Dodgelogobars.png

Dodge conserva só dois nomes de Janot na Lava Jato

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Dodge logo bars

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que tomou posse nesta segunda-feira , formalizou os nomes de oito integrantes que passam a compor o Grupo de Trabalho da Lava Jato na PGR . Dodge conservou somente 2 dos 10 procuradores que atuavam no grupo na administração anterior, de Rodrigo Janot.

Pelas normas exibidas pelo presidente, não haveria motivo para afastar ministros somente investigados. Segundo esse entendimento, só seria necessário que se a Justiça os modificasse em réus, eles deixassem o governo.Depois que o próprio Temer passou a adotar o discurso de que a Procuradoria comportar-se politicamente ao investigar os relatos do empresário Joesley Batista e de outros executivos do grupo, esse recuo ganhou força no Palácio do Planalto.

Na terça-feira 22 de agosto todos os integrantes da equipe de transição, que atuavam desde na PGR , ocupariam postos-chave na área penal, incluindo o grupo de trabalho da Lava Jato.

Dodge é uma marca de automóveis e veículos comerciais pertencente ao grupo Fiat Chrysler Automobiles.

Publicaram-se os nomes em esta terça em o ” Diário Oficial da União “. A nova procuradora-geral também especificou na portaria as atribuições dos membros do Grupo de Trabalho da Lava Jato.

Eles vão trabalhar em regime de dedicação exclusiva, poderão tomar testemunhos, participar de audiências judiciais, requerer documentos que ajudem no inquérito e participar da festa de acordos de delação premiada. As funções são similares às da gadministraçãoanterior.

Os procuradores vão compor O Grupo de Trabalho da Lava Jato Herbert Reis Mesquita , José Alfredo de Paula Silva , José Ricardo Teixeira Alves , Luana Vargas Macedo , Marcelo Ribeiro de Oliveira , Raquel Branquinho , Maria Clara Barros Noleto e Pedro Jorge do Nascimento Costa.

Os dois últimos, Noleto e Costa, são os remanescentes do antigo grupo designado por Janot.

Por outro lado, nesta quinta-feira , Janot delatou o presidente Temer ao STF sob denúncia de chefiar organização criminosa e obstruir a Justiça.Janot exibiu 35 acusações contra políticos, incluindo duas que tiveram como alvo o presidente da República, Michel Temer , desde que o inquérito chegou ao STF. O levantamento considera somente as acusações relacionadas à Operação Lava Jato.

Durante sua campanha à PGR, em julho, e Faz 1 mês, em a primeira reunião de transição com Janot Dodge, que a maioria não demonstrou interesse, convidou os antigos membros a permanecerem em o grupo. , mas dispensaram-se outros dois que desejavam continuar em o último fim de semana.

A portaria assinada por Dodge também subordina o Grupo de Trabalho da Lava Jato à recém-criada Secretaria da Função Penal Originária junto ao Supremo Tribunal Federal, sob responsabilidade de Branquinho.

Os membros têm experiência na área criminal. Raquel Branquinho e o coordenador José Alfredo Silva, por exemplo, atuaram nos inquéritos do mensalão.

Os atos assinados pela nova procuradora-geral no primeiro dia de trabalho formalizam ainda outras mudanças que ela já havia anunciado, como as designações para a chefia de salinha e para a Secretaria-Geral Jurídica .

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Dodge conserva só dois nomes de Janot na Lava Jato
>>>>>Temer mantém no governo ministros denunciados por Janot – (FolhaGeneric)
>>>>>Janot diz que não foi chamado para posse; convite foi por e-mail, diz Dodge – (FolhaGeneric)
>>>>>Em seu último mês, Janot apresentou mais denúncias da Lava Jato que em todo o ano de 2017 – September 16, 2017 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Delator contradiz Janot e relata reunião antes de gravação oculta – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Lula ataca Lava Jato e diz que sofre ‘caça às bruxas’ – September 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>PT usará propaganda partidária que vai ao ar nesta quarta para fazer defesa de Lula – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Outdoors dão ‘boas-vindas’ a Lula, que depõe nesta quarta em Curitiba – September 12, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Dólar fecha a R$ 3,095 e cai ao menor nível em quase 6 meses; Bolsa recua – September 08, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsa sobe e renova maior patamar desde novembro de 2010; dólar cai – September 04, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ações da JBS despencam 8,3% após Janot ameaçar delação; dólar cai 0,5% – September 05, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsa encosta em recorde com vitórias do governo, mas perde fôlego no fim – September 06, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’Não levei uma caneta do governo’, diz ex-ministro sobre denúncia – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Sob risco de voltar a ser preso, Dirceu é julgado em 2ª instância da Lava Jato – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Grandiosa, Lava Jato aguarda abordagem mais profunda – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rodrigo Janot 0 0 PERSON 7 Rodrigo_Janot: 1, Janot: 4, (tacit) ele/ela (referent: Janot): 1, a (referent: Janot): 1
2 Dodge 0 0 PERSON 5 Dodge: 5
3 acusação 0 50 NONE 3 acusação: 1, as denúncias relacionadas: 1, 35 denúncias: 1
4 Michel Temer 0 0 PERSON 3 o próprio Temer: 1, o presidente Temer: 1, Michel_Temer: 1
5 área 0 80 NONE 2 a área criminal: 1, a área penal: 1
6 membros 70 0 NONE 2 os antigos membros: 1, Os membros: 1
7 Grupo de Trabalho da Lava Jato 0 0 ORGANIZATION 2 o Grupo_de_Trabalho_da_Lava_Jato: 1, O Grupo_de_Trabalho_da_Lava_Jato: 1
8 PGR 0 0 ORGANIZATION 2 a PGR: 2
9 Raquel Branquinho 0 0 PERSON 2 Raquel_Dodge: 2
10 Raquel_Branquinho e o coordenador José_Alfredo_Silva por_exemplo 0 0 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Raquel_Branquinho e o coordenador José_Alfredo_Silva por_exemplo): 1, Raquel_Branquinho e o coordenador José_Alfredo_Silva por_exemplo: 1