SP receberá mais 1 milhão de doses de vacina contra febre amarela

Por: SentiLecto

O Estado de São Paulo irá receber de imediato um milhão de doses da vacina contra a febre amarela, segundo o Ministério da Saúde. O objetivo é garantir a prevenção contra a enfermidade antes da campanha de vacinação, que começa a partir de fevereiro em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Com isso, sobe de 6,3 milhões para 7,3 milhões o número de paulistas que serão imunizados em 53 municípios do Estado, incluindo a capital.

O intuito da campanha é evitar a expansão da enfermidade em locais que até então não tinham recomendação para vacinação contra febre amarela.

Se a levou a uma clínica privada seis dias depois, como a febre e o desconforto não melhoravam. Lá, os médicos diagnosticaram falência hepática, um quadro que mata a maioria dos pacientes contagiados.São Paulo, Bahia e Rio estão no alvo de uma campanha emergencial de vacinação do Ministério da Saúde para conter a progressão da febre amarela em áreas que até então não tinham recomendação para imunização contra a enfermidade. Nos três Estados, a meta vai ser a de alcançar 19,7 milhões de pessoas.

Na quinta-feira 28 de dezembro se o projeto for sancionado, escolas da rede pública e estabelecimentos que forneciam refeições aos órgãos públicos ficavam proibidos de fornecer carnes e derivados às segundas-feiras.

Para isso, a ideia é usar doses fracionadas da vacina, feitas com 1/5 da dose norma.

Na sua vez, as notícias do surto recente e o pânico da população provocaram uma explosão na procura pela vacina. Especialmente porque muitas pessoas não têm comprovação de que já haviam sido imunizadas, segundo Juarez Cunha.

DATAS NOS ESTADOS

A campanha deve ocorrer por 15 dias, com datas diferentes em cada Estado. O fase mais curto acontece como estratégia para concentrar a vacinação.

Em São Paulo, a mobilização deve acontecer entre 3 e 24 de fevereiro. A Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, já havia anunciado no fim de semana que pretende estender a vacinação para todo o Estado até o fim deste ano.

Segundo o coordenador de controle de enfermidades, Marcos Boulos, a campanha que começa em fevereiro tem que focar nas áreas de maior risco, onde não havia recomendação de vacina e há agora ocorrência de epizootias –nome técnico dado à morte de macacos por febre amarela, o que imencionaa presença na região de mosquitos que transmitem o vírus .

Mas a volta do vírus para as grandes metrópoles é a principal preocupação para os experts e para o governo, segundo o pediatra e expert em vacinas Juarez Cunha, um dos diretores da Sociedade Brasileira de Imunizações .

Em seguida, a vacinação deve acontecer em outros pontos. A previsão é que habitantes da capital paulista, por exemplo, sejam vacinados até o fim do ano.

É bom recordar que quem vai viajar precisa se vacinar. Os casos todos de SP foram de viajantes que moram na capital paulista mas foram para Mairiporã.

No Rio de Janeiro, a campanha está marcada para acontecer entre 19 de fevereiro e 9 de março, em 15 municípios, incluindo a capital. A previsão é vacinar até 10 milhões de pessoas.

O maior número acontece devido à baixa cobertura vacinal no Estado, que pretendia ter toda a população imunizada até o fim de 2017. O índice de cobertura, no entanto, ainda é de 40%.

Já a Bahia vai ter vacinação entre 19 de fevereiro e 9 de março em oito cidades, incluindo Salvador.

O Distrito Federal, embora tenha registrado casos da enfermidade, não vai fazer parte da campanha por já estar dentro da área recomendada para vacinação no país.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Mexico

Cities: Sao Paulo, Salvador, Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>SP receberá mais 1 milhão de doses de vacina contra febre amarela
>>>>>6 perguntas sobre o avanço da febre amarela e a vacinação contra a doença – (BBCBrasil-pt)
>>>>>Os gargalos da febre amarela – January 10, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Após mortes, vacina de febre amarela é ampliada para todo o Estado de SP – January 06, 2018 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Campanha de vacinação contra febre amarela começa em fevereiro no Rio – January 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Campanha contra febre amarela irá vacinar 19 milhões em SP, RJ e BA – (FolhaGeneric)
>>>>>Após vacinação contra febre amarela, SP reabre Horto e outros dois parques – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 vacinação 0 0 NONE 5 vacinação: 4, a vacinação: 1
2 febre 0 240 NONE 4 febre amarela: 2, a febre: 1, a febre amarela: 1
3 campanha 0 0 NONE 3 a campanha: 3
4 capital 0 0 NONE 3 a capital paulista: 1, a capital: 2
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 Paulo Bahia e Rio 0 80 PERSON 2 Paulo Bahia e Rio: 1, (tacit) eles/elas (referent: Paulo Bahia e Rio): 1
7 Juarez Cunha 120 0 PERSON 2 Juarez_Cunha: 2
8 Bahia 0 0 PLACE 2 a Bahia: 1, Bahia: 1
9 Rio 0 0 PERSON 2 o Rio: 1, Rio: 1
10 São_Paulo 0 0 PLACE 2 São_Paulo: 2