DilmaRousseffeMichelTemerem24denovembrode2015.jpg

Em Itu, Temer declara que Brasil tem ‘tendência a andar para autoritarismo’

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Dilma Rousseff e Michel Temer em 24 de novembro de 2015

O presidente Michel Temer alegou nesta quarta-feira , dia da Proclamação da República, que vê pessoas “inquietadas com o que está ocorrendo no Brasil”, já que o país tem uma “tendência a andar para o autoritarismo”.

Michel Miguel Elias Temer Lulia é um político, advogado e escritor brasileiro, atual presidente brasileiro após o impeachment da titular, Dilma Rousseff.

Ele voltou a defender o fortalecimento das instituições e da federação como solução para essas questões.

O discurso foi feito em Itu , transferiu-se o governo para onde simbolicamente em o feriado, cidade que foi palco de uma convenção que debateu a criação de a República em 1973.

Após um passeio pelo centro da cidade, fica a impressão de que muitos ou ignoram, como João Batista, ou encaram com apatia a proeminente visita e seu inusual conseqüência simbólico.

Na quarta-feira 08 de novembro com o acirramento da pressão interna do PSDB pelava desembarque de seu governo, o presidente Michel Temer já admitia a saída antecipada dos ministros tucanos e a redistribuição dessas pastas para acalmar a insatisfação de outras siglas.

“Se nós não prestigiarmos certos princípios constitucionais, a nossa tendência é sempre andar para o autoritarismo, para uma certa centralização. Nós, o povo de Brasil, temos até, declaremos, uma certa tendência para a centralização”, declarou, antes de fazer uma retomada histórica dos momentos em que o país viveu ditaduras no século 20, como o governo Getúlio Vargas e o regime militar.

Segundo ele, esses movimentos não foram frutos somente de golpes de Estado, mas porque “o povo também deseja”.

Alegou: “O fato de nós termos transferido o governo praticamente para itu é de uma simbologia bastante forte, bastante expressiva”.

“Aqui nós inauguramos uma fórmula que a rigor teria que impedir os movimentos centralizadores que se deram no histórico que eu fiz. O ideal seria que jamais tivéssemos essa centralização, autoritarismo em certos momentos que houve no passado.”

Na cerimônia, que ocorreu no auditório da Prefeitura de Itu, foi entregue o titulo de cidadão ituano ao vice-presidente da Fiesp José Eduardo Bandeira de Mello, amigo pessoal de Temer.

O Exército que ficou em os arredores de o edifício reforçou a segurança ,. O acontecimento não encheu as 400 cadeiras do auditório.

Do lado de fora, manifestantes coordenados por PT e PSOL fizeram um protesto nos arredores da prefeitura.

Em seu discurso, Bandeira de Mello defendeu a administração Temer. Segundo ele, “jamais antes nesse país alguém foi tão traído e vítima de tantas ciladas como o presidente Temer”.

“Alguns até falaram em ir queixar-se, em jogar ovo ou tomate. Mas está todo mundo tão decepcionado com o país, com tanta preguiça disso tudo, que a maioria simplesmente nem vai dar bola”, opina o aposentado Glisério Ramos.

Temer, ao agradecer, listou medidas de sua administração, como o telhado de gastos e a reforma trabalhista, e relatou “vários acontecimentos que tentaram paralisar o governo”, referência à delação do empresário Joesley Batista e dacusaçõesda Procuradoria-Geral da República contra ele.

Segundo o presidente, esses acontecimentos “não paralisaram a administração” e a “caravana foi passando tranquilamente”.

Temer chegou ao acontecimento, que ocorre dois dias após o pedido de demissão do ministro das Cidades, o tucano Bruno Araújo, de dois caciques do PSDB: o governador Geraldo Alckmin e o ministro Antonio Imbassahy .

Ele estava com amigos e empresários como Delfim Netto e Antonio Mariz Filho no restaurante Chef Rouge, na rua Bela Cintra, e, por sugestão de Delfim, chamou o publicitário.Ele vai viajar à cidade paulista no feriado da Proclamação da República, onde pvai participarde solenidade comemorativa.

Bruno Cavalcanti de Araújo é um advogado e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira .

O presidente voltou para Brasília no começo da tarde.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Itu, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em Itu, Temer declara que Brasil tem ‘tendência a andar para autoritarismo’
>>>>>’Capital’ por um dia, Itu recebe com indiferença passagem de Temer – November 14, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Temer deve transferir a capital do Brasil para Itu no feriado – November 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>Temer chama Nizan para almoçar e conversar sobre comunicação – November 10, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Temer já admite saída de ministros do PSDB de seu governo – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Michel Temer 0 96 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: O presidente Michel_Temer): 3, o presidente Temer: 1, o presidente Michel_Temer: 1, a gestão Temer: 1, O presidente Michel_Temer: 1
2 nós 30 0 NONE 4 (tacit) nós: 1, Nós: 1, nós: 2
3 movimentos 0 0 NONE 4 esses movimentos: 1, os movimentos centralizadores: 3
4 tendência 0 30 NONE 3 tendência: 1, uma certa tendência: 1, nossa tendência: 1
5 eventos 0 6 NONE 3 esses eventos: 1, vários eventos: 2
6 cidade 0 0 NONE 3 cidade: 2, a cidade paulista: 1
7 eu 0 0 NONE 3 eu: 1, (tacit) eu: 2
8 evento 0 0 NONE 3 O evento: 1, o evento: 2
9 governo 0 0 NONE 3 o governo: 3
10 país 0 0 NONE 3 o país: 2, esse país: 1