WorldHealthOrganisationbuildingsouthface.jpg

OMS recomenda vacina contra febre amarela a turistas que vão para RJ e SP

Foto: Wikipedia – World Health Organisation building south face

A Organização Mundial de Saúde anunciou nesta segunda-feira que irá passar a recomendar a vacina contra febre amarela para todos os turistas internacionais que viajam para os Estados do Rio e São Paulo. A exceção vale somente para quem se conduz para as áreas urbanas das capitais dos dois Estados, além das cidades de Niterói e Campinas.

Organização Mundial de ou da Saúde é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada na Organização das Nações Unidas.

A medida, que acontece após confirmação de dois casos de febre amarela no Estado do RJ, além dos casos já confirmados e em inquérito em São Paulo, amplia a área de recomendação de vacina para turistas que vêm ao Brasil. Faz 2 meses, a OMS já havia incluído o Estado do Espírito Santo e 69 municípios de o Sul e Sudoeste da Bahia como áreas onde a vacina se a menciona a os turistas, em janeiro e em o começo de este mês.

Já o Estado de Minas Gerais, um dos mais afetados pelo atual surto de febre amarela, já fazia parte da área de recomendação da vacina nos últimos anos.

Segundo a OMS, o processo de avaliação sobre as áreas consideradas de risco para transmissão de febre amarela é “ininterrupto”, e com isso, os locais podem ser modificados regularmente.

Na sua vez, a secretaria informou nesta quarta que será antecipada a vacinação em 24 municípios considerados “estratégicos”, ou seja, que estão em áreas de maior risco, como nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas.

Na quinta-feira 23 de fevereiro pelo menos 322 milhões de pessoas no mundo padeciam de depressão, 18% a mais que há uma década, e outros 264 milhões padeciam com transtornos de ansiedade, uma ampliação de 15% em relação ao índice de dez anos atrás, de acordo com os últimos dados revelados pela Organização Mundial da Saúde .

A entidade recomenda que a vacina seja gerenciar dez dias antes da viagem. Para a OMS, no entanto, somente uma dose já é suficiente para a proteção ao longo da vida.

Recomenda-se a vacina não para pessoas com febre ou outro comprometimento em o estado de saúde, pessoas com hipersensibilidade a ovos de galinha e derivados, mulheres grávidas e pessoas imunodeprimidas. Se menciona a vacina para os idosos, só após avaliação médica sobre riscos.

Na última sexta , a OMS também anunciou o envio de 3,5 milhões de doses da vacina contra febre amarela para o Brasil. Faz 2 meses, o pedido foi feito por o Ministério da Saúde, diante da confirmação de os dois primeiros casos de febre amarela em o Rio.

A vacinação nas escolas estaduais iniciará pelos municípios de Casimiro de Abreu, Silva Jardim Rio das Ostras, Trajano de Moraes, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios e Cabo Frio. Silva Jardim é macaé. Nesse fase, as aulas acontecerão normalmente, sem efeito na rotina das unidades escolares.

A pasta também comprou outras 8,4 milhões de doses produzidas por Bio-manguinhos, da Fiocruz, com previsão de entrega até o fim de março. O objetivo é reforçar o estoque do país. Além dessa quantia, o ministério informa que está elaborando um plano para comprar 70 milhões de doses do laboratório para garantir o fornecimento no restante do ano.

Dados do Ministério da Saúde mostram que já foram confirmados 448 casos, incluindo 144 mortes por febre amarela silvestre no país. Há ainda outros 850 casos em inquérito. A maior parte dos registros acontece em Minas Gerais, Estado que concentra 78% dos casos confirmados.

Além do Brasil, outros cinco países informaram casos de febre amarela neste ano, informa a Opas , braço da OMS nas Américas.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil, Uruguay

Cities: Minas, Sao Paulo, Niteroi, Campinas

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>OMS recomenda vacina contra febre amarela a turistas que vão para RJ e SP
>>>>>Após 1ª de morte por febre amarela, Rio usa escolas para aplicar vacinas – March 16, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>PF cumpre mandados de prisão em nova etapa da Calicute no Rio – March 14, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>MP pede bloqueio de R$ 200 mi de empresas por reforma do Maracanã – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Governo do Rio vai vacinar população contra a febre amarela – (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>BBC Brasil responderá a pergunta de leitor sobre personagem da Lava Jato; participe – March 10, 2017 (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Temer turbina agenda econômica para rivalizar com Lava Jato – March 07, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pedro Barusco é advertido por falhas em tornozeleira eletrônica – March 07, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>4 perguntas sobre a ‘nova lista de Janot’ que promete sacudir Brasília – (BBCBrasil-pt)
>>>>>>>>>Com medo de febre amarela, cariocas lotam postos de saúde – March 14, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Estado do Rio vacinará população contra febre amarela – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>’A gente se sente jogado às traças': os relatos da fila do desemprego no Rio em crise – (BBCBrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 vacina 70 35 NONE 4 A vacina: 1, a vacina: 3
2 OMS 0 0 ORGANIZATION 4 a OMS: 4
3 casos 0 0 NONE 4 448 casos: 1, 850 casos: 1, casos: 1, os casos confirmados: 1
4 o Brasil 0 0 PLACE 3 o Brasil: 2, Brasil: 1
5 pessoas 0 0 NONE 3 pessoas: 3
6 Lagos 0 240 ORGANIZATION 2 (tacit) eles/elas (referent: os Lagos): 2
7 febre 0 80 NONE 2 febre amarela: 1, febre: 1
8 Organização Mundial da Saúde 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: a Organização_Mundial_da_Saúde): 1, a Organização_Mundial_da_Saúde: 1
9 Organização Mundial de Saúde 0 0 ORGANIZATION 2 A Organização_Mundial_de_Saúde: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Organização_Mundial_de_Saúde): 1
10 São_Paulo 0 0 PLACE 2 São_Paulo: 2