PotsdamerPlatz2CBerlin2C1606062Cako28129.jpg

Qatar em busca de suportes na Alemanha e Rússia

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Potsdamer Platz, Berlin, 160606, ako (1)

Quando recusa que a atual crise possa deteriorar num conflito armado, o Qatar opta pela diplomacia para tentar erguer o bloqueio imposto pela Arábia Saudita e os países vizinhos. O culpado da diplomacia do pequeno estado do Golfo reuniu-se, esta sexta-feira, com o seu homólogo alemão em Berlim, que confirmou, por seu lado, que há debates atualmente em curso para resolver a situação, em conjunto com a União Europeia e os Estados Unidos, antes de deslocar-se, no sábado, à Rússia. O ministro recusou responder à lista de aafirmadosterroristas apoiados por Doha publicada esta noite por Riad.

“Durante minha recente visita ao Oriente Médio eu aleguei que não pode mais haver financiamento para ideologias radicais. Líderes assinalaram para o Qatar.

Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha.

Sigmar Gabriel alegou: “A república federal da Alemanha em conjunto com a União Europeia vai tentar fazer tudo o possível para evitar uma escalada do conflito e tentar resolver a situação o mais depressa possível”.

O ministro qatari voltou a criticar a resolução da Arábia Saudita e aliados:

“Estas medidas encarnam uma violação clara da legislação internacional e do direito humanitário e não terão conseqüência positivos, mas negativos na região, em especial nas sociedades do Golfo, uma vez que as medidas afetam antes de mais a sociedade”, segundo Mohamed ben Adgerrahmane Al-Thani.

Na sua vez, segundo o jornal britânico “Financial Times”, o estopim para a ruptura teria sido o pagamento de um resgate de US$ 1 bilhão pelo Qatar a extremistas que haviam sequestrado membros da família real do país no sul iraquiano, durante uma viagem de caça. O dinheiro teria sido destinado a um braço da rede terrorista Al Qaeda na Síria e agentes de segurança do Irã.

Em paralelo, Berlim, que recusa um papel de mediação no conflito, apelou hoje ao Irão para evitar ações que possam exacerbar os nervosismos na região, enfatizando o afirmado papel de Teerão nos bastidores do conflito

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Saudi Arabia, United States, Russian Federation, Qatar

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Qatar em busca de suportes na Alemanha e Rússia
>>>>>Líder do Kuait visita Arábia Saudita para tentar mediar crise com Qatar – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Berlim 0 0 PLACE 5 Berlim: 5
2 o Qatar 0 0 PLACE 3 o Qatar: 2, O Qatar: 1
3 extremistas 0 80 NONE 2 extremistas: 2
4 medidas 0 25 NONE 2 Estas medidas: 1, as medidas: 1
5 Al Qaeda 0 0 PERSON 2 Al_Qaeda: 1, (tacit) ele/ela (referent: Al_Qaeda): 1
6 região 0 0 NONE 2 a região: 2
7 responder em a lista de alegados terroristas apoiados por doha publicada esta noite por riad 60 120 NONE 1 responder em a lista de alegados terroristas apoiados por Doha publicada esta noite por Riad: 1
8 evitar uma escalada de o conflito 0 80 NONE 1 evitar uma escalada de o conflito: 1
9 uma violação clara de a legislação internacional 0 80 NONE 1 uma violação clara de a legislação internacional: 1
10 tentar levantar o bloqueio imposto por a arábia_saudita e os países vizinhos 0 65 NONE 1 tentar levantar o bloqueio imposto por a Arábia_Saudita e os países vizinhos: 1