Índia dá lição de patriotismo ao mundo, declara Ernesto Araújo

Por: SentiLecto

Estes são links externos e vão abrir numa nova janela

Índia e Brasil hoje têm “convergência de ideias e visões de mundo”.

Para o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o país liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi “está se modernizando sem abrir mão de suas costumes e valores, e está se construindo a partir de suas raizes e essência e não a partir dos dogmas dos que formam o mundo pós-nacionalista ou antinacionalista”.

Em discurso para uma plateia de empresários brasileiros e indianos em Nova Déli, na manhã desta segunda-feira , sob os olhos atentos do presidente Jair Bolsonaro, o chanceler celebrou o fato de a Índia não seguir “aqueles que dizem que nações deveriam renunciar a suas identidades para serem competitivas”.

Declarou: “É justo o oposto”. “Somente nações que se reconhecem como nações podem aspirar ser algo no mundo. Essa é a lição indiana e também a que o Brasil está tentando dar ao mundo.”

A observação endossa a fala do primeiro-ministro indiano, no último sábado, em discurso à ijornalismoao lado do presidente brasileiro.

Modi declarou: “Entre Índia e Brasil A parceria estratégica é baseada na nossa ideologia e nos valores habituais, apesar da distância geográfica”.

O patriotismo e a ideologia do líder de India, no entanto, são justamente os itens que mais geram discordância sobre a Índia no exterior.

Os comentários surgem em um momento em que os efeitos do nacionalismo hindu que caracteriza o governo de Modi sobre a liberdade religiosa no país geram preocupação em todo o mundo.

Quando a superfície da Terra estava coberta de gelo, os cientistas acreditam que o planeta passava por uma das Eras do Gelo, conhecidas como “Terra Bola de Neve” . Em algum momento, essas camadas de gelo derreteram, e o planeta começou a aquecer depressa.

Na sexta-feira 03 de janeiro confiar na relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, era um risco bastante grande, na avaliação do economista José Alexandre Scheinkman, da Universidade de Columbia, em Nova York, e professor emérito da Universidade de Princeton.

Modi é tema de capa do revista The Economist, que associa o patriotismo do primeiro-ministro a uma série de abusos e políticas consideradas discriminatórias contra os quase 200 milhões de islâmicos no país.

Modi é a principal figura do Partido Bharatiya Janata , cuja principal bandeira é o patriotismo “linha dura” pautado pela “hindutva” – uma ideologia que defende que a Índia pertenceria aos hindus e que suas crenças deveriam se sobrepor às de cristãos ou mislâmicos.

Na avaliação de analistas como Iam Bremmer, editor-chefe da revista Time e presidente do Eurasia Group, a prioridade dada por Modi aos hindus tem conseqüência “trágico” para milhões de islâmicos e para a democracia de India, historicamente composta por um caldeirão étnico e religioso.

Por meio da modelagem computacional, a equipe calculou que o asteroide atingiu uma camada de gelo com quilômetros de espessura que cobria a Terra. O acontecimento teria liberado grandes volumes de vapor d’água, um dos gases do conseqüência estufa, na atmosfera.

Em seu discurso, no entanto, Ernesto Araújo disse a defesa do governo de Brasil ao país.

Normalmente, o sistema imunológico entra em ação para agredi a infecção e impedi-la de sedisseminarr. Mas, a defesa do organismo arremessa uma resposta inflamatória sistêmica na tentativa de combatê-la e o sistema imunológic, se ela consegueprogredirr pelo corpoo pode entrar em colapso porque, aolutarr uma infecção, passa tambémagredir outras partes do próprio corpo.A fala do ministro continuou a repercutir hoje e chegou a ser mencionada por Gore em referência indireta durante o painel. “Hoje é amplamente compreendido que o solo da Amazônia é pobre. Declarar às pessoas no Brasil que elas vchegarãoà Amazônia, cortar tudo e começar a plsemeare que vão ter safras por muitos anos, isso é dar falsa esperança a elas. Há, sim, respostas para a Amazônia, mas não esta.”

“Nós, do Brasil, vemos na Índia um país poderoso, orgulhoso de si mesmo, unido em sua diversidade e na profundidade da sua cultura, da alegria de seu povo e da infinita variedade de cores e expressões culturais”, disse o chanceler, em inglês.

Na noite de sábado, Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do presidente, declarou a jornalistas que Jair Bolsonaro “elogiou a liberdade religiosa presente aqui na Índia” e “falou que se sentiu confortável em estar em um país que não é cristão, mas foi bastante bem sediado” durante sua reunião bilateral com o primeiro-ministro de India.

“Os dois são notoriamente nacionalistas, defendem seus países, são avessos a alguns fóruns internacionais e acredito que há muita química nessa relação.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no ? Inscreva-se no nosso canal!

Final de YouTube post de BBC News Brasil

Final de YouTube post 3 de BBC News Brasil

Fonte: BBCBrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, India

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Índia dá lição de patriotismo ao mundo, declara Ernesto Araújo
>>>>>Cratera de asteroide mais antiga do mundo é encontrada na Austrália – January 22, 2020 (BBCBrasil-pt)
>>>>>O que é a sepse, doença que mais mata no mundo – January 22, 2020 (BBCBrasil-pt)
>>>>>Fala de Guedes sobre desmatamento contraria ciência e até ‘mundo econômico’ de Davos, diz cientista – January 22, 2020 (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a Índia 0 74 PLACE 6 Índia: 1, (tacit) ele/ela (referent: Índia): 3, a Índia: 2
2 Jair Bolsonaro 110 0 PERSON 5 Jair_Bolsonaro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Jair_Bolsonaro): 4
3 país 60 0 NONE 4 o país: 2, o país liderado: 1, um país: 1
4 Modi 50 0 PERSON 4 Modi: 4
5 nações 0 0 NONE 3 nações: 3
6 efeito 0 90 NONE 2 o efeito estufa: 1, efeito trágico: 1
7 itens 150 0 NONE 2 os itens: 2
8 Brasil 0 0 PLACE 2 o Brasil: 1, Brasil: 1
9 dizer em as pessoas em o brasil cortar tudo e começar_a plantar 0 0 NONE 2 Dizer em as pessoas em o Brasil cortar tudo e começar_a plantar: 2
10 Ernesto Araújo 0 0 PERSON 2 Ernesto_Araújo: 2