RodrigoMaiaeRogC3A9rioRossoseabraC3A7am.jpg

Rodrigo Maia vai ir a Israel para tentar descongelar relação bilateral

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Rodrigo Maia e Rogério Rosso se abraçam

Rodrigo Maia confirmou que vai ir a Jerusalém para uma visita ao Parlamento de Israel no próximo dia 30. Rodrigo Maia é o presidente da Câmara dos Deputados. Maia, que ] é um prosseguimento direto do encontro em Nova York para descongelar ainda mais o relacionamento entre os dois países”, declarou o embaixador à Folha, aceitou um convite oficial feito neste domingo pelo presidente da Casa, Yuli Edelstein. Além de Israel, Rodrigo Maia também vai visitar Ramallah, na Cisjordânia.

“Todas as reformas, elas têm sido, infelizmente, pequenas, porque o Parlamento olha a próxima votação e tem divisão nos assuntos”, adicionou.

Na sexta-feira 22 de setembro Após dar declarações duras sobre o nervosismo com o PMDB e tratar as ações do aliado como “facada nas costas”, Rodrigo Maia havia evitado a jornalismo na manhã desta sexta . Rodrigo Maia é o presidente da Câmara. Ele havia participado da convenção nacional do Solidariedade, em São Paulo.

Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia é um político brasileiro, nascido no Chile.

O convite pode ser visto como o primeiro resultado da reunião entre o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, e o presidente de Brasil, Michel Temer , durante a Assembleia-Geral da ONU, no dia 19 de setembro.

A relação entre as duas siglas estremeceu após a filiação ao PMDB do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho . Ambos chegaram a negociar a mudança do PSB para o DEM, mas acabaram se filiando ao partido de Temer.

Se marcou o encontro entre os dois líderes após intervenção direta de o embaixador de Israel em o Brasil, Yossi Sheli.

Brasília tinha ficado aborrecida por Netanyahu não ter visitado o país em seu giro de quatro dias na América Latina, em setembro. Na viagem, ele passou por Argentina, Colômbia e México.

Segundo Sheli, o Brasil não entrou no programa da viagem —a primeira de um premiê israelense à América Latina— por causa da crise política no país.

Durante um encontro com diplomatas brasileiros em Tel Aviv, no último dia 26, o ministro das Comunicações de Israel, Ayoob Kara, declarou que o premiê prometeu que fará uma nova visita a América Latina -e dessa vez incluirá o Brasil.

Quando Netanyahu mencionou Dani Dayan como embaixador no país, as relações diplomáticas entre os dois países estão frágeis desde 2015 , ainda durante o governo Dilma Rousseff .

Com isso, o posto de embaixador em Brasília ficou vago por mais de um ano, até a indicação de Sheli ser aprovada, já por Temer.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Mexico, Brazil, United Kingdom, Israel, Colombia, Argentina

Cities: Mexico, York, Brasilia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rodrigo Maia vai ir a Israel para tentar descongelar relação bilateral
>>>>>Reforma da Previdência será menor do que o governo gostaria, diz Maia – September 29, 2017 (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Rodrigo Maia 0 0 PERSON 4 Rodrigo_Maia (apposition: O presidente de a Câmara_dos_Deputados): 1, Rodrigo_Maia: 1, Rodrigo_Maia (apposition: o presidente de a Câmara): 1, (tacit) ele/ela (referent: Rodrigo_Maia): 1
2 Binyamin Netanyahu 0 0 PERSON 3 Netanyahu: 2, Binyamin_Netanyahu: 1
3 Kara Ayoob 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Ayoob_Kara): 2, Ayoob_Kara: 1
4 embaixador 0 0 NONE 3 embaixador: 1, o embaixador: 2
5 o Brasil 0 0 PLACE 3 o Brasil: 3
6 eu 0 70 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 América_Latina 0 0 PLACE 2 América_Latina: 1, a América_Latina: 1
8 Brasília 0 0 PLACE 2 Brasília: 2
9 Israel 0 0 PLACE 2 Israel: 2
10 Parlamento 0 0 ORGANIZATION 2 o Parlamento: 1, o Parlamento israelense: 1