Jornais de Belgica falam em represália de 2002, amistoso cancelado pelo Brasil por medo e criticam Neymar

Por: SentiLecto

“As cinco estrelas da camisa não vão auxiliar o Brasil na sexta-feira. Somente o que ocorrerá naquele momento”. Essa é uma das frases que abre a matéria sobre o retrospecto de Bélgica e Brasil no site do jornal Het Laatste Nieuws, um dos diários de maior tiragem que circulam em terras belgas. E, de certa maneira, reflete o sentimento que é retratado no jornalismo local antes do jogo entre as duas seleções pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Fora da Copa, duas seleções fizeram três amistosos. O primeiro jogo não traz muitas lembranças e até um pequeno trauma. O ano era de 1963. Em amistoso disputado em Bruxelas, os anfitriões golearam o Brasil por 5 a 1, em uma das derrotas mais “volumosas” da seleção .

Na quinta-feira 28 de junho brasil e México haviam sido os primeiros colocados em suas respectivas Eliminatórias. Depois de passar do período de grupos, as duas seleções latino-americanas se enfrentavam na em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. há três detalhes para ficar de olho na partida.

Neymar: jogador que mais ficou no chão e mais errou passes

“Não assombrará ninguém, mas neste não há um único jogador que esteja mais no chão do que Neymar.” Essa é a abordagem do jornal de Belgica Het Nieuwsblad sobre o craque brasileiro. O diário menciona uma pesquisa que coloca Neymar como o jogador que mais errou passes e teve o maior tempo caído no gramado nesta Copa do Mundo. “Com os movimentos comuns de rolamento depois. Isso não vai ser diferente contra os Diabos Vermelhos”.

Seleção Brasileira teria rejeitado amistoso “por medo”

Outra notícia interessante do Het Nieuwsblad é que o duelo entre as duas equipes quase aconteceu no mês passado. O jornal menciona que um dirigente chegou a marcar o amistoso para junho — época de preparação para o Mundial — no estádio de Wembley, já que a Seleção estava fazendo a sua preparação em Londres. A federação de Belgica consentiu, mas a brasileira não. O dirigente de Belgica declarou: “Por medo dos belgas”. Um dirigente de Brasil comentou: “Devido a problemas na chefia da federação brasileira”.

Sem muito costume em Copas, por que a Seleção da Bélgica é tão comentada?

O trauma de 2002 e a “hora de represália”

Como era esperado, o  Het Laatste Nieuws também relembrou a arbitragem polêmica no jogo entre as duas seleções na Copa do Mundo de 2002. Quando o placar ainda estava 0 a 0, na época, o Marc Wilmots fez um gol de cabeça para os belgas, mas o juiz Peter Prendergast marcou falta do jogador. O Het Laatste Nieuws declarou que aquele era a “geração mais fraca de todas”, até porque somente oito desportistas atuavam no exterior e o técnico já havia acertado a sua saída após o Mundial. “Se os costurou nós” e “hora de represália” foram alguns termos utilizados para explicar o trauma e a vontade de dar a volta por cima.

Otimismo do dirigente da federação…

Uma entrevista do jornal com o vice-presidente da federação belga de futebol, Bart Verhaeghe, realça que “as possibilidades são de 50 a 50″ entre as duas seleções. Com a hashtag #RedTogether, o dirigente pede aos belgas que sejam tão ambiciosos quanto os jogadores, já que a Copa do Mundo não tem sido favorável com aspreferidass. “Estou cumprido, mas não satisfeito. Vamos agora tentar ir mais longe, para fazer melhor “.

E do técnico…

Roberto Martínez também mostrou otimismo na entrevista com o Het Laatste Nieuws: “Se formos bons, vamo ter uma grande possibilidade”. Roberto Martínez é o treinador da seleção. Após o triunfo de virada contra o Japão, ele alegou também que o jogo na sexta-feira vai ser bastante melhor. “Mais setenta minutos como esses e o Brasil vai receber os diabos vermelhos de outra maneira”,ele alegou Admitindo o apagão da equipe durante os 20 minutos iniciais do segundo tempo, Admitindo o apagão da equipe durante os 20 minutos iniciais do segundo tempo, ele alegou: “mais setenta minutos como esses e o Brasil vai receber os diabos vermelhos de outra maneira”..

Suprimida precocemente no período de grupos, a equipe de Alemania se despediu da edição russa com um total de 226 gols após os dois marcados no triunfo de virada por 2 a 1 sobre a Suécia, na segunda rodada.A caça contra Neymar já acontece desde o primeiro jogo do Mundial 2018. Na estreia contra a Suíça, o jogador padeceu 10 faltas na estreia, número recorde nos últimos vinte anos na Copa do Mundo. Faz 20 anos, a última vez que um jogador recebeu tantas faltas foi, com o atacante inglês Alan Shearer sendo alvo de 11 faltas em o jogo diante da Tunísia.

E do próprio jornal

O clima de otimismo vai além das entrevistas. Em a matéria sobre as chances de título de a Copa , por exemplo , o Het Laatste Nieuws evidencia a possibilidade de surpresa. “Se o declara as vezes que com estatísticas você pode confirmar tudo. Mas não seria futebol, os estatísticos não teriam que estar errados. A seleção de Rusia de futebol jamais pensou que chegaria àofperíodode grupos, mbastantemenos que mandaria os espanhóis de volta à Costa del Sol.”

Repercussão de notícias de Brasil na Bélgica

Além disso, o diário também tem se atentado das notícias sobre o jogo que estão repercutindo no Brasil. Desde uma previsão do tempo que falava em “chuva de gols” no jogo entre as seleções até uma notícia que mencionava que Thierry Henry é “uma inspiração para os belgas e um pesadelo para os brasileiros”, os belgas também estão atenciosos ao momento decisivo de sua Seleção.

Agora em 2018, Neymar e Companhia tem a missão de garantir mais um triunfo sobre os Belgas. Pra cima deles, Brasil!

Leia Mais

Bélgica finalizadora, Rússia faltosa e Brasil marcador: veja as estatísticas da Copa

Sem muito costume em Copas, por que a Seleção da Bélgica é tão comentada?

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Belgium, United Kingdom, Russian Federation, Brazil

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Jornais de Belgica falam em represália de 2002, amistoso cancelado pelo Brasil por medo e criticam Neymar
>>>>>Brasil x Bélgica reeditam oitavas de final da Copa de 2002 nas quartas de final da Copa 2018 – July 02, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Brasil vence México por 2-0 e está nas quartas de final da Copa – July 02, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Colegas de Neymar no PSG brilham na Copa do Mundo – July 01, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Quais as seleções o Brasil pode ter pela frente se vencer o México pela Copa do Mundo – June 29, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Após 36 anos, Copa do Mundo fica sem seleção da África na segunda fase – June 28, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Copa do Mundo: veja os confrontos já definidos das oitavas de final – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Canarinho Pistola vira figurinha em atualização do álbum da Copa do Mundo – June 26, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Os confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo – June 29, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Médico confia na recuperação de Marcelo para oitavas de final – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Messi marcou o 100º gol da Copa; veja como está a média do torneio – June 26, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cai-cai? Neymar lidera estatísticas de finalizações e dribles na Copa do Mundo – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Marcelo participa normalmente do último treino antes da decisão com o México – July 01, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Marcelo faz trabalho de fisioterapia e fica fora de treino da seleção – June 29, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Treino físico, conversa com o professor e ainda sem Marcelo – June 29, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Onde atuam os jogadores do México – June 28, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Seleção Brasileira bate recorde de lesões em uma Copa – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Recuperação de Marcelo é dúvida do Brasil contra o México – June 30, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Marcelo sente lesão e é substituído; catarinense Filipe Luís é a opção para a lateral esquerda – June 27, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Marcelo sofreu “espasmo na coluna”, informa CBF – June 27, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Danilo é liberado e pode ser relacionado contra o México; Marcelo é dúvida – June 30, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Lesões de Marcelo, Danilo e Douglas Costa trazem à tona nova preocupação a Tite – June 28, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Marcelo não treina, mas deve encarar o México nas oitavas da Copa do Mundo – June 29, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Neymar aparece de visual novo para jogo do Brasil contra o México – July 02, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Com Neymar 100%, Brasil aposta em crescimento para superar México nas oitavas da Copa – July 01, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>COPA 2018 : Brasil vence a Sérvia e vai enfrentar o México – (diariodamanhapelotas-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Veja como será a preparação do Brasil antes do jogo contra o México – June 28, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>México tem um desfalque e reforço ‘mental’ para enfrentar o Brasil – June 28, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Novo visual de Neymar chama atenção no desembarque da Seleção Brasileira – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Técnico promete México no ataque contra o “melhor do mundo” Brasil – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Brasil ultrapassa Alemanha na artilharia da história da Copa do Mundo – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Neymar comanda, Brasil vence México e vai às quartas da Copa do Mundo – (clicrbs-pt)
>>>>>Com mais seis faltas sofridas, Neymar dispara como o mais caçado da Copa – July 02, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>”Tem mais cortes de cabelo na Copa que gols”, diz argentino “Olé” sobre Neymar – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>Neymar é eleito melhor do jogo e dispara contra os mexicanos: “Falaram muito antes e foram embora pra casa¿ – July 02, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>Às vésperas do duelo contra a Seleção, jogadores mexicanos descolorem os cabelos – July 02, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>”Queremos faltar ao respeito com Brasil vencendo”, afirma Talavera – June 29, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Adversário do Brasil, México retoma atividades após classificação – June 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’Ele gosta muito de se jogar’, diz Guardado sobre Neymar – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Aeroméxico dá desconto, camisas e faz festa para sul-coreanos – June 29, 2018 (maquinadoesporte-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Alemanha tenta quebrar maldição enfrentando Coreia do Sul, que espera milagre – June 26, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Atual campeã, Alemanha tenta classificação em cima da Coreia do Sul – (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Federação afirma que Löw seguirá como técnico da Alemanha após a Copa – (clicrbs-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 jogador 0 255 NONE 7 um jogador: 1, um único jogador: 2, o jogador: 3, jogador: 1
2 o Brasil 0 0 PLACE 6 o Brasil: 3, (tacit) ele/ela (referent: o Brasil): 1, Brasil: 2
3 Roberto Martínez 100 0 PERSON 5 ele (referent: Roberto_Martínez): 2, Roberto_Martínez (apposition: O treinador de a seleção): 1, (tacit) ele/ela (referent: Roberto_Martínez): 2
4 seleções 70 0 NONE 5 as duas seleções latino-americanas: 1, as seleções: 1, duas seleções: 1, as duas seleções: 2
5 os belgas 25 0 ORGANIZATION 5 os belgas: 5
6 nós 230 0 NONE 4 (tacit) nós: 3, Nós: 1
7 dirigente 160 0 NONE 4 um dirigente: 1, um dirigente brasileiro: 1, o dirigente belga: 1, o dirigente: 1
8 Het Laatste Nieuws 0 0 ORGANIZATION 4 o Het_Laatste_Nieuws: 2, O Het_Laatste_Nieuws: 1, (tacit) ele (referent: o Het_Laatste_Nieuws): 1
9 Neymar 0 0 PERSON 4 Neymar jogador e: 1, Neymar: 3
10 jogo 0 0 NONE 4 O primeiro jogo: 1, o jogo: 3