Justiça alemã investiga se ataque contra autocarro do Dortmund foi cometido por islamitas radicais, progride o jornal “Sueddeutsche Zeitung”

Por: SentiLecto

A justiça de Alemania está a investigar a chance de o ataque com explosivos contra o autocarro da equipa do Borussia Dortmund ter sido cometido por islamitas radicais. A informação é progredida pelo diário “Sueddeutsche Zeitung”, que alega que as autoridades estão a seguir essa pista porque na carta encontrada perto do local do ataque existem referências ao atentado de Berlim, na altura do Natal, e à presença de caças alemães nas operações militares na Síria contra os ‘jihadistas’ do grupo Estado Islâmico.

Na Alemanha prosseguem os inquéritos para apurar a autoria das três explosões que visaram o autocarro que transportava a equipa do Borussia Dortmund em direção ao estádio onde iria jogar contra o AS Mónaco em partida a contar para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. Marc Bartra, defesa de Espanha da equipa alemã, padeceu cortes num dos pulsos tendo sido operado estando já em recuperação. A polícia anunciou que se encontrou uma carta no local da explosão mas não revelou mais detalhes. “Assumimos desde o começo que as explosões eram um ataque debatido conduzido à equipa do Borussia de Dortmund. Foi por isso que ativámos imediatamente o plano de emergência a fim de colocar em ação todas as forças policiais disponíveis”, adiantou Gregor Lange, chefe da polícia de Dortmund. Sandra Luecke confirmou a existência de uma carta. Sandra Luecke é representante do Ministério Público. “Posso declarar que se encontrou uma carta no local da explosão mas devido àosiinquéritosem curso não posso fornecer mais informações sobre o seu conteúdo. A autenticidade desta carta está a ser investigada”, declarou. O incidente levou ao deferimento da partida que agora está calculada para esta quarta-feira. Monaco and Borussia Dortmund fans break bread together as a result of #bedforawayfans 👊 pic.twitter.com/rKKXdd07eZ Um tweet do Borussia a oferecer abrigo aos adeptos do AS Mónaco gerou uma onda de solidariedade que se alastrou ao interior do estádio com os adeptos do Mónaco a berrarem vocábulos de suporte à equipa ade Alemania

Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Natal

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Justiça alemã investiga se ataque contra autocarro do Dortmund foi cometido por islamitas radicais, progride o jornal “Sueddeutsche Zeitung”
>>>>>Alemanha: polícia investiga carta encontrada no local das explosões – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 carta 0 0 NONE 3 uma carta: 2, a carta encontrada: 1
3 uma onda de solidariedade 320 0 NONE 2 uma onda de solidariedade: 2
4 nós 15 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
5 Sueddeutsche_Zeitung 0 0 OTHER 2 Sueddeutsche_Zeitung: 2
6 autocarro 0 0 NONE 2 o autocarro: 2
7 equipa 0 0 NONE 2 a equipa alemã: 1, a equipa: 1
8 explosões 0 0 NONE 2 as explosões: 1, as três explosões: 1
9 investigações 0 0 NONE 2 as investigações: 2
10 início 0 0 NONE 2 o início: 2