Nuvolaappsknewsticker.png

Pagamento feito por Tóquio 2020 gera suspeita de suborno, declara “The Guardian”

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

A candidatura de Tóquio aos Jogos Olímpicos de 2020 – que acabou vencendo a disputa para acolher-los – depositou 1,03 milhão de libras em uma conta corrente relacionada com o Comitê Olímpico Internacional , o queergueuu dúvidas sobre o processo de escolha, informou nesta quarta-feira o jornal “The Guardian”. Durante o processo, a candidatura do país fez o depósito em uma conta ligada a Massata Diack, filho do senegalês Lamine Diack, ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo e membro do Comitê Olímpico Internacional de 19, que segundo o “Guardian”, as transações estão sendo investigadas pela polícia francesa, 99 a 2013.

A conta bancária em Cingapura era gerenciar por Ian Tan Tong Han. Ele atuou como consultor da Athlete Management and Services, uma subsidiária da Dentsu com base em Lucerna e que tinha aval da IAAF para negociar acordos comerciais.A Justiça francesa também examina o pagamento feito pelos japoneses. O “Guardian” assinala que a revelação põe sob suspeita a escolha japonesa como sede dos próximos Jogos Olímpicos de Verão.

O Comitê Olímpico Japonês encarna o Japão nos acontecimentos e temas relacionados ao Movimento Olímpico.

Perguntado sobre o pagamento, concluído assim que Tóquio conquistou o direito de acolher os Jogos de 2020, o Comitê Olímpico Japonês declaroue que sua equipe dejornalismoa estava “de férias e que não podia responder”.

Tóquio, literalmente “capital do Leste”), oficialmente Metrópole de Tóquio, é a capital e uma das 47 províncias do Japão.

“O Comitê Organizador de Tóquio 2020 não tem como saber se estas denúncias são certas. Acreditamos que Tóquio ganhou os Jogos porque exibiu a melhor candidatura”, alegou Hikakiro Ono, porta-voz do Comitê.

A escolha de Tóquio pelo COI ocorreu em 7 de setembro 2013 em Buenos Aires. A candidatura da capital japonesa superou as concorrentes Madri e Istambul.

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Argentina

Cities: Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pagamento feito por Tóquio 2020 gera suspeita de suborno, declara “The Guardian”
>>>>>Tóquio-2020 transferiu R$ 5,1 mi a conta ligada a cartola, diz jornal – May 11, 2016 (noticiasaominuto-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Comitê 60 40 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: O Comitê_Olímpico_Japonês): 1, O Comitê_Olímpico_Japonês: 1, o Comitê_Olímpico_Japonês: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Comitê_Olímpico_Japonês): 1, O Comitê_Organizador_de_Tóquio: 1
2 Tóquio literalmente capital de o Leste 0 0 PLACE 3 Tóquio literalmente capital de o Leste: 1, Tóquio: 2
3 Guardian 0 0 ORGANIZATION 2 O Guardian: 1, o Guardian: 1
4 Lucerna 0 0 PERSON 2 Lucerna: 2
5 filho de o senegalês Lamine_Diack ex-presidente de a Federação_Internacional_de_Atletismo e membro de o Comitê_Olímpico_Internacional de 19 0 0 PERSON 2 filho de o senegalês Lamine_Diack ex-presidente de a Federação_Internacional_de_Atletismo e membro de o Comitê_Olímpico_Internacional de 19: 1, (tacit) eles/elas (referent: filho de o senegalês Lamine_Diack ex-presidente de a Federação_Internacional_de_Atletismo e membro de o Comitê_Olímpico_Internacional de 19): 1
6 férias 0 0 NONE 2 férias: 2
7 pagamento 0 0 NONE 2 o pagamento: 1, o pagamento feito: 1
8 saber se estas acusações 70 50 NONE 1 saber se estas acusações: 1
9 a melhor candidatura 100 0 NONE 1 a melhor candidatura: 1
10 o direito 80 0 NONE 1 o direito: 1