MarisaLetC3ADciaLuladaSilva.jpg

Procuradoria se demonstra contra absolvição de Marisa Letícia em caso tríplex

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Marisa Letícia Lula da Silva

A ex-primeira-dama Marisa Letícia está morta desde fevereiro, mas sua absolvição do processo do tríplex em Guarujá ainda é debatida na Justiça.

Faz 6 anos, Marisa Letícia Lula da Silva GCC • GCL, nascida Marisa Letícia Rocco Casa foi uma primeira-dama brasileiro, ocupando o posto entre 1º de janeiro de 2003 e 1º fase em que o Luiz Inácio Lula da Silva exerceu a posição de presidente de a República. Luiz Inácio Lula da Silva é seu marido.

Nesta segunda , procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba se posicionaram contra essa chance.

Ela respondia por três crimes de lavagem de dinheiro e teve a punibilidade extinta pelo juiz Sergio Moro após a morte, mas não houve absolvição sumária.

“Temos interesse no agradecimento de que os documentos são autênticos, como sempre alegamo, e atendem a recomendação de entrega feita pelo próprio juiz”, declara o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins.Moro considerou desnecessária uma audiência formal para a entrega dos recibos.

Na sexta-feira 06 de outubro o Ministério Público Federal protocolou no TRF-4 parecer que pedia a ampliação da pena da ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso tríplex.

A defesa de Marisa e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com recurso no TRF-4 pela absolvição. Eles argumentam que o Código de Processo Penal calcula a medida caso a punibilidade seja extinta.

Embora a absolvição não tenha conseqüência no processo criminal contra Lula, aliados do ex-presidente escutados pela Folha acreditam que, a resolução seria simbólica e alimentaria politicamente a defesa do petista.

A manifestação do Ministério Público Federal discorda do pedido e, em documento protocolado nesta segunda , declara que “não há como o juiz emitir juízo sobre a inocência ou a culpa da acusada”.

Se ele é inocente ou culpado, o texto declara: “A resolução que diz extinta a punibilidade não é absolutória, na medida em que o juiz, ao reconhecer uma situação jurídica, simplesmente diz que o Estado não tem mais a chance de aplicar a sanção penal ao acusado, deixando, portanto, de analisar “.

“Nessa linha, a pleiteada absolvição sumária de Marisa Letícia Lula da Silva, in casu, demanda análise de mérito da denúncia, exame esse que o Juízo recorrido encontra-se impedido de empreender, em função da extinção da punibilidade da ré, diante de seu óbito”.

Se vai julgar o pedido de a defesa ainda por a corte.

Primeira-dama do Brasil de 2003 a 2010, Marisa Letícia faleceu aos 66 anos, após padecer um AVC .

A denúncia do Ministério Público Federal no caso do tríplex havia sido sediada pela Justiça Federal, e tornado a ex-primeira-dama ré, em 20 de setembro de 2016. Faz 7 meses, Moro extinguiu a penalização, em março.

Faz 3 meses, mesmo processo, Lula condenaram a 9 anos e 6 meses de prisão ele e lavagem de dinheiro em o caso, os crimes de corrupção Em julho em o. Ele nega as denúncias e recorre. Se vai julgar o processo por o TRF-4, ainda em data indefinida.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Guaruja, Curitiba

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Procuradoria se demonstra contra absolvição de Marisa Letícia em caso tríplex
>>>>>Moro dá 48 horas para Lula entregar recibos originais de apartamento investigado – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Marisa Letícia Rocco Casa 0 120 PERSON 5 Marisa_Letícia_Lula_da_Silva_GCC: 1, Marisa_Letícia: 1, nascida Marisa_Letícia_Rocco_Casa: 1, ex-primeira-dama Marisa_Letícia: 1, (tacit) ela (referent: ex-primeira-dama Marisa_Letícia): 1
2 Sergio Moro 0 60 PERSON 5 o juiz Sergio_Moro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Moro): 1, (tacit) ele (referent: Moro): 1, Moro: 1, Ele (referent: Moro): 1
3 a defesa de o petista 0 30 NONE 5 (tacit) ele/ela (referent: a defesa de o petista): 5
4 processo 0 80 NONE 4 o processo: 1, processo: 1, o processo criminal: 1, O processo: 1
5 eu 40 50 NONE 4 (tacit) eu: 4
6 absolvição 0 0 NONE 4 absolvição sumária: 1, a absolvição: 2, sua absolvição: 1
7 punibilidade 0 120 NONE 3 a punibilidade: 2, a punibilidade extinta: 1
8 decisão 0 0 NONE 3 A decisão: 2, a decisão: 1
9 pedido 0 30 NONE 2 O pedido: 1, o pedido: 1
10 reconhecimento 120 0 NONE 2 o reconhecimento: 2