Casos de febre amarela aumentam 64% em uma semana, alega ministério

Por: SentiLecto

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira assinala que o país já registra 213 casos confirmados de febre amarela, com 81 mortes.

Os dados, que abrangem o fase de julho de 2017 a 30 de janeiro de 2018, encarnam uma ampliação de 64% ao todo de casos em relação ao levantamento da última semana, que assinalava 130 confirmações. Há ainda 435 casos suspeitos em inquérito, de acordo com a pasta. Entre os Estados, São Paulo, que aparece com 108 casos confirmados e 43 mortes, continua a concentrar a maior parte dos registros, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já o Distrito Federal registrou somente um caso.

Apesar de divulgado todas as terças-feiras, os números contabilizados no balanço federal costumam mostrar uma defasagem em relação aos divulgados pelas secretarias estaduais de saúde, que conserva dados mais atuais. O último dado informado pela secretaria de saúde paulista, porém, assinala 134 casos confirmados no Estado, com 52 mortes.

REDUÇÃO

Quando houve 468 casos e 147 mortes confirmadas por febre amarela, em nota, o Ministério frisa que o número de casos é menor do que o registrado no mesmo fase de 2016 até 30 de janeiro de 2017. A pasta justifica o parâmetro de contagem devido à sazonalidade da denfermidade que é maior no verão.

Nesta terça-feira, Ricardo Barros declarou em reunião no Conselho Nacional de Saúde que o menor número de casos registrados no fase atual em relação ao prévio mostra que “as ações de prevenção e planejamento foram adaptadas”. Ricardo Barros é o ministro da Saúde.

“Considerando que neste ano temos 22 milhões de pessoas na área de risco, e no ano passado foram 15 milhões vacinados, temos um número de acontecimentos menor para um público de risco maior”, declara.

Experts, no entanto, assinalam problemas de planejamento e de vigilância da cobertura vacinal como fatores que levaram aa nova ampliação de casos registrado neste ano.

SÉRIE HISTÓRICA – Casos de febre amarela põem em dúvida reação do país*

CAMPANHA

Com o crescente número de casos de febre amarela, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro começaram na última quinta-feira uma campanha emergencial de vacinação, com a utilização da dose fracionada. A Bahia também vai fazer parte da nova mobilização, mas entre os dias 19 de fevereiro a 9 de março.

A diferença da vacina fracionada em relação à integral está no volume aplicado. A fracionada tem 0,1 ml, enquanto a dose norma tem 0,5 ml. Um frasco com cinco doses, por exemplo, pode vacinar até 25 pessoas.

“Ele não pediu porque ele não tem razão para pedir. Ele que converse com o secretário [estadual] David Uip e, se o secretário David Uip pedir para vacinar, nós poderemos conceder. Essa espécie de declaração é deplorável.”

Na terça-feira 09 de janeiro em uma tentativa para conter nova progressão da febre amarela, cerca de 19 milhões de pessoas deveriam ser vacinadas contra a enfermidade a partir de fevereiro em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

O tempo de proteção também varia: a segunda tem duração menor, enquanto a primeira protege por toda a vida. Inicialmente, esse fase era mencionado em até um ano.

Novos estudos feitos pela Fiocruz, porém, mostram que a imunização já dura ao menos oito anos. A instituição alega que vai continuar a avaliar o tempo de proteção para definir se vai haver a necessidade de aplicação de uma nova dose no futuro.

Deu no que deu. Num país com governo menos pusilânime do que o de Michel Temer , teria sido demitido em 2018, com o regresso acentuado de infecções.O Disque Denúncias pede que casos de agressão e morte de macacos sejam delatados pelos telefones 2253-1177, para chamadas na capital; 0300-253-1177, para chamadas do interior do Estado; ou pelo aplicativo do órgão, onde é possível mandar fotografias e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

Ainda segundo a pasta, todos os casos registrados no país são de febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que circulam em áreas rurais e de mata. Faz 76 anos, se o registrou, o Aedes aegypti. O Aedes aegypti é o último caso de febre amarela urbana.

A capital paulista, por ora, não tem nenhum caso humano confirmado, mas encontrou-se macacos já com vírus. Faz 3 meses, o primeiro animal foi achado em o Horto Florestal.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Mexico, Brazil

Cities: Sao Paulo, Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Casos de febre amarela aumentam 64% em uma semana, alega ministério
>>>>>Pastas de Doria e Alckmin batem boca com gestão Temer sobre febre amarela – January 27, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Prefeitura de SP vai distribuir senhas nas casas para vacina da febre amarela – January 22, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Clínicas devem ficar sem vacina contra a febre amarela antes de novo lote – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>População não vacinada contra febre amarela no país é ‘alto risco’, diz OMS – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Pacientes invadem UBS por vacina de febre amarela, e segurança é reforçada – January 19, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS inclui SP em área de risco de febre amarela; mutirão é antecipado – January 16, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Certificado de viagem será negado para dose fracionada contra a febre amarela – January 11, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Busca por vacina contra febre amarela leva a filas de até 4 horas em São Paulo – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>SP vai receber mais 1 milhão de doses de vacina contra febre amarela – January 13, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Holandês é primeiro caso de febre amarela exportado por São Paulo – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS vê risco de intensificação do surto de febre amarela – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Ação contra febre amarela começa com equipes limitadas e alta procura – January 25, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Macaco morto por febre amarela fecha zoológico e Jardim Botânico de SP – January 23, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Compositor parceiro de Ney e Milton morre vítima de febre amarela em MG – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em possível caso raro de reação adversa, aposentada morre após se vacinar contra febre amarela – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>SP antecipa para dia 25 campanha com vacina fracionada da febre amarela – January 18, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Desinformação alimenta histeria coletiva em torno da vacinação – January 21, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>Ministro errou feio ao anunciar fim do surto de febre amarela em 2017 – January 29, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>SP e RJ começam mutirão com vacina fracionada da febre amarela; entenda – January 25, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Novo balanço aponta alta de 44,5% nas mortes por febre amarela em SP – (FolhaGeneric)
>>>>>Disque Denúncias do RJ faz campanha para combater maus-tratos a macacos – January 25, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Mutirão da vacina começa com filas, desinformação e apoio policial em SP – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Zoológico de SP vai isolar macacos em cativeiro para evitar febre amarela – January 23, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Europa emite alerta de febre amarela para viagens ao Brasil no Carnaval – January 18, 2018 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Sobe para 11 o número mortos por febre amarela em Minas Gerais – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Em MG, Inhotim exigirá comprovação de vacina contra febre amarela – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 casos 0 80 NONE 5 108 casos confirmados: 1, casos: 1, 435 casos suspeitos: 1, todos os casos registrados: 1, 134 casos confirmados: 1
2 febre 0 320 NONE 4 febre amarela: 3, a febre amarela: 1
3 relação 0 0 NONE 4 relação: 4
4 mortes 0 210 NONE 3 52 mortes: 1, 43 mortes: 1, 81 mortes: 1
5 nós 0 20 NONE 3 nós: 1, (tacit) nós: 2
6 David Uip 0 0 PERSON 3 Ele estadual David_Uip e: 2, o secretário David_Uip: 1
7 São_Paulo 0 0 PLACE 3 São_Paulo: 3
8 pasta 0 0 NONE 3 A pasta: 1, a pasta: 2
9 país 0 0 NONE 3 o país: 2, um país: 1
10 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 2, 25 pessoas: 1