TheresaMay.png

Polícia britânica investiga “atentado antimuçulmano” contra mesquita

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Theresa May

A polícia britânica reforçará a segurança nas mesquitas do país após um ataque com uma viatura ter ferido pelo menos 10 pessoas, na noite de segunda-feira, no norte de Londres.

Segundo a polícia, o motorista da van, um homem de 48 anos, está preso. Se o levou a uma clínica, mas está sob custódia das forças de segurança.

Na sexta-feira 09 de junho o Partido Conservador, da primeira-ministra Theresa May, não havia conseguido eleger a maioria absoluta dos deputados do Parlamento britânico nas votações gerais realizadas no Reino Unido.

Londres é a capital inglesa e do Reino Unido.

A ação está a ser investigada como um atentado terrorista anti-muçulmano, depois de ter visado vários fiéis à saída da mesquita de Finsbury Park, à hora do fim do jejum do Ramadão.

Harun Khan tuitou que a van “intencionalmente atropelou os fieis” e que ele estava “chocado e indignado”. Harun Khan é o secretário-geral do Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha. que ele estava “chocado e indignado”.

Acusou-se o condutor de a carrinha de tentativa de assassínio depois de ter sido imobilizado por populares e detido por as autoridades, e deverá ser submetido a um exame psicológico.

Theresa Mary May, nascida Theresa Mary Brasier é uma política britânica do Partido Conservador e desde 13 de julho de 2016 a primeira-ministra do Reino Unido.

A primeira-ministra Theresa May condenou a ação com um novo pedido a combater contra o extremismo.

“Trata-se de um ataque contra islâmicos no seu local de oração e como todo o terrorismo, independentemente da sua maneira, este ataque divide o mesmo objetivo principal, o de tentar dividir-nos e quebrar os laços imprescindíveis de solidariedade e cidadania que dividimo neste país. Nós não deixaremos que tal ocorra”.

Criticada por falta de empatia com o público, após o terceiro ataque com uma viatura desde Março, a primeira-ministra reuniu -se com vários culpados religiosos locais, esta segunda-feira, assim como o líder da oposição trabalhista Jeremy Corbyn, que defendeu a personalidade multicultural e multiconfessional da comunidade.

Emma Salem de 15 anos alega: Emma Salem é uma residente local.

“Desde os últimos atentados que, para lá do terrorismo, tenho a sensação de que os meios de comunicação social tentam inflamar a fúria das pessoas em vez de tentarem resolver o problema, sinto a islamofobia a tornar-se um tópico frequente nas notícias. Sinto-me um alvo, insegura, e acho que uma comunidade não devia sentir-se assim”.

As autoridades londrinas alegam ter registado uma ampliação de 500% das injúrias e crimes racistas após os recentes atentados de London Bridge e de Manchester, ambos reivindicados pelo grupo Estado Islâmico.

Faz 1 dia, as primeiras informações sobre o incidente assinalavam igualmente para uma pessoa morta por atropelamento. O jornalismo britânico propõe esta tarde que a morte não estaria relacionada com o ataque e que o indivíduo estaria já a ser assistido por uma ambulância, antes do começo da ação, por um problema de saúde. O porta-voz da polícia metropolitana de Londres tinha precisado esta manhã que, “nenhuma das pessoas afetadas exibia feridas de arma branca”.

“Está em curso uma complicada operação de busca que Stuart Cundy adicionando que não espera encontrar mais sobreviventes. Stuart Cundy é o comandante da polícia metropolitana. Stuart Cundy é o comandante da polícia metropolitana.IMPASSE EM ACORDO

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United Kingdom

Cities: Manchester, London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Polícia britânica investiga “atentado antimuçulmano” contra mesquita
>>>>>Fiéis de mesquita são alvo de ataque com van em Londres – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Número de mortos no incêndio em torre de Londres pode aumentar – June 15, 2017 (Euronews-pt)
>>>>>Parlamento britânico será reaberto na quarta; falta de acordo ameaça May – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 50 80 NONE 7 (tacit) eu: 6, me: 1
2 ataque 90 0 NONE 5 um ataque: 2, o ataque: 1, o terceiro ataque: 1, este ataque: 1
3 ação 0 60 NONE 3 a ação: 2, A ação: 1
4 Harun Khan 0 45 PERSON 3 ele (referent: Harun_Khan): 1, (tacit) ele/ela (referent: Harun_Khan): 1, Harun_Khan (apposition: O secretário-geral de o Conselho_Muçulmano_da_Grã-Bretanha): 1
5 Theresa Mary May 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: A primeira-ministra Theresa_May): 1, Theresa_Mary_May: 1, A primeira-ministra Theresa_May: 1
6 van 0 310 ORGANIZATION 2 a van: 2
7 terrorismo 0 120 NONE 2 o terrorismo: 1, todo o terrorismo: 1
8 uma complexa operação de busca 0 100 NONE 2 uma complexa operação de busca: 2
9 polícia 0 70 NONE 2 A polícia britânica: 1, a polícia: 1
10 Emma Salem 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Emma_Salem): 1, Emma_Salem (apposition: Uma residente local): 1