EmmanuelMacroncrop.jpg

Candidato centrista à Presidência da França conquista seguidores no Brasil

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Emmanuel Macron crop

“O acontecimento dos franceses?”, perguntou a garçonete na entrada de um bar em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. “É só seguir até o fundo.”

Em mesas à luz de velas, cerca de 40 pessoas se reuniam na noite de quarta para o último encontro do movimento Em Frente! Brasil antes do primeiro turno da votação de Francia, domingo .

Quando o empresário franco-brasileiro Bertrand Chaverot, 48, deu começo ao braço local do movimento do candidato centrista à Presidência da França, foi a sexta reunião desde novembro emmanuel Macron.Hoje, dos 252 mil cadastrados no Em Frente! em todo o mundo, cerca de 200 estão no Brasil.

Se encontraram elementos que permitiriam materializar este ataque local operações de segurança em as buscas em Marselha ” “, alegou, adicionando que estavam sendo realizadas em o ” e de desminagem “.Marine Le Pen, da Frente Nacional , e Jean-Luc Mélenchon, do movimento França Insubmissa , totalizam mais de 40% das intenções de voto para o primeiro turno do próximo domingo, assinalam pesquisas.

Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron, também conhecido como Emmanuel Macron, é um economista funcionário público e político de Francia. Um economista é banqueiro.

Assim como na França, as fileiras de Brasil mesclam eleitores cansados dos tradicionais partidos de esquerda e de direita àqueles ninicianteem política, atraídos pelo discurso otimista de Macron.

Na sua vez, em novembro do ano passado, Donald Trump obteve o suporte de somente 26% do total de eleitores possíveis nos Estados Unidos. Com a falta de entusiasmo pela candidatura de Hillary Clinton e a resolução de milhões de norte-americanos de ficar em casa no dia da eleição, os 26% de eleitores apaixonados conquistados por Trump bastaram para lhe valer o triunfo.

Votação NA FRANÇA – Pesquisa de intenção de voto no 1º turno, em %

“Chega de cinco anos de direita, cinco de esquerda, cinco de direita, cinco de esquerda. Ele [Macron] é o primeiro com o discurso ‘au même temps’, ao mesmo tempo”, declara Chaverot, que, nas últimas duas votações, votou no conservador Nicolas Sarkozy e agora vê em Macron alguém com propostas “razoáveis tanto para o empresário como para o empregado”.

Aos 39 anos, mesma idade de Macron, o empresário Mathieu Le Roux declara desejar um “reset na política”. Em quase cinco anos no Brasil, ele alega que é a primeira vez que se engaja politicamente.

Já o caso de Marie Alasseur, 26, poderia ser utilizado em panfletos do Em Frente!. Filha de mãe socialista e pai republicano, ela declara ter persuadido os dois a votar Macron. “Ele não revolucionará o sistema porque já está no sistema, mas ele tem otimismo”, declara.

Quem não se persuade com o discurso do ex-ministro da Economia do atual governo socialista é Fredéric Laplace, 49, o proprietário do bar. De esquerda, ele diz voto útil em Jean-Luc Mélenchon, nome da extrema esquerda que hoje aparece 11 pontos à frente do socialista Benoît Hamon.

“Macron se exibe como novo, mas fez parte do governo François Hollande por cinco anos”, justifica Laplace. A ameaça de Mélenchon de tirar a França da União Europeia não o assusta. “Não desejo isso [sair da UE], mas é uma maneira de dissuasão.”

A preferência por Mélenchon, no entanto, não impediu Laplace de abrir seu bar para encontros de apoiadores de Macron, Hamon e até do candidato da direita, François Fillon. “Tenho minhas opiniões, mas gosto da discussão.” Segundo ele, somente apoiadores de Marine Le Pen não o procuraram.

Cerca de 14 mil franceses no Brasil podem votar na votação, que, pelo fuso horário, aqui ocorre sábado .

Em um cenário como esse, também poderíamos ver escapada de capitais, com correntistas e investidores de Francia tentando tirar dinheiro do país.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Franca, Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Candidato centrista à Presidência da França conquista seguidores no Brasil
>>>>>Há chance de Marine Le Pen conquistar a Presidência da França – (FolhaGeneric)
>>>>>França prende dois suspeitos de planejar ataque ‘iminente’ no país – April 18, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Sede de campanha de Marine Le Pen vandalizada – April 13, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>>>>>>>>>Escritório de campanha de Marine Le Pen é alvo de ataque em Paris – April 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Longe do pai, Marine Le Pen tenta ‘desdemonizar’ a extrema direita – April 12, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Conheça a juventude de extrema-direita que quer a influenciar eleição presidencial na França – April 09, 2017 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>França: Uma luta cerrada pela segunda volta da eleição presidencial – April 14, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>A 3 dias da eleição, candidatos radicais somam quase metade das intenções de voto na França – April 20, 2017 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Presidenciais francesas sem um favorito a cinco dias da primeira volta – (Euronews-pt)
>>>>>>>>>Jovens radicais, mas bem formados, são os “herdeiros” de Marine Le Pen – April 18, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Jean-Marie Le Pen oficializa apoio à filha nas eleições francesas – April 16, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Justiça francesa pede retirada de imunidade parlamentar de Marine Le Pen – April 14, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Le Pen reabre velhas feridas ao fazer comentário sobre prisão de judeus em Paris na 2ª Guerra – April 10, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Caso vença, Le Pen promete começar mandato dando fim a Tratado de Schengen – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Tentativa de incêndio na sede de campanha de Le Pen em Paris provoca danos – April 13, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Corrida presidencial se acirra na França e pesquisa mostra 4 candidatos com chance de 2º turno – April 14, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Emmanuel Macron 70 0 PERSON 9 Ele Macron: 1, (tacit) ele/ela (referent: Macron): 2, Macron: 2, Emmanuel_Macron: 2, ele (referent: Macron): 1, Ele (referent: Macron): 1
2 Fredéric Laplace 0 0 PERSON 5 o (referent: Laplace): 1, ele (referent: Fredéric_Laplace): 1, Fredéric_Laplace: 1, Laplace: 2
3 Brasil antes de o primeiro turno de a eleição francesa domingo 0 0 PLACE 4 o Brasil: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Brasil): 1, Brasil antes de o primeiro turno de a eleição francesa domingo: 1
4 direita 0 0 NONE 4 a direita: 1, direita: 3
5 Mathieu Le Roux 50 0 PERSON 3 ele (referent: o empresário Mathieu_Le_Roux): 1, o empresário Mathieu_Le_Roux: 1, (tacit) ele/ela (referent: o empresário Mathieu_Le_Roux): 1
6 esquerda 0 0 NONE 3 esquerda: 3
7 vez 0 0 NONE 3 sua vez: 1, a primeira vez: 2
8 empresário 60 0 NONE 2 o empresário: 1, o empresário franco-brasileiro: 1
9 Bertrand Chaverot 0 0 PERSON 2 Bertrand_Chaverot: 1, Chaverot: 1
10 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Donald_Trump: 1, Trump: 1