Coreia do Sul barra provisoriamente importação de frango da BRF

A Coreia do Sul intensificará a fiscalização de carne de frango importada do Brasil e interromper provisoriamente as vendas de produtos da BRF. A medida acontece após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, deflagrada na sexta-feira , que investiga um esquema de corrupção na fiscalização de frigoríficos no Brasil.

A operação busca desarticular uma suposta organização criminosa liderada por fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, que, com o pagamento de propina, facilitavam a produção de produtos adulterados, emitindo certificados sanitários sem fiscalização.O argentino “Clarín” realça o envolvimento do “partido de Michel Temer” no recebimento de propinas. Na França, o “Le Figaro” alegou que a operação era descrita pela Polícia Federal como “mais importante da história”.A Operação Carne Fraca, realizada nesta sexta-feira, revelou que as companhias JBS e BRF – que são as maiores do Brasil e estão entre as maiores exportadores globais de carne – também adulteravam a carne que vendiam no mercado interno e externo.

A BRF — Antiga Brasil Foods S.A. — é um conglomerado brasileiro do ramo alimentício, que surgiu através da fusão das ações da Sadia S.A. ao capital social da Perdigão S.A..

No anúncio feito nesta segunda-feira , o Ministério da Agricultura de Sullana informou que provedores de Brasil de carne de frango terão que mandar um certificado de saúde emitido pelo governo brasileiro. Mais de 80% das 107.400 toneladas de frango importadas pela Coreia do Sul no ano passado vieram do Brasil, sendo quase metade fornecida pela BRF.

A BRF é uma das companhias investigadas na Operação Carne Fraca. A companhia nega anormalidades.

Dois executivos da companhia foram presos na manhã desta sexta, suspeitos de envolvimento com o esquema. São eles Roney Nogueira dos Santos, administrador de relações institucionais e governamentais, e André Baldissera, diretor da BRF para o Centro-Oeste.

UNIÃO EUROPEIA

Na segunda-feira , autoridades europeias devem discuti a eventual necessidade de limitar a importação de carne do Brasil. Hoje, a UE compra carne bovina e de frango do país .

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coreia do Sul barra provisoriamente importação de frango da BRF
>>>>>BRF afirma que cumpre normas e assegura qualidade de produtos – March 17, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>JBS nega irregularidades e diz repudiar qualquer adulteração de produtos – March 17, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>Jornais internacionais repercutem escândalo da carne no Brasil – (FolhaGeneric)
>>>>>Carne vencida e mascarada com produtos cancerígenos: o escândalo que atinge as maiores empresas do Brasil – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 operação 0 70 NONE 3 A operação: 1, a operação carne: 1, a operação era: 1
2 BRF 0 0 ORGANIZATION 3 A BRF Antiga_Brasil_Foods_S.A.: 1, BRF: 1, a BRF: 1
3 carne 0 160 NONE 2 a carne: 2
4 frango 0 40 NONE 2 frango: 2
5 Federal 0 0 PERSON 2 a Polícia_Federal: 2
6 Operação Carne Fraca 0 0 ORGANIZATION 2 A Operação_Carne_Fraca realizada em esta sexta-feira: 1, a Operação_Carne_Fraca: 1
7 o Brasil 0 0 PLACE 2 o Brasil: 2
8 desarticular uma suposta organização criminosa liderada por fiscais agropecuários de o ministério_da_agricultura 100 105 NONE 1 desarticular uma suposta organização criminosa liderada por fiscais agropecuários de o Ministério_da_Agricultura: 1
9 dois executivos de a empresa 0 80 NONE 1 Dois executivos de a empresa: 1
10 a produção de produtos adulterados 0 80 NONE 1 a produção de produtos adulterados: 1