Posts de Marquezine e de irmã de Neymar na Rússia podem violar normas da Fifa

Por: SentiLecto

Bruna Marquezine e Rafaella Santos, ambas de 22 anos, chegaram à Rússia provocando polêmica. Isso porque a namorada e a irmã do craque Neymar publicaram nas redes sociais fotografias e vídeos promovendo a marca C&A, o que pode ser considerado uma violação às rnormasda Fifa.

Marquezine se restringiu a mostrar o sutiã amarelo que selecionou para torcer para o Brasil com a hashtag @cea_brasil, enquanto Rafaella postou imagens falando da parceria com a marca, que está montando todos os “looks”utilizadoss por ela na Copa. Em uma das fotografias ela aparece inclusive com o que parece ser a credencial para acompanhar o jogo.

Como grava a novela “Deus Salve o Rei” no Rio, Marquezine precisou passar a noite de quarta em um hotel em São Paulo. Ela aproveitou para contratar um serviço de manicure em seu quarto.A atriz embarcou rumo à Copa da Rússia nesta quinta ao lado da irmã do craque, Rafaella. Ambas pegaram o mesmo voo —na primeira classe— no aeroporto de Guarulhos e foram tietadas por fãs, que publicaram fotografias delas nas redes sociais.

Na quarta-feira 30 de maio recentemente, o casal conhecido pelos fãs como Brumar, formado por Bruna Marquezine, 22, e Neymar, 26, havia provocado furor ao posar para um ensaio apimentado de Dia dos Namorados. A campanha publicitária da C&A havia mostrado a dupla queridinha brasileira em trajes íntimos, trocando beijos e carícias e mostrando muita sintonia e intimidade.

Pelas normas da Fifa, “companhias que não são parceiras ou patrocinadoras do acontecimento não podem promover atividades publicitárias que possam ser relacionadas ao acontecimento ou a Fifa”. Isso poderia incluir, por exemplo, marketing dentro ou nos arredores dos estádios.

A C&A chegou a compartilhar em seu Instagram uma fotografia de Rafaella na Rússia, mas apagou durante a tarde. Procurada, a marca alegou, em nota, que “Bruna Marquezine e Rafaella Santos são nossas parceiras, e que a companhia preza pela observância da Moralidade e do cumprimento das resoluções da Fifa em relação à Copa”.

Faz 1 mês, o casal Brumar protagoniziou   ensaio apimentado de Dia dos Namorados   para a marca, em maio passado. A dupla, que aparece em trajes íntimos, trocando beijos e carícias, e mostrando muita sintonia e intimidade, tem uma linha de underwear.

Faz 4 anos, realizada em o Brasil, torcedores chegaram a ser presos por essa espécie de manifestação, em a Copa de 2014. Levarem camisetas, bonés e bandeiras de companhias a o estádio, se os detiveram em Cuiabá, cerca de 300 torcedores de Nigeria por. No Rio, foi uma cervejaria que foi acusada de se beneficiar com um balão do patrocinador oficial do acontecimento.

O próprio Neymar se envolveu em uma polêmica no Mundial passado, após a grife carioca Blue Man mostrar nas redes sociais o atacante trajando uma sunga da marca em um jogo da seleção. A Fifa advertiu a marca de que a imagem pertencia em a federação que ela deveria ser apagada . eque ela deveria ser apagada.

“Tem muitas companhias que procuram se associar a essa espécie de acontecimento, que pode ser desportivo, musical, mas sem serem patrocinadores, sem gastos. Isso faz com que o público associe a marca ao acontecimento. É pegar uma carona injustificada”, alega José de Araújo Novaes Neto, presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e de Direito do Entretenimento, da OAB .

A advogada Andressa Bizutti Andrade evidencia, no entanto, que “a concepção é bem extenso, o que deixa o tema num platô bastante cinza. Não é bastante claro o limite, o que pode e o que não pode.” Segundo ela, há leis no Brasil que tentam lutar a prática, como a lei de propriedade industrial, de direitos autorais e a de defesa do consumidor.

“lei é sempre protegida uma marca. Copa do Mundo, por exemplo, é uma marca, da Fifa. E quando utilizada sem autorização pode gerar direito de questionamento”, explica. “Tem ainda a questão da anúncio enganoso, abusiva, que pode levar o consumidor a ver uma relação da marca que não existe.”

Os experts não comentaram o caso específico de Bruna e Rafaella, mas declararam que, em caso de “marketing de emboscada” na Copa, a propaganda pode ser questionada não somente pela Fifa, mas também pela CBF e por algum patrocinador que se sinta danificado, podendo inclusive gerar uma ação indenizatória.

O Brasil jogou nesta sexta-feira com a Costa Rica e ganhou por 2 a 0, ficando em primeiro lugar do Grupo E. O próximo jogo da seleção vai ser na quarta contra a Sérvia.

Bruna Marquezine viaja na noite desta quarta-feira para assistir ao próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo. A seleção de Brasil entra em campo na próxima sexta-feira, São Petersburgo, contra a Costa Rica. A atriz está desde às 9h da manhã de hoje adiantando as gravações da novela “Deus sresgateo rei” e viaja após as 22h de jatinho particular. Ela torcerá de pertinho pelo namorado Neymar e só regressa às gravações da novela na próxima segunda.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Russian Federation, Costa Rica

Cities: Cuiaba

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Posts de Marquezine e de irmã de Neymar na Rússia podem violar normas da Fifa
>>>>>Bruna Marquezine vai para a Rússia de jatinho particular nesta quarta-feira – June 20, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Neymar agradece e comemora ida de Bruna Marquezine para a Rússia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Bruna Marquezine faz contagem regressiva de cenas antes de embarcar para Rússia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ex de Bruna Marquezine acompanha Copa na Rússia e encontra cabeleireiro de Neymar – June 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Izabel Goulart posta lacradora, fotógrafo do casal Brumar comenta e namorado dá bronca – June 17, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Copa obtém recordes na TV em “era das multitelas” – June 19, 2018 (maquinadoesporte-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil cede empate à Suíça e estreia em Copa sem vitória após 40 anos – June 17, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tite faz último treino e define o capitão para a estreia na Copa – June 16, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tite define capitão da Seleção Brasileira para a estreia na Copa – June 16, 2018 (clicrbs-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Lozano é escolhido o melhor em campo na vitória do México sobre a Alemanha – June 17, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Com seleção, Globo tem audiência mais alta desde 2006 – (maquinadoesporte-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>As curtas da Copa – (clicrbs-pt)
>>>>>Bruna Marquezine embarca para a Rússia ao lado da irmã de Neymar – (FolhaGeneric)
>>>>>Bruna Marquezine veste sutiã amarelo para torcer pelo Brasil – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 marca 0 0 NONE 8 a marca: 4, Uma marca: 1, A marca: 1, marca: 1, uma marca: 1
2 Bruna Marquezine 0 60 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Bruna_Marquezine): 1, Bruna_Marquezine: 2, ela (referent: Marquezine): 1, Marquezine: 3
3 Fifa 0 0 ORGANIZATION 5 a Fifa: 5
4 o Brasil 0 0 PLACE 5 o Brasil: 3, O Brasil: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Brasil): 1
5 empresas 0 60 NONE 4 muitas empresas: 2, empresas: 2
6 Neymar 50 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: O próprio Neymar): 1, (tacit) ele/ela (referent: namorado Neymar): 1, O próprio Neymar: 1, namorado Neymar: 1
7 Rafaella 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Rafaella): 1, Rafaella: 3
8 Brumar 0 0 PERSON 3 o casal Brumar: 1, Brumar: 1, (tacit) ele/ela (referent: o casal Brumar): 1
9 Copa 0 0 ORGANIZATION 3 a Copa: 3
10 a Rússia 0 0 PLACE 3 a Rússia: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Rússia): 1