RexTillersonofficialportrait.jpg

Após revelações de fricção com Trump, Tillerson nega intenção de abdicar

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Rex Tillerson official portrait

Rex Tillerson convidou os jornalistas, na manhã desta quarta , para um pronunciamento no qual negou que tenha considerado deixar a posição e reafirmou seu compromisso com o presidente Donald Trump. Rex Tillerson é o secretário de Estado de America.

O Escritório de Orçamento da Casa Branca declarou “apoiar firmemente” esse projeto, de acordo com o site “The Hill”, especializado na cobertura do Congresso de America.

Na quinta-feira 21 de setembro Donald Trump desejava que o Conselho de Segurança das Nações Unidas tome uma “ação forte e rápida” para acabar com a violência contra os islâmicos Rohingya de Myanmar. A revelação havia sido feita pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, quarta-feira, que havia dito a crise como uma ameaça para o mundo.

Rex Wayne Tillerson é um empresário, engenheiro e diplomata estadunidense, 69º e atual Secretário de Estado dos Estados Unidos, a serviço desde 1 de fevereiro de 2017.

Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político estadunidense, sendo atualmente o 45.

A rara declaração imprevista veio depois que a emissora NBC News, mencionando “vários altos funcionários do governo”, divulgou que Tillerson esteve prestes a abdicar nos últimos meses e que chamou o presidente de “bobinho” diante de outros membros do governo.

Segundo a reportagem, Mike Pence interveio para fazer com que Tillerson desistisse da renúncia. Mike Pence é o vice-presidente.

“Eu jamais considerei deixar esse posto. Eu vou ficar aqui até que o presidente ache que eu sou útil para atingir seus objetivos”, declarou Tillerson.

“Meu comprometimento com o êxito do nosso presidente e do nosso país é tão forte quando no dia em que aceitei a sua oferta para servir como secretário de Estado.”

Por outro lado, a expectativa é que a Câmara dos Representantes aprove o projeto, como já aconteceu com outro parecido em 2015, mas também é provável que o texto não progrida no Senado, onde a maioria republicana é menor e há uma oposição bastante forte entre os democratas.O secretário de Estado alegou na ocasião que os EUA estavam abertos ao diálogo com a Coreia do Norte e que Washington dispunha de canais de comunicação diretos com o regime de King Jong-un, mas que o ditador não tinha provado interesse em negociar.Faz 1 mês, Trump já tinha apelidado Kim Jong-Un de ” Rocket Man “, depois de vários ensaios de mísseis intercontinentais por parte do regime de Pyongyang, em Setembro.

Mais cedo, o presidente havia publicado em sua conta no Twitter que a NBC News “é ainda mais desonesta que al medio estadounidense CNN”. “Eles são uma desgraça para a boa reportagem. Não assombra que a sua audiência esteja despencando!”, escreveu.

Depois do pronunciamento de Tillerson, Trump declarou que a NBC News devia um pedido de desculpas aos EUA.

Faz 3 meses, depois que o presidente fez discurso político, que foi duramente, ainda segundo a reportagem de a NBC News, os nervosismos entre Trump e Tillerson ampliaram em o fim criticado, para a maior organização de escoteiros de o país de a, qual o secretário de Estado já esteve em a frente.lguns dias antes, no entanto, em 20 de julho, Tillerson teria chamado Trump de “bobinho” após um encontro no Pentágono com membros da equipe de segurança nacional e membros da salinha do presidente.

Um funcionário do governo escutado pelo canal CNN confirmou a declaração do secretário de Estado e declarou que Trump já sabia que Tillerson tinha o chamado de “bobinho”.

“Isso é o que não compreendo sobre Washington. Novamente, eu não sou deste lugar. Mas de onde eu venho, não lidamos com essa espécie de mesquinharia sem sentido”, declarou Tillerson, que erapresidente da gigante petroleira Exxon Mobil antes de assumir o posto no Departamento de Estado.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após revelações de fricção com Trump, Tillerson nega intenção de abdicar
>>>>>Governo de Trump apoia projeto de lei para restringir direito ao aborto – (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz que tentar negociar com a Coreia do Norte é perda de tempo – (FolhaGeneric)
>>>>>Trump diz que negociar com Kim Jong-Un é “uma perda de tempo” – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 110 90 NONE 15 (tacit) eu: 10, Eu: 2, eu: 3
2 Rex Tillerson 150 9 PERSON 13 Rex_Wayne_Tillerson: 1, Tillerson: 8, (tacit) ele/ela (referent: Rex_Tillerson): 3, Rex_Tillerson (apposition: O secretário de Estado americano): 1
3 Donald John Trump 0 0 PERSON 7 Donald_John_Trump: 1, o presidente Donald_Trump: 1, Donald_Trump: 1, Trump: 4
4 NBC News 0 70 ORGANIZATION 4 a emissora NBC_News: 1, (tacit) ele/ela (referent: a NBC_News): 1, a NBC_News: 2
5 presidente 0 0 NONE 4 o presidente: 3, presidente: 1
6 Mike Pence 0 0 PERSON 3 Mike_Pence (apposition: o vice-presidente): 1, Mike_Pence: 2
7 discurso 0 160 NONE 2 discurso político: 2
8 ocasião 160 0 NONE 2 a ocasião: 2
9 Washington 80 0 PLACE 2 Washington: 2
10 reportagem 80 0 NONE 2 a boa reportagem: 1, a reportagem: 1