JosepGuardiola0525.jpg

Guardiola lamenta “dia bastante triste para a democracia” na Catalunha

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Pep Guardiola

O técnico Josep Guardiola, do Manchester City, que “É um dia bastante triste para a democracia, alegou que este sábado foi “um dia bastante triste para a democracia”, após o anúncio do governo de Espanha de pedir ao Senado a destituição do governo catalão de Carles Puigdemont. Pensava que isso no século XXI já não ocorreria, mas infelizmente ocorreu”, lamentou Guardiola durante a coletiva de jornalismo pós-vitória do City sobre o Burnley , pela 9ª rodada do Campeonato Inglês.

“Encontraremos obstáculos, pois o oponente joga em casa, mas de fato é uma partida onde a responsabilidade maior é nossa e não podemos tropeçar”, declarou o de Portugal José Mourinho, comandante do Manchester United.

Na sexta-feira 22 de setembro o técnico de Espanha Pep Guardiola não havia escondido o desinteresse na Copa da Liga, nesta sexta-feira, revelando que o torneio obrigava o Manchester City a “desperdiçar muita energia” por um troféu pouco prestigioso.

Josep Guardiola i Sala, conhecido como Pep Guardiola é um ex-futebolista e treinador espanhol.

“A única coisa que desejávamo era votar e qualquer abaixo-assinado do povo é mais importante que qualquer lei, até mesmo que a Constituição. É um dia bastante triste para toda a Europa”, continuou. O governo de Madri vê como ilegal o plebiscito catalão.

A constituição é um conjunto de regras que regem um Estado, que pode ser ou não codificada como um documento escrito, que enumera e restringe os poderes e funções de uma entidade política.

Guardiola recordou que é importante “não haver violência” nas ruas da Catalunha após a resolução do governo espanhol.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou neste sábado que pedirá ao Senado a destituição da totalidade do governo regional catalão, presidido por Carles Puigdemont e seu vice-presidente Oriol Junqueras, e pretende convidar votações “num fase máximo de seis meses a contar da aprovação do texto pelo Senado”.

Na sua vez, no domingo ocorrem dois choques interessantes. O Tottenham, que tem 17 pontos e pretende encostar no primeiro pelotão, recebe o Liverpool, que tem 13 pontos, no Estádio Wembley, em Londres. Já o Arsenal, que faz uma temporada de recuperação e aparece com 13 pontos, visita o Everton, que vem desapontando com oito pontos, no Estádio Goodison Park, em Liverpool.

Na terça-feira, depois da triunfo por 2 a 1 sobre o Napoli, pela Liga dos Campeões, Guardiola dedicou a vitória a Jordi Sánchez e Jordi Cuixart, líderes de organizações civis indenpendentistas presos por sedição.

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Guardiola lamenta “dia bastante triste para a democracia” na Catalunha
>>>>>City recebe o Burnley para manter liderança isolada do Inglês – (gazetaesportiva-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Josep Guardiola 40 250 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: O técnico Josep_Guardiola de o Manchester_City que): 4, O técnico Josep_Guardiola de o Manchester_City que: 1, Josep_Guardiola: 1
2 Guardiola 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Guardiola): 1, Guardiola: 3
3 pontos 0 0 NONE 4 oito pontos: 1, 13 pontos: 2, 17 pontos: 1
4 Liverpool 0 0 PLACE 3 o Liverpool: 2, Liverpool: 1
5 Tottenham 0 0 ORGANIZATION 3 O Tottenham e: 2, (tacit) ele/ela (referent: O Tottenham e): 1
6 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
7 Everton 0 100 ORGANIZATION 2 o Everton: 2
8 qualquer lei 0 80 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: qualquer lei): 2
9 democracia 80 0 NONE 2 a democracia: 2
10 A constituição 0 0 OTHER 2 A constituição: 1, (tacit) ele/ela (referent: A constituição): 1