GustavoKuertenFrenchOpen2005.jpg

Guga recebe celebração pelos 20 anos do primeiro título em Roland Garros

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Gustavo Kuerten French Open 2005

Faz 20 anos, o brasileiro Gustavo Kuerten derrotava o espanhol Sergi Bruguera por sonoros 3 sets a 0, parciais de 6-3, 6-4 e 6-2, em o dia 8 de junho de 1997, e conquistava seu primeiro título de Roland Garros na história. O catarinense recebeu uma celebração de homenagem nesta quinta-feira em Paris e, no domingo, antes da grande final masculina de simples, irá receber seu anel do Hall da Fama do tênis.

Gustavo Kuerten, conhecido como Guga, cognome afetivo habitual no Brasil para o prenome Gustavo, é um ex-tenista profissional brasileiro, condecorado com posição no Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais .

“Para mim, isso é uma coisa que quando comecei a jogar, eu não imaginava quando era criança. É uma chance massiva e um presente que recebi na minha vida e gostaria de agradecer”, alegou Guga durante coletiva nesta quinta.

Boris Facund Becker é um ex-jogador profissional de tênis e ex-número um mundial.

— Boris Becker 8 de junho de 2017

Aos 20 anos, o tenista de Brasil assombrou o mundo do esporte ao conquistar o Grand Slam no saibro francês. ”Vim pra cá para ganhar uma partida. Jamais tinha passado da segunda rodada. Hoje posso contar como foi, mas não posso explicar. Estava de algum jeito preparado. Eu era jovem então estava bastante contente. Em 99 eu vim como favorito, mas em 97 eu descobria mundos novos a cada dia e na final eu vi que podia ser parte daquilo”, completou.

Além do anel de Hall da Fama que vai receber no domingo, o brasileiro também recebeu nesta quinta-feira uma jaqueta e uma placa com o piso de Roland Garros. Nomes como Boris Becker e John McEnroe estiveram presentes.

Por outro lado, a partir das 20h30, o monumento carioca, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil, receberá a iluminação que envia à camiseta do tenista.“Há 20 anos um jovem tenista de Brasilde Brasil estourou no cenário internacional em Paris, derrotando em seu percurso dois ex-campeões para conquistar o título de 1997 do Aberto da França. Seria o primeiro de seus três títulos em Roland Garros”, recordou a FFT, em nota.Faz 3 meses, se produziu o vídeo que pode ser assistido em o YouTube,, em Florianópolis a partir de entrevistas com o próprio Guga, com Alice o irmão Rafael, além de amigos. Alice é sua mãe. Faz 1 mês, arremessou se o documentário em a véspera de o começo de Roland Garros, em o fimEu comemoro em todos os anos. Nesse ano, a coincidência do número redondo tem uma observação especial. Foi a primeira vez que fui rever aquele momento de festa. Eu sempre vejo jogos, alguma coisa das partidas, as reportagens da época. Mas parei para ver como foi que me relacionei com o momento de ganhar o título. E é algo bastante insólito. Eu vejo aquele menino e penso: não é possível. É cada vez mais inimaginável pensar naquilo conforme o tempo passa. A gente compreende melhor as circunstâncias hoje. A minha real habilidade, naquele momento, estava a anos luz de distância de ganhar nas oitavas ou nas quartas de final, quanto mais o torneio completo. Aquilo antecipou três anos da minha carreira, era algo que teria que ter ocorrido lá na frente. Em 14 dias, parecia que cada 24 horas se transformavam em seis meses de aprendizado, que era preciso colher para levar para a próxima partida.

Na segunda-feira 29 de maio Há vinte anos, em 1997, Gustavo Kuerten ganhava o primeiro dos seus três títulos de Roland Garros conquistados na carreira. Para festejar a data, um documentário sobre o feito de Guga havia sido produzido pela Federação Francesa de Tênis em parceria com a organização do torneio.

Fonte: gazetaesportiva-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: France

Cities: Paris

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Guga recebe celebração pelos 20 anos do primeiro título em Roland Garros
>>>>>Cores do uniforme de Guga serão projetadas no Cristo Redentor – June 07, 2017 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>20 anos: relembre a vitória lendária de Guga no Roland Garros – (noticiasaominuto-pt)
>>>>>Cristo Redentor terá iluminação especialem homenagem a Guga – (noticiasaominuto-pt)
>>>>>”Eu ultrapassei 300 páginas do tênis em duas semanas”, conta Guga sobre título de Roland Garros – (clicrbs-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 100 0 NONE 18 eu: 2, (tacit) eu: 10, mim: 1, Eu: 4, me: 1
2 Gustavo Kuerten 115 25 PERSON 5 Gustavo_Kuerten: 2, (tacit) ele/ela (referent: o brasileiro Gustavo_Kuerten): 1, o brasileiro Gustavo_Kuerten: 1, o prenome Gustavo: 1
3 era 90 0 NONE 3 era criança: 1, era jovem: 1, era: 1
4 Boris Becker 60 0 PERSON 3 Boris_Becker: 2, Boris_Facund_Becker: 1
5 tenista 110 0 NONE 2 o tenista brasileiro: 1, um jovem tenista brasileiro: 1
6 Guga 0 0 PERSON 2 Guga: 2
7 Hall da Fama 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Hall_da_Fama): 1, Hall_da_Fama: 1
8 Paris 0 0 PLACE 2 Paris: 2
9 Roland Garros 0 0 PERSON 2 Roland_Garros: 2
10 brasileiro 0 0 NONE 2 brasileiro: 1, o brasileiro: 1