Economistas projetam que BC intensificará corte de juros em abril

O ritmo de corte da taxa básica de juros vai agilizar em abril, de acordo com economistas consultados na pesquisa semanal Focus, do Banco Central. Os profissionais também diminuíram as expectativa para a inflação este ano e para a taxa básica de juros em 2018.

Focus é um programa desenvolvido pela companhia information builders inc. originalmente desenvolvido para lidar com dados e análise de mainframes ibm, a medida que se desenvolviam novos sistemas e os computadores se tornavam menores e mais poderosos, as plataformas disponíveis para o focus foram estendidas até os computadores pessoais, até que, em 1997, foi expandido para a web através do webfocus.

Faz 11 meses, os experts consultados passaram um corte de 1 ponto percentual da Selic, para 11,25% ao ano. A taxa está atualmente em 12,25% ao ano. Na pesquisa anterior, eles estimavam uma diminuição de 0,75 ponto percentual, para 11,50%.

As duas últimas reduções promovidas pelo BC foram de 0,75 ponto cada.

Em 1 ano, modificada a perspectiva de que a taxa básica de juros concluirá este ano a %9 por cento houve diminuição a %8,50 em a estimativa de a Selic, contra %8,75 anteriormente, embora não tenha sido.

Na sua vez, em acontecimento no último dia 3, Yellen alegou que a perspectiva de crescimento da economia de America “parece boa” e que os “riscos provenientes do exterior aparentam ter reduzido”.

Na depois que o BC havia, segunda-feira 06 de março o grupo que mais acertava as previsões na pesquisa Focus do Banco Central havia diminuído as perspectivas para a taxa básica de juros tanto neste ano quanto no próximo mencionado que o cenário era de antecipação do ciclo de queda da Selic.

O Top-5, grupo que reúne as instituições que mais acertam as projeções, vê a Selic ainda mais baixa em 2017, tendo cortado a estimativa a 8,5%, de 9% na semana anterior, tanto para este ano quanto para o próximo.

Por outro lado, taxas mais altas nos Estados Unidos tornam ainda mais atrativos os investimentos na maior economia do mundo, em detrimento de outros mercados, principalmente emergentes.

Enquanto para 2018 a projeção melhorou em 0,10 ponto, em relação ao crescimento do PIB , para este ano o levantamento conservou a expectativa de expansão de 0,48% , para 2,5%.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Economistas projetam que BC intensificará corte de juros em abril
>>>>>BC dos EUA confirma expectativas e eleva juros em 0,25 ponto percentual – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 grupo 140 0 NONE 5 grupo: 3, o grupo: 2
2 a taxa básica de juros 0 240 NONE 3 a taxa básica de juros: 3
3 taxa 0 80 NONE 2 A taxa: 1, a taxa básica: 1
4 focus 160 0 OTHER 2 focus: 1, (tacit) ele (referent: focus): 1
5 Focus 0 0 ORGANIZATION 2 o focus: 1, Focus de o Banco_Central: 1
6 computadores 0 0 NONE 2 os computadores: 1, os computadores pessoais: 1
7 perspectiva 0 0 NONE 2 a perspectiva: 2
8 pesquisa 0 0 NONE 2 a pesquisa anterior: 1, a pesquisa semanal: 1
9 próximo 0 0 NONE 2 o próximo: 2
10 redução 0 40 NONE 1 redução: 1