BachCOI.jpg

Paris e Los Angeles esperam confirmação do COI, abalado pela Rio-2016

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – BachCOI

Paris vai acolher os Jogos Olímpicos de 2024 e Los Angeles de 2028, mas o que parecia ser um encontro tranquilo do Comitê Olímpico Internacional para formalizar as sedes das próximas Olimpíadas se movimentou com as suspeitas de corrupção nos Jogos do Rio-2016.

Diferentemente das últimas eleições, Lima esperava somente festas com o encontro que definirá os organizadores dos Jogos de 2024 e 2028. Pela primeira vez, o COI definiu atribuir dupla eleição após as desistências de Hamburgo, Budapeste, Boston e Roma para coordenar os jogos.

Estas cidades cederam aos pedidos dos cidadãos, inconformados com os valores envolvidos para coordenar as competições e cujo herança das obras não compensa, segundo suas populações.

A última edição dos Jogos deixou elefantes brancos que os cariocas não podem desfrutar. A maior herança é a suspeita de corrupção, que ameaçar deixar o COI com os cabelos em pé.

Thomas Bach é um ex-campeão olímpico alemão de esgrima e atual presidente do Comitê Olímpico Internacional, posição para o qual foi eleito durante a 125ª Sessão do COI, em Buenos Aires, Argentina, em 2013.

O presidente Thomas Bach mencionou que a dupla designação dos Jogos Olímpicos poderia ter estado na agenda desde dezembro do ano passado e lamentou que o processo de licitação tenha produzido perdedores demais.

Por outro lado, além disso, também foi pensado um processo grande de integração do esporte na vida cotidiana e nas escolas, e em acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais.Tanto Papa quanto Lamine Diack foram banidos do esporte após estarem envolvidos em escândalos de corrupção e doping relacionados ao atletismo da Rússia. Por fim, o COI disse que “a Comissão de Moralidade está acompanhando o tema. No momento em que ressaltas forem confirmadas, nós comportar-se”.

Na segunda-feira 28 de agosto o de Alemania Thomas Bach havia realçado em Tianjin, na China, que a entidade estava considerando a chance de incluir os chamados e-Sports no programa dos Jogos O alemão Thomas Bach é o presidente do Comitê Olímpico Internacional . que a entidade estava considerando a chance de incluir os chamados e-Sports no programa dos Jogos, mas com a condição de que não sejam violentos.

Faz 2 meses, a dupla designação foi acordada e a resolução vai ser confirmada em Lima, com incentivo financeiro de a metrópole de America que deseja assumir contratos e compromissos até 2028, em julho.

– O outro ‘herança’ do Rio –

Bach, que comemorou o acordo ganhador para as três partes – Los Angeles, Paris e COI – não conseguiu esconder a inquietação ao chegar em Lima na última quinta-feira.

“O COI está bastante comprometido com a integridade da nossa organização. É por isso que estamos levando isso bastante seriamente”, explicou Bach.

O dirigente de Alemania garantiu que acompanha de perto as acusações sobre a suposta compra de votos para eleger o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016.

“Ainda não há provas, é cedo demais. A gente acompanhará de perto”, comentou brevemente Bach em sua chegada ao Peru, onde participará da 131ª sessão do COI em Lima.

Bach durante uma visita a desportistas de Peru no centro de alto rendimento da Vila Esportiva Nacional, em Lima, onde o COI vai realizar uma assembleia-geral entre os dias 13 e 16 de setembro. alegou: “Você deve estar preparado para tudo nas eleições”.

Na última terça-feira , as autoridades brasileiras realizaram grande operação contra o chefe da candidatura do Rio, Carlos Nuzman, suspeito de ter coordenado o esquema de compra de votos em 2009. O objetivo era garantir que a cidade de Cariacica superasse as concorrentes Madri, Tóquio e Chicago.

Nesta segunda-feira, Bach abriu a reunião do comitê executivo antes da dupla atribuição garantindo que esta será um êxito.

Bach diante dos 12 membros do comitê executivo disse: “Espero que estejam prontos para o que promete ser uma semana interessante e exitosa para o COI aqui em Lima”.

Faz 8 meses, a o seu lado, com as pressão por conta do escândalo de o Rio os líderes de a candidatura parisienses 2024 prometeram jogos transparentes.

“Queremos colocar o foco no fato de que, desde o primeiro dia, temos a responsabilidade de sermos transparentes”, garantiu Tony Estanguet, co-presidente da candidatura de Paris-2024.

Já o prefeito anglo demonstrou em coletiva de jornalismo em Lima que “vai exibi os Jogos Olímpicos mais limpos que já foram vistos. Para nós é bastante importante ter almazinha esportiva dentro e fora do jogo”.

Poucas horas depois, o COI emitiu comunicado informando que a Comissão de Ética da entidade pedirá informações ao Brasil sobre a eleição realizada em 2009, que selecionou o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. O COI reiterou que vai comportar-se no momento em que existirem provas.

O comunicado informou: “A Comissão de Ética do COI está dando permanência ao assunto, A partir do momento que forem entregues as provas, vai comportar-se”.

– Eleição informal –

Os 130 membros do COI vão selecionar as duas cidades que vão coordenar as Olimpíadas de 2024 e 2028, com eleição única, informal erguendo as mãos.

Desta forma, não vai haver voto eletrônico secreto como de tradição e o comum deleite dos dirigentes, funcionários e desportistas pelo triunfo vai ser trocada por um aperto de mão amigável.

Fonte: clicrbs-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Peru, Italy, France, Brazil

Cities: Chicago, Boston, Rome, Paris, Los Angeles

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Paris e Los Angeles esperam confirmação do COI, abalado pela Rio-2016
>>>>>COI mantém cautela antes de votação de sedes para Jogos de 2024 e 2028 – (EfeGeneric)
>>>>>Dúvidas sobre segurança nos Jogos foram tiradas, diz prefeita de Paris – (EfeGeneric)
>>>>>COI admite possibilidade de compra de votos na escolha de cidades-sede – September 11, 2017 (gazetaesportiva-pt)
>>>>>>>>>Thomas Bach vai “acompanhar de perto” operação que investiga Rio 2016 – (gazetaesportiva-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Thomas Bach 0 0 PERSON 10 o alemão Thomas_Bach (apposition: o presidente de o Comitê_Olímpico_Internacional): 1, O presidente Thomas_Bach: 1, Bach: 5, (tacit) ele/ela (referent: Bach): 1, (tacit) ele/ela (referent: O presidente Thomas_Bach): 1, Thomas_Bach: 1
2 COI 80 40 ORGANIZATION 8 (tacit) ele/ela (referent: O COI): 1, o COI: 5, O COI: 2
3 Lima 0 0 PERSON 6 Lima: 6
4 eu 0 110 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 votação 0 75 NONE 4 a votação realizada: 2, votação única informal: 1, Votação informal: 1
6 cidades 100 0 NONE 3 as duas cidades: 2, Estas cidades: 1
7 provas 0 0 NONE 3 as provas: 1, provas: 2
8 legado 0 60 NONE 2 legado: 1, O maior legado: 1
9 a China 0 0 PLACE 2 a China: 2
10 a gente 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: A gente): 2