Jornalismo acusação acordo entre Fifa e Catar antes do anúncio da sede da Copa de 2022

Por: SentiLecto

Um novo escândalo pode manchar o processo de atribuição da sede da Copa do Mundo de 2022 no Catar, depois da publicação neste domingo no Sunday Times britânico de um contrato secreto entre a Fifa, que caso o Catar fosse selecionado como sede do Mundial, esse contrato, fechado em 2010, no fim da campanha de candidaturas para acolher a Copa de 2022, segundo documentos divulgados pelo jornal britânico, admirava especialmente o pagamento de 100 milhões de dólares a uma conta da Fifa , o que acabou ocorrendo, e a emissora Al Jazeera, propriedade de Doha, três semanas antes da eleição.

De acordo com o jornal britânico, a soma paga sob o título de direitos de transmissão em TV é cinco vezes maior do que para acordos anteriores no Catar.

Na quarta-feira 20 de fevereiro a Seleção Brasileira Feminina havia concluído mais uma etapa de preparação para a Copa do Mundo na manhã desta quarta-feira, em Itu, no interior de São Paulo. Com atividades abertas àoijornalismo 16 adesportistase haviam estadoem campo, entre elas a atacante do São Paulo Cristiane, que na última terça-feira f havia sidoacometida por uma forte gripe.

Faz 9 anos, o Catar derrotou países como Estados Unidos, Coreia do Sul ou Japão em a briga para acolher a Copa do Mundo, em dezembro de 2010.

Em 2010, somente 21 dias antes da escolha do país que receberia o torneio, o emirado do Oriente Médio dez uma oferta secreta para transferência da quantia de US$ 400 milhões , ainda de acordo com o veículo de comunicação.

Segundo o Sunday Times, o Catar pagou 480 milhões dólares à Fifa três anos depois por um segundo contrato de direitos televisivos.

Na época, a Al Jazeera era propriedade do emir do Catar, grande patrocinador da candidatura de seu país à Copa do Mundo de 2022.

“Por outro lado, a Fifa exibiu uma acusação na Procuradoria Geral da Suíça e o processo segue em andamento. A Fifa colabora e vai continuar colaborando com as autoridades”, continuou a entidade que rege o futebol internacional.

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Jornalismo acusação acordo entre Fifa e Catar antes do anúncio da sede da Copa de 2022
>>>>>Catar fez pagamento secreto de US$ 880 milhões à Fifa por Copa, diz jornal – March 10, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Fifa 180 0 ORGANIZATION 7 a Fifa: 3, (tacit) ele/ela (referent: A Fifa): 2, (tacit) ele/ela (referent: a Fifa): 1, A Fifa: 1
2 Catar 40 0 ORGANIZATION 5 o Catar: 5
3 o Sunday_Times britânico de um contrato secreto 90 0 OTHER 3 o Sunday_Times britânico de um contrato secreto: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Sunday_Times britânico de um contrato secreto): 2
4 entidade 0 0 NONE 2 a entidade: 2
5 jornal 0 0 NONE 2 o jornal britânico: 2
6 um novo escândalo 0 72 NONE 1 Um novo escândalo: 1
7 a briga 0 40 NONE 1 a briga: 1
8 países 0 40 NONE 1 países: 1
9 16 atletas 80 0 NONE 1 16 atletas: 1
10 atividades abertas 80 0 NONE 1 atividades abertas: 1