Mulheres sauditas vão à bola

Por: SentiLecto

Quando pela primeira vez um jogo de futebol teve mulheres nas bancadas, sexta-feira vai ficar na história da Arábia Saudita como o dia. Um inédito no reino wahabita, um dos regimes mais opressores dos direitos das mulheres, depois de em dezembro um decreto real ter autorizado as mulheres a governar.

Se instituíram setores em as instalações desportivas locais, ” familiares ” em as arquibancadas. As mulheres vão ter os próprios toalete, além de espaços para oração e áreas para fumar.

No estádio Rei Abdullah, na cidade de Jeddah, disputou-se o jogo entre o Al Ahli e o Al Batin, equipa treinada pelo português Quim Machado, para a 17.ª jornada do Campeonato Saudita. O Al-Batin perdeu por 0-5.

As medidas fazem parte de reformas promovidas pelo rei Salman, que chegou ao trono em 2015.

Para já, as mulheres podem assistir ao futebol em somente três cidades. Este sábado, o jogo entre o Al Hilal e o Al Ittihad na capital, Riade, está aberto também às mulheres.

A ONG Amnistia Internacional considerou tratar-se de um sinal positivo, lembra porém que há poucos países onde sejam praticadas tantas violações graves de direitos humanos como na Arábia Saudita e que as mulheres continuam a ser vítimas de uma ampla panóplia de leis e de práticas discriminatórias, entre as quais a obrigação de submeter todas as decisões a um tutor do sexo masculino, que pode ser o pai, irmão, marido ou filho.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Saudi Arabia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mulheres sauditas vão à bola
>>>>>Arábia Saudita tem primeiro jogo de futebol com mulheres nas arquibancadas – January 12, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 mulheres 0 0 NONE 4 As mulheres: 1, as mulheres: 2, mulheres: 1
2 Salman 0 0 PERSON 2 o rei Salman: 2
3 jogo 0 0 NONE 2 o jogo: 2
4 um inédito em o reino wahabita um de os regimes mais opressores de os direitos de as mulheres depois de em dezembro um decreto real ter autorizado as mulheres a conduzir 210 80 NONE 1 Um inédito em o reino wahabita um de os regimes mais opressores de os direitos de as mulheres depois de em dezembro um decreto real ter autorizado as mulheres a conduzir: 1
5 Riade 80 0 PLACE 1 Riade: 1
6 as medidas 60 0 NONE 1 As medidas: 1
7 parte de reformas promovidas 60 0 NONE 1 parte de reformas promovidas: 1
8 Abdullah 0 0 PERSON 1 o estádio Rei_Abdullah: 1
9 Al Ahli 0 0 ORGANIZATION 1 o Al_Ahli: 1
10 Al Batin 0 0 ORGANIZATION 1 o Al_Batin: 1