Openingceremonyofthe1984Olympics.jpg

COI confirma Olimpíadas com sedes em Paris-2024 e Los Angeles-2028

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Opening ceremony of the 1984 Olympics

Era somente uma questão de confirmação. E o COI confirmou nesta quarta-feira , durante sessão em Lima, Peru, que Paris e Los Angeles serão as sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, respectivamente.

Jogos Olímpicos são um acontecimento multiesportivo mundial com modalidades de verão e de inverno, em que milhares de desportistas participam de várias competições.

Depois de 25 minutos de apresentação das candidatas para cada edição, o presidente do comitê, o alemão Thomas Bach, reuniu os prefeitos Anne Hidalgo e Eric Garcetti para assinatura do acordo tripartite. Todos os membros presentes ergueram os braços favoravelmente às atribuições.

Bach em seu discurso declarou: “É uma situação em que todos mais do que se beneficiam”.

Mais do que vantagem, o acordo foi uma necessidade. Como o COI tem visto rarear os interessados em seu principal produto, adiantar a entrega dos Jogos de 2028 foi uma tábua de salvação.

A entidade temia que a derrotada na corrida para 2024 desistisse de concorrer para a edição seguinte. Mudou suas normas em julho para agilizar o processo de 2028, tentou seduzir Los Angeles com o aporte de US$ 1,8 bilhão para auxiliar na preparação estendida e, no final, conseguiu.

Vai ser a terceira vez que as metrópoles de Francia e norte-americana vão receber os Jogos Olímpicos. Paris foi sede em 1900 e 1924. A cidade vinha tentando receber o acontecimento recentemente, sem êxito. Faz 5 anos, a última empreitada havia sido que acabou com Londres. que acabou com Londres.

Los Angeles recebeu a competição em 1932 e 1984. Dessa vez, vai quebrar um fase de 26 anos sem uma sede localizada nos Estados Unidos, maior financiador do Movimento Olímpico. Faz 15 anos, a última vez em que a Olimpíada esteve em a principal potência global foi, em os Jogos de Inverno de Salt Lake City. Nos caso dos Jogos de Verão, o último fantasmazinho foi Atlanta-1996.

O bloqueio de bens atendeu a um pedido do Ministério Público Federal para garantir o pagamento de prejuízos morais coletivos em caso de condenação dos réus. Para os procuradores, o caso de corrupção provocou prejuízos à imagem do país no exterior. O valor requerido foi de R$ 1 bilhão.

Na terça-feira 05 de setembro a Polícia Federal deflagou na manhã d a Operação Unfair Play com objetivo de prender o empresário Arthur Menezes de Soares, conhecido como “Rei Arthur”, e Eliane Cavalcante, sócios de companhias de abastecimento de mão-de-obra para o governo do Rio.

Com o cenário desta terça-feira definido de véspera, o clima no Centro de Convenções de Lima, palco do anúncio, foi de enfado, diferentemente do que aconteceu em votações anteriores. Geralmente, os finalistas são eliminados a cada rodada até restarem dois, que recebem os votos decisivos dos membros do COI.

Em seu discurso de abertura do pleito, Bach chegou até a declarar que estavam todos felizes com a definição tripartite, para depois tentar consertar em conservar um mínimo de suspense.

“A assinatura ainda não ocorreu [risos]. Nos resta trabalho a fazer nos próximos minutos”, observou.

Os discursos dos dirigentes de Paris-2024 e Los Angeles-2028 também foram mais de ganhadores do que de candidatos.

Um dos chefes do comitê de Francia, Tony Estanguet agradeceu “pela confiança”, prometeu que Paris não vai desapontar e vai fazer Jogos inesquecíveis.

Casey Wasserman adotou o mesmo discurso. Casey Wasserman é seu par no comitê de Noruega. “Este é meu último dia como líder do comitê de candidatura de Los Angeles. Espero conservar a motivação agora como líder do comitê organizador dos Jogos de 2028″, declarou.

“O comitê executivo do COI reafirmou hoje [nesta segunda-feira] que infrações do passado serão analisadas. Em relação àoiinquéritoem torno do ex-presidente da IAAF, Lamine Diack, e Papa Massata Diack promotores franceses alegaram haver indícios de que pagamentos foi feitos em troca de votos”, declarou a nota. Papa Massata Diack é seu filho.

Também discursaram pela causa norte-americana a velocista Allyson Felix, detentora de nove medalhas olímpicas, e a ex-nadadora Janet Evans, talento de quatro ouros em Olimpíadas.

A encenação acabou por volta das 15h para que, finalmente, se assinasse o contrato que delegou as duas edições dos Jogos Olímpicos.

Porém, não escondeu um problema crescente que bate à porta do COI. Como reconquistar o interesse de cidades emblemáticas mundo afora nos Jogos Olímpicos.

“Neste momento, temos uma boa solução com as escolhas parisienses e Los Angeles. São duas cidades fortes, sólidas e com boas possibilidades de promoverem um grande acontecimento. Se evitou uma potencial crise. Mas, também, devemo aproveitar esta possibilidade e questionar o que temo que fazer para o futuro”, declarou à Folha o canadense Richard Pound, membro mais antigo do COI.

“Neste acontecimento, temo que pensar em como fazer uma aproximação melhor de eventuais interessados e candidatos nos próximos anos. Em vez de esperar que digam vontade, o COI deve comportar-se. Seja fazendo uma competição menos custosa ou com outra solução, para mudar o que tem ocorrido.”

Na corrida inicialmente voltada para os Jogos de 2024, somente Paris e Los Angeles restaram. Hamburgo, Budapeste e Roma desistiram no meio do percurso.

Situação semelhante já acontecera para a votação dos Jogos de Inverno de 2022, quando, após inúmeras desistências, somente Pequim e Almaty restaram na disputa. Os chineses triunfaram.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Peru, Italy, United Kingdom, Philippines, France

Cities: Rome, Los Angeles, Lima, Paris, London, Angeles

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>COI confirma Olimpíadas com sedes em Paris-2024 e Los Angeles-2028
>>>>>COI reconhece que eleições de sedes olímpicas podem ter sido fraudadas – September 11, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 COI 0 0 ORGANIZATION 6 (tacit) ele/ela (referent: o COI): 3, o COI: 3
2 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
3 nós 80 0 NONE 5 (tacit) nós: 4, Nos: 1
4 vez 0 0 NONE 4 essa vez: 1, A última vez: 2, a terceira vez: 1
5 evento 50 0 NONE 3 um grande evento: 1, este evento: 1, um evento multiesportivo global: 1
6 Massata Diack 0 0 PERSON 3 Papa_Massata_Diack (apposition: seu filho): 1, (tacit) ele/ela (referent: Papa_Massata_Diack): 1, (tacit) ele (referent: Papa_Massata_Diack): 1
7 Paris e Los_Angeles 0 0 PLACE 3 Paris e Los_Angeles: 2, (tacit) eles/elas (referent: Paris e Los_Angeles): 1
8 problema 0 160 NONE 2 um problema crescente: 2
9 Jogos Olímpicos 80 0 PERSON 2 Jogos_Olímpicos: 1, Jogos inesquecíveis: 1
10 solução 80 0 NONE 2 outra solução: 1, uma boa solução: 1