Tite 0 0 PERSON 3 Tite: 3
5 base 0 0 NONE 3 a base: 2, base: 1
6 jovens 0 0 NONE 3 jovens: 3
7 caso 0 25 NONE 2 O outro caso: 1, o caso: 1
8 experiência 140 0 NONE 2 essa experiência: 1, alguma experiência: 1
9 último 140 0 NONE 2 o último amistoso: 2
10 principal 100 0 NONE 2 a principal: 2