Scaleofjusticegold.png

No segundo embate, um Lula bem nervoso foi mais réu que candidato

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Scale of justice gold

Quatro meses atrás, Luiz Inácio Lula da Silva permeou seu primeiro encontro com Sergio Moro de sarcasmos e com uma firme finalidade de estabelecer um discurso para a militância do PT. Nesta quarta , o que se viu em Curitiba foi o petista acuado e agressivo, obrigado a falar sobre o objeto da ação que responde e tolhido em suas manifestações mais politizadas.

O ex-ministro alegou que 70 ônibus estão chegando a Curitiba para acompanhar o testemunho do ex-presidente.Ao lado do ex-ministro Alexandre Padilha, e do presidente estadual do PT, Professor Rosinha, e do presidente municipal do PT, André Machado, o sindicalista alegou ser em defesa do guerrazinha à corrupção.A reportagem foi ao local por volta das 16h. Encontravam-se por lá uma barraca verde e amarela e um varal com camisas do grupo e alguns “pixulekos”, como ficaram conhecidos os bonecos do ex-presidente. Três mulheres estavam sentar-se dentro da instalação, mas se rejeitaram a falar com a Folha.Na semana passada, em testemunho a Moro, o ex-ministro Antonio Palocci alegou que Lula avalizou um “convênio de sangue” com a Odebrecht, com o pagamento de R$ 300 milhões em benefícios indevidos em troca de conservar a importância da empreiteira no governo. O terreno ao instituto estaria incluído nesse valor.

Na terça-feira 29 de agosto os advogados do ex-presidente Lula haviam exibido nesta terça ao juiz Sergio Moro um requerimento “urgente” pedindo a substituição de uma testemunha de defesa do ex-presidente, que deporia , pelo advogado Rodrigo Tacla Duran.

Luiz Inácio Lula da Silva, nascido Luiz Inácio da Silva e mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro.

A realidade aguda da crise política brasileira tornou o episódio uma exceção, se isso teria que ser a normalidade num processo judicial. Em 1 ano, de lá para cá, Lula se conservou em a frente de pesquisas de intenção de voto para a Presidência mas foi condenado pelo mesmo Moro e agora sua elegibilidade depende de uma improvável reversão total da sentença pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre.

A expressão corporal de Lula mudou. Faz 4 meses, se provava alguma tensão e ansiedade em o testemunho, agora ficou perto de estourar em vários momentos verbalmente. Foi notável seu embate com a representante do Ministério Público, que acabou mal para Lula: num dado momento, ele a chama de “querida” e Moro que exige repreende ele , que exige o “doutora” ou “senhora procuradora”.

O Ministério Público é um organismo público, em geral estatal, ao que se atribui, dentro de um Estado de direito democrático, a representação dos interesses da sociedade mediante o exercício das faculdades de direção do inquérito dos fatos que revestem os caracteres de transgressão, de proteção nas vítimas e testemunhas.

Em outro ponto, Lula propõe que ela não está “prestando atenção”. Não estivesse a agenda feminista mais militante alinhada à esquerda no país, as críticas em rede social seriam inevitáveis.

Lula só conseguiu sair um pouco das cordas nas curtas considerações finais, quando acusou o Judiciário de “estar refém da imprensa”. Mas quando tentou engatar uma crítica ao processo de revisão da delação da JBS mencionando o procurador-geral Rodrigo Janot, foi impedido por Moro. O juiz, demarcando os espaços e claramente ciente do momento de fragilidade da Operação Lava Jato. respondeu: “Não tem nada a ver com Brasília, com o doutor Janot”.

Se o anticlimático embate de maio acabou com Lula com discurso de candidato pronto, em sinopse o de setembro assistiu a um réu sob pressão.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Porto Alegre, Curitiba, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>No segundo embate, um Lula bem nervoso foi mais réu que candidato
>>>>>Padilha diz que o PT está preparado ‘para tudo’, sobre depoimento de Lula – September 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>PT usará propaganda partidária que vai ao ar nesta quarta para fazer defesa de Lula – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Lula já está em Curitiba para depoimento a Moro – September 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Palocci fere narrativa de perseguição usada por Lula, diz Ciro – September 13, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Batochio deixa defesa de Lula em casos que envolvem Palocci – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Outdoors dão ‘boas-vindas’ a Lula, que depõe nesta quarta em Curitiba – September 12, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Dólar fecha a R$ 3,095 e cai ao menor nível em quase 6 meses; Bolsa recua – September 08, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>’Não levei uma caneta do governo’, diz ex-ministro sobre denúncia – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Prisão de Geddel é tormento para Temer em momento de fôlego – September 08, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>PF encontra ‘bunker’ com malas de dinheiro em imóvel ligado a Geddel – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Para oposição, malas vinculadas a Geddel diminuem maré pró-Temer – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Temer recorre ao STF e volta a pedir suspeição de Janot – September 06, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Sergio Moro 0 50 PERSON 8 o juiz Sergio_Moro: 1, (tacit) ele/ela (referent: o juiz Sergio_Moro): 1, Moro: 5, Sergio_Moro de ironias: 1
2 Lula 0 0 PERSON 7 Lula: 6, ela (referent: Lula): 1
3 Ministério Público 0 90 ORGANIZATION 2 o Ministério_Público: 1, O Ministério_Público: 1
4 embate 80 0 NONE 2 seu embate: 1, o anticlimático embate: 1
5 Operação Lava Jato 40 0 ORGANIZATION 2 a Operação_Lava_Jato: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Operação_Lava_Jato): 1
6 PT 0 0 ORGANIZATION 2 o PT: 2
7 depoimento 0 0 NONE 2 depoimento: 1, o depoimento: 1
8 presidente 0 0 NONE 2 o presidente municipal: 1, o presidente estadual: 1
9 o petista acuado e agressivo obrigado 0 105 NONE 1 o petista acuado e agressivo obrigado: 1
10 algum nervosismo e ansiedade 0 85 NONE 1 algum nervosismo e ansiedade: 1