Militar português ao serviço da missão da União Europeia no Mali morre na sequência de um ataque rebelde – EMGFA

Por: SentiLecto

Um militar de Portugal ao serviço da missão da União Europeia no Mali faleceu na sequência do ataque terrorista que teve lugar no domingo na capital do país, Bamako.

Segundo fontes de Polinesia Francesa malianas, o complexo turístico de Kangaba era essencialmente frequentado por ocidentais. As vítimas são soldados da MINUSMA, a missão das Nações Unidas estacionada no país.sequestrou-se pessoas durante o ataque dezenas de , que já foram libertadas. Reivindicou-se o ataque ainda não . O Mali esté em estado de emergência desde 2015, após o atentado no hotel Radisson, no qual faleceram 20 pessoas.

Um comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas informa que o sargento-ajudante Gil Fernando Paiva Benido morreu devido a confrontos acontecidos na sequência de um ataque de elementos rebeldes que provocou outras baixas entre elementos de outros contingentes.

O Estado-Maior-General das Forças Armadas é o órgão militar superior da República Portuguesa e tem por atribuições o planeamento, a direcção e o controlo do emprego das Forças Armadas Portuguesas no cumprimento das missões e tarefas operacionais que a estas incumbem.

Ainda de acordo com o EMGFA, entre os militares que ficaram feridos está outro português, que se encontra “bem juntamente com todos os restantes militares de Portugalde Portugal que estão no Mali”. Gil Fernando Paiva Benido integrava um contingente de dez militares de Portugal realçados ao serviço da Missão da União Europeia no Mali : seis são do Exército, três da Força Aérea e um da Marinha, informou o porta-voz das Forças Armadas.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Mali

Cities: Bamako

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Militar português ao serviço da missão da União Europeia no Mali morre na sequência de um ataque rebelde – EMGFA
>>>>>Dois mortos em atentado jihadista no Mali – June 19, 2017 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ataque 0 60 NONE 3 o ataque terrorista: 1, o ataque: 1, O ataque: 1
2 o Mali 0 0 PLACE 3 o Mali: 3
3 português 0 170 NONE 2 outro português: 2
4 pessoas 0 110 NONE 2 pessoas: 1, 20 pessoas: 1
5 o sargento-ajudante Gil_Fernando_Paiva_Benido 0 70 OTHER 2 o sargento-ajudante Gil_Fernando_Paiva_Benido: 1, (tacit) ele/ela (referent: o sargento-ajudante Gil_Fernando_Paiva_Benido): 1
6 militares 0 30 NONE 2 todos os restantes militares portugueses: 2
7 Mali 0 0 ORGANIZATION 2 O Mali esté em estado de emergência desde 2015 após o atentado em o hotel Radisson: 2
8 confrontos ocorridos 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: confrontos ocorridos): 2
9 um contingente de dez militares portugueses destacados 50 95 NONE 1 um contingente de dez militares portugueses destacados: 1
10 um militar português 0 85 NONE 1 Um militar português: 1