Eletrobras.png

Eletrobras vai assumir bilhões em dívida para vender distribuidoras, declara secretário

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Eletrobras

A estatal Eletrobras assumirá dívidas de suas distribuidoras de eletricidade para conseguir privatizar as companhias.

A Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.a. é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição, instituída em 1962 para organizar todas as companhias do setor elétrico.

Uma resolução sobre o assunto deverá ser tomada em breve em reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos , declarou à Reuters o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, nesta terça-feira .

Nesses casos, no entanto, o vendedor do leilão deverá comprar os ativos da transmissora pelo valor correspondente aos investimentos já realizados e não amortizados nos bens da concessão, valorados pela metodologia de Valor Novo de Reposição .

Na quarta-feira 18 de outubro com a venda das distribuidoras controladas pela Eletrobras, a perspectiva era aumentar o Ebitda da companhia em R$ 1,1 bilhão por ano, havia alegado o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.

A venda dessas seis distribuidoras, que operam no Norte e Nordeste, está calculada para até abril de 2018, antes da desestatização da Eletrobras como um todo, que o governo projeta para até o final do primeiro semestre do próximo ano. Pedrosa, que não desejou mencionar valores, adiantou que, como contrapartida por assumir os débitos, a Eletrobras poderá assumir uma fatia de até 30 por cento nessas distribuidoras no futuro, conforme modelo definido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social , que tem apoiado o processo de privatização. “Sairá uma determinação do PPI e a partir daí o processo segue adiante. Já tem que constar as condições que o BNDES estabeleceu para a venda das distribuidoras e as dívidas que a Eletrobras vai ter que transferir para a holding”, explicou Pedrosa., mas alegou que essas dívidas estão “na casa dos vários bilhões “.

“O processo permite que a Eletrobras converta em até 30 por cento de capital nas companhias, mas isso lá na frente”, explicou.

Segundo ele, a reunião do PPI para decidir sobre o assunto pode ocorrer ainda nesta semana, em personalidade extraordinária.

Faz 2 meses, a Reuters publicou, com informação de uma fonte, que a Eletrobras possivelmente precisaria assumir perdas em a venda de as distribuidoras.

Essas subsidiárias da Eletrobras são culpadas pelo abastecimento de energia no Acre, Alagoas, Amazonas, Rondônia, Roraima e Piauí. As companhias enfrentam fortes perdas anuais, e Faz 1 ano, a estatal decidiu que não renovaria a concessão de essas companhias para tentar vendê as, em 2016..

O presidente Michel Temer publicou nesta terça-feira um decreto com normas para a privatização de distribuidoras de energia estatais, que terá que guiar o processo nas companhias da Eletrobras.

A privatização das distribuidoras deverá ocorrer em um modelo pelo qual vai vencer a disputa o investidor que se oferecer a assumir as concessões com a menor ampliação de tarifas para os consumidores, conforme já declarado anteriormente pelo governo.

Por outro lado, se não houver desequilíbrio econômico-financeiro da empresa para justificar a flexibilização das tarifas, poderá haver cobrança de outorga no leilão de privatização, com condições, prazo e forma de pagamento a serem definidas pelo Ministério da Fazenda.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Eletrobras vai assumir bilhões em dívida para vender distribuidoras, declara secretário
>>>>>Governo define regras para privatizar distribuidoras e transmissoras – November 07, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eletrobras 0 0 ORGANIZATION 7 A estatal Eletrobras: 1, a Eletrobras: 6
2 Pedrosa 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Pedrosa): 2, Pedrosa: 3
3 dívidas 0 0 NONE 4 dívidas: 1, as dívidas: 2, essas dívidas: 1
4 modelo 140 0 NONE 2 um modelo: 2
5 futuro 120 0 NONE 2 o futuro: 2
6 a venda de essas seis distribuidoras 0 0 NONE 2 A venda de essas seis distribuidoras: 2
7 Reuters 0 0 ORGANIZATION 2 A Reuters: 1, a Reuters: 1
8 condições 0 0 NONE 2 as condições: 2
9 empresas 0 0 NONE 2 As empresas: 1, as empresas: 1
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2